Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Bem-Vindos ao Deserto do Atacama!

02.05.2018

"O que esperar de um grupo com dez mulheres e um homem, indo pro Atacama sem se conhecerem, acampando no meio do deserto, subindo vulcão, saindo a todo instante de sua zona de conforto, entre muitas outras coisas? 

Conexão! 

Sabe quando você vai a uma viagem e está com uma expectativa, e quando você chega, de repente tudo muda, e as expectativas foram mais que alcançadas?! "

 

 

 

 

Que o Chile é um país incrivelmente belo, todos nós já sabemos. Mas para afirmar ainda mais, o país foi eleito pelo Lonely Planet como um destino imperdível para visitar em 2018. E não é pra menos né?! (: Além da capital Santiago, há muitos outros lugares maravilhosos para conhecer por lá, e um deles é o Deserto do Atacama. 

 

As aventuras pelos cenários inóspitos do Deserto do Atacama já começam da janelinha do avião. E já deixo uma dica aqui, ao embarcar neste voo, de Santiago para Calama, sente-se na janela do lado direito do avião e apenas aprecie a vista! 

Atravessar a Cordilheira dos Andes é algo indescritível. Os picos, os contrastes, a neve, e aos poucos a paisagem muda para uma cor cobre infinita, com lagunas de um verde sem igual, e estradas que cortam e levam à outros paraísos pelo deserto. 

 

Chegar no aeroporto de Calama - cerca de 1.750km de Santiago, foi um sonho realizado. Poder observar aquele mini aeroporto, com seus vitrais e todo o deserto ao redor, e o percurso de Calama até San Pedro de Atacama, foi um momento de agradecer. O tempo de voo saindo de Santiago para Calama é de mais ou menos 2 horas, e do transfer do aeroporto para San Pedro, é de 1h30 minutos (101 km), custando em torno de 10.000 pesos chilenos cada trecho. Fora o tempo de voo de sua cidade até Santiago, pois normalmente, não há voos diretos de São Paulo, por exemplo, para Calama. APROVEITE PARA: Conhecer Santiago, uma cidade belíssima e que tem muito a ser explorada, e se tiver tempo por lá, vá a uma casa de câmbio para trocar moedas - na Rua Agustinas há várias opções. 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

 

Chegando em San Pedro, deixe o primeiro dia para absorver tudo que a cidade tem a lhe mostrar. Ande por ali sem pretensão de nada, apenas observando, sem julgamentos, só prestando atenção e estando presente. DICA: Aproveite para passear por todas as lojinhas e mercados para fazer as comprinhas de presentes, porque depois normalmente a programação da viagem fica cansativa, e você terá mais tempo disponível para descansar. 

 

San Pedro de Atacama está a 2.400 metros de altitude do nível do mar, e é uma pequena comuna localizada em El Loa, na região de Antofagasta, no Chile. A Caracoles é a principal rua, com muitas lojas, restaurantes, agências de turismo, casas de câmbio, farmácia e toda a infraestrutura que você irá precisar em sua viagem. 

 

Ali próximo, está a Iglesia San Pedro de Atacama construída em 1745, toda feita em adobe e pedras. Praticamente em frente está a Plaza de San Pedro de Atacama, onde há wifi grátis (mas é difícil pegar rs), bares, restaurantes e bancos para relaxar em meio ao deserto.

 

Bem próximo, está a Feira de Artesanato de San Pedro do Atacama, e é lá onde você poderá encontrar as melhores lembrancinhas para a família e amigos. Tem de tudo, bolsas, echarpes, luvas, imãs de geladeira, blusas, e tudo feito com aquelas cores, estampas maravilhosas e super coloridas do Chile. Mas já alerto aqui, algumas coisas são um pouco caras, e não é um destino para quem deseja comprar, porque normalmente o foco, são os passeios pelo deserto.

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Bagagem: Saiba como arrumar a sua e viajar leve!

Glamping: Já Pensou em ter a Experiência de Acampar com Conforto?

Saiba como Economizar em suas Viagens em 2018!

 

 

 

APROVEITE PARA: Trocar moeda - caso não tenha trocado em Santiago, na casa ao lado da Farmácia Cruz Verde, que sempre tem o melhor câmbio. Troquei 1 real a 187 pesos. Se você passar por Santiago, opte por trocar lá, pois a cotação tende a ser melhor. E para calcular e não se perder com os números, e descobrir os valores em reais, basta pegar o valor em pesos do produto que deseja saber o valor em reais, e dividir pelo valor da cotação que você pagou de um real. Ex.: 10.000 pesos uma bolsa / 187 pesos (câmbio de 1 real no dia da troca) = mais ou menos a 53,00 reais. 

 

O que não falta na cidade são opções de restaurantes, o La Estaka e o La Casona, são bem chiques com pratos requintados, ótimas opções para experimentar a culinária local atacameña, e para uma ocasião especial.

Já o La pica del Indio e o Aura Andina, possuem uma culinária típica mais caseira com ótimo custo benefício. O Barros Café oferece cafés, sanduíches e pratos leves. E o Café Esquina, que tem as melhores empanadas da cidade, são enormes e dá para dividir. SE EU FOSSE VOCÊ: Pediria a empanada vegetariana e a napolitana, são as melhores. 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

Para "cair na night", pois há leis no povoado que restringem muito a vida noturna, como por exemplo, não poder beber na rua (e isso é em todo o Chile), não poder ficar bêbado nos bares, não é permitido fazer festas nas casas, e é proibido dançar nos bares. Mas claro que sempre há exceções como o Lola, que é um restaurante, com karaokê gay, bar e pista de dança, e também o ChelaCabur, que é o único boteco de San Pedro onde você poderá beber algo, sem comer nada, mas eles ficam abertos até no máximo 2h da manhã. Sem falar nas festas clandestinas proibidas, que ocorrem todos os finais de semana do verão, no meio do deserto.

 

O Deserto do Atacama é um oásis dos mochileiros, todos tem o sonho de iniciar sua viagem ali, ou finaliza-lá, e por isso, essas leis foram criadas para não desviar o foco do lugar, para um destino de festas e baladas.

Realmente o deserto requer todo um ritual e preparo para estar lá, e fazer todos os passeios, como por exemplo, beber muita água para evitar o mal de altitude, acordar cedo para fazer os passeios que na maioria das vezes são de difícil acesso, evitar as bebidas e se alimentar bem, pois San Pedro de Atacama já está em uma altitude considerada alta, e nunca sabemos como nosso corpo irá reagir nessas condições. É um destino para quem está focado em conhecer as paisagens, culturas, tradições, se aventurar.

 

Ao levantar cedo para os passeios, talvez você nem repare, mas no meio do caminho as plantinhas amarelas rasteiras no chão, são indicativos de altitude em torno de 4.000 metros ou mais. Então, tome muita água nos períodos de subida e descida para San Pedro, porque são os principais momentos em que as pessoas passam mal, com dores de cabeça, enjoos, tontura e mal estar. Os locais que são visitados, são completamente into the wild - na natureza selvagem, e não há banheiros como esses que conhecemos rs há apenas o banheiro inca, que é no meio do deserto mesmo.

 

Lembre-se que quando ver essas plantinhas no meio do deserto, com certeza você estará chegando em mais um lugar incrível do Deserto do Atacama, e isso não tem preço, nem palavras que expliquem a sensação de estar nesses lugares, muitas vezes um misto de emoção maravilhosa, com dores, e muuito frio! Mas eu só posso te dizer uma coisa: VALE MUITO A PENA!

 

 

 

 

Abaixo deixo os posts que já saíram sobre o Chile. Aproveite para viajar e se inspirar mais ainda: 

 

Vulcão Lascar: Como subir o Vulcão mais Ativo do Deserto do Atacama!

 

Checklist: Como fazer a sua mala para o Atacama

 

Deserto do Atacama: os Gêisers, o Trekking de Guatin e as Termas de Puritama!

 

 

E fique de olho, cadastre seu e-mail para receber a nossa newsletter, porque em breve terão mais posts sobre os passeios no Deserto do Atacama. (:

 

 

UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR:

 

Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (Santiago - SCL):

End.: Aviador David Fuentes, Pudahuel, Región Metropolitana, Chile

Tel.: +56 2 2690 1752

 

Aeroporto Internacional El Loa (Calama - CJC):

End.: Aeropuerto El Loa - Local 6, Calama, Región de Antofagasta, Chile

 

Iglesia San Pedro de Atacama:

End.: Caracoles 362, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

 

Feira de Artesanato de San Pedro de Atacama:

End.: San Pedro de Atacama, Antofagasta, Chile

Funcionamento: aberto todos os dias das 10h às 21h. 

 

La Estaka:

End.: Tocopilla 418, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

Funcionamento: aberto de terça a domingo, das 09h a meia noite. Segunda é fechado. 

 

La Casona:

End.: Caracoles, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

Funcionamento: aberto todos os dias das 12h30 às 00h30. 

 

La pica del Indio:

End.: Tocopilla 418, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

Funcionamento: aberto de quinta a terça das 12h às 15h e das 18h45 às 22h. Fechado as quartas. 

 

Aura Andina:

End.: Caracoles 169, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

 

Barros Café:

End.: Tocopilla 418, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

Funcionamento: aberto todos os dias das 08h30 às 23h. 

 

Café Esquina

End.: Caracoles 140, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

 

Lola:

End.: Toconao 441, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

Funcionamento: aberto todos os dias das 19h às 01h.

 

ChelaCabur:

End.: Caracoles 212, San Pedro de Atacama, Región de Antofagasta, Chile

Funcionamento: aberto todos os dias das 12h às 01h. 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload