top of page

Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

TOP LIST: 46 lugares gratuitos para visitar no Rio de Janeiro!

Fernando Sabino bem definiu:

“Carioca, como se sabe, é um estado de espírito:

o de alguém que, tendo nascido em qualquer parte do Brasil (ou do mundo) mora no Rio de Janeiro

e enche de vida as ruas da cidade.”

(para você se inspirar ao ler este post, e tornar sua experiência ainda mais sensorial,

escute a nossa playlist carioca CLICANDO AQUI)


ADQUIRA NOSSO ROTEIRO BÁSICO DE 07 DIAS PELA CIDADE MARAVILHOSA, CLICANDO AQUI!



O Rio é uma cidade totalmente outdoor!

Sempre as pessoas estão fora, conversando, caminhando, aproveitando o pôr do sol ou a praia para colocarem as news em dia e vivenciar algo novo.


A forma como a cidade se comporta é diferente das outras, não sei se você já percebeu mas ela tem um caos mais tranquilo do que São Paulo, por exemplo, e tudo isso leva as pessoas a também se comportarem de formas diferentes quando a visitam.


Separamos aqui alguns lugares super interessantes de serem visitados, e que possuem entrada gratuita, para aproveitar a cidade maravilhosa. Veja:



PARQUE PENHASCO DOIS IRMÃOS:

Localizado no Leblon, de seus mirantes é possível avistar a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema. São quatro mirantes ao todo e, além disso, há brinquedos, quadras poliesportivas, jardins e as esculturas, em aço desenhadas por Oscar Niemeyer. No parque tem também uma trilha de 1,5km de extensão que leva até o sopé do morro Irmão Menor, próximo ao Morro dois Irmãos.

Entrada: gratuita


CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil):

Assim como o Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo, no do Rio há diversas exposições, apresentações de danças, peças, cinema e espetáculos. E além de toda a programação, o prédio possui uma arquitetura bem particular, de 1906.

Entrada: gratuita para as exposições.



VISTA CHINESA:

Mirante com arquitetura chinesa que fica localizado no bairro do Alto da Boa Vista. Além da vista surpreendente, está dentro da Floresta da Tijuca, e foi construído pelos imigrantes japoneses que vieram da colônia portuguesa no século XIX.

Entrada: gratuita



VEJA TAMBÉM:

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

Arraial do Cabo: O que ver e fazer no Caribe Carioca em 48h

Um dia pela Ilha do Japonês e Praia das Conchas em Cabo Frio



CAIXA CULTURAL:

Com o intuito de difundir a cultura brasileira, o Caixa Cultural possui programações temporárias, com exposições, mostras de fotografias, e muito mais.

Entrada: gratuita



PISTA CLAUDIO COUTINHO:

A pista Claudio Coutinho fica localizada na Praia Vermelha, ao lado do Pão de Açúcar. Ali é possível caminhar e ter belas vistas da praia, além de poder tomar um banho de mar. A região onde está localizada, no bairro da Urca, é uma área militar, super arborizada e gostosa de passear.

Entrada: gratuita



ADQUIRA NOSSO ROTEIRO BÁSICO DE 07 DIAS PELA CIDADE MARAVILHOSA, CLICANDO AQUI!



FORTE DE COPACABANA:

Um dos locais mais gostosos para visitar ao final da tarde, e logo seguir para o pôr do sol no Arpoador.

O Forte foi construído no início do século XX para proteger a cidade de possíveis invasores, mas atualmente funciona como um espaço cultural, com museu, exposições, atividades culturais, além da fortificação em si.

Entrada: gratuita as terças


PARQUE LAGE:

O Parque Lage está localizado próximo ao Jardim Botânico, além da natureza esplendida na região, o parque tem uma escola de artes, um café e arquitetura incrível para ser apreciada em sua visita. Junto com o Jardim Botânico, é um dos lugares que são mais escolhidos por noivas e grávidas para tirar belas fotos.

Entrada: gratuita



MUSEU DO AMANHÃ:

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferenciado, que integra ideias, inshigts e perguntas sobre as grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro.

Entrada: gratuita as terças



MURETA DA URCA:

Nas tardes de verão com pores do sol perfeito, a pedida é ir para a Mureta da Urca. Dali é possível ter uma bela vista da baía, dos morros e do Cristo. Além disso, você pode visitar os barzinhos ali próximo, comer um petisco, beber algum drink e simplesmente curtir a vista.

Gratuito



MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES - CENTRO CULTURAL OI FUTURO:

Museu super interativo que permite uma viagem pelo mundo das telecomunicações conectando o passado, o presente e projetando o futuro.

Entrada: gratuita todos os dias



ARPOADOR:

Assim como a Mureta da Urca, a Pedra do Arpoador e o Parque Garota de Ipanema, são lugares perfeitos para ir passar o final da tarde, curtir o entardecer e tomar uma água de coco no verão. Aproveite para sentar, relaxar e curtir a cidade maravilhosa em sua melhor versão.

Gratuito



MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR):

O Museu de Arte do Rio traz uma visão panorâmica da história da região portuária e da Pequena África, integrando dimensões históricas e contemporâneas.

Entrada: gratuita as terças



ARCOS DA LAPA:

Além de bela obra arquitetônica, ali nos Arcos da Lapa rolam belas tardes e noites de conversas, risadas e trocas com os amigos, sendo um dos lugares mais boêmios da cidade do Rio de Janeiro.

Gratuito



BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO: Inaugurada em 1910, com arquitetura imponente, escadarias e ornamentação elegantes, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é um ótimo local para conhecer mais sobre a história do estado. Lá é oferecida uma visita guiada e gratuita onde são passadas informações históricas sobre a Biblioteca, seus acervos, coleções e principais obras, transformando a visita num roteiro cultural.

Entrada: gratuita todos os dias.



ESCADARIA SELARÓN:

Localizada bem próxima aos Arcos da Lapa, a Escadaria Selarón além de render belas fotos, é uma incrível obra arquitetônica do artista chileno Jorge Selarón, que dedicou a obra como uma homenagem ao povo brasileiro. DICA: visite logo pela manhã, para evitar o local lotado.

Gratuito



MOSTEIRO DE SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO:

Fundado em 1590 o Mosteiro de São Bento, feito de taipa de mão, reconta a história do Rio de Janeiro e principalmente do Brasil, observando todos os detalhes arquitetônicos, é possível perceber o tanto de histórias vividas ali.

Entrada: gratuita todos os dias. Missa domingo as 10h.


JOATINGA:

A Praia da Joatinga é um outro lugar pouco procurado por quem visita a cidade do Rio de Janeiro. Mais afastado do centro tradicional da cidade, é acessível de ônibus, pela estrada do Joá, depois de São Conrado. Lá a entrada é feita por um condomínio fechado, há um estacionamento com poucas vagas (por isso, vá cedo), e depois é só descer pelas escadarias e aproveitar a praia. Vale lembrar que é uma praia com ondas fortes, muito procurada por surfistas.

Gratuito



CENTRO DE REFERÊNCIA DO ARTESANATO BRASILEIRO:

O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro possui três andares com amplas áreas de exposições, loja, midiateca, oficinas, auditório, espaços multiuso, café e restaurante.

Entrada: gratuita



GRUMARI:

Outra praia que tem meu coração! Grumari é uma das últimas praias do litoral da cidade do Rio de Janeiro, fica antes da Prainha e para chegar lá você vai passar por belas vistas, só o passeio já vale a pena.

Além disso, a praia é bem extensa, com pontos onde há ondas fortes, e no canto direito há uma área mais tranquila com restaurantes pé na areia, onde eles assam peixe pescado praticamente na hora.

Gratuito



INSTITUTO MOREIRA SALLES:

Além de uma bela arquitetura, com direito à piscina e vista pro Morro Dois Irmãos, o Instituto Moreira Salles, sempre tem exposições, espaços para estudos, cursos, cinema e muito mais.

Entrada: gratuita para o centro cultural e exposições.



ADQUIRA NOSSO ROTEIRO BÁSICO DE 07 DIAS PELA CIDADE MARAVILHOSA, CLICANDO AQUI!



PARQUE DAS CATACUMBAS:

Localizado bem próximo a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque das Catacumbas possui trilhas em meio à natureza, e belos mirantes com vista para a Lagoa, para o Cristo Redentor e a praia do Leblon.

Entrada: gratuita.



PAÇO IMPERIAL:

Monumento histórico que foi residência do governador no século XVIII, e atualmente funciona como um espaço multicultural, com música, cursos, seminários, artes visuais e cênicas, além de lojas e restaurantes.

Entrada: gratuita.


PARQUE DAS RUÍNAS:

Localizado pelas ladeiras de Santa Tereza, com vista para a baía, a arquitetura da casa principal do Parque das Ruínas é incrivelmente bela. Além da casa principal, com algumas obras e exposições, há espaços com bancos e vista para a cidade maravilhosa.

Entrada: gratuita.



MUSEU DA VIDA:

Com o intuito de integrar ciência, cultura e sociedade o Museu da Vida, funciona como espaço de lazer para a comunidade, com o objetivo de proporcionar a compreensão dos processos e progressos científicos e de seus impactos do cotidiano.

Entrada: gratuita todos os dias.



MIRANTE DONA MARTA:

Um dos mais procurados e famosos mirantes da cidade maravilhosa, o spot perfeito para os fotógrafos de plantão.

DICA: aproveite para visitar ao nascer do sol, e tirar belas fotos com uma linda vista.

Entrada: gratuita.



MUSEU CHÁCARA DO CÉU:

O museu Chácara do Céu foi a antiga residência de Castro Maya, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), e atualmente além de alguns cômodos com móveis originais, há também exposições fixas e temporárias.

Entrada: gratuita as quartas.



MIRANTE DO LEBLON:

Localizado bem próximo a Avenida Niemeyer, o Mirante do Leblon tem uma vista belíssima de toda a Praia do Leblon, Ipanema e Arpoador, além da bela vista para o Cristo Redentor. Ali você pode se sentar, tomar uma água de coco e apreciar a vista.

Gratuito.



MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS:

O Museu de Astronomia e Ciências Afins é uma unidade de pesquisa do governo que tem o propósito de promover conhecimento cientifico e tecnológico para a sociedade, oferecendo várias atividades gratuitas aos visitantes, como exposições, bibliotecas, palestras, filmes, oficinas, cursos, laboratórios, e até observação do céu em telescópio.

Entrada: gratuita todos os dias.



SAMBA DA PEDRA DO SAL:

Tombado como Patrimônio Cultural em 1984, o samba da pedra do sal as segundas-feira, é um programa imperdível para todo visitante, onde é possível reviver e sentir um pouco da cultura tradicional do samba, onde cantaram nomes como Pixinguinha e Heitor dos Prazeres.

Entrada: gratuita.



MORRO DA CONCEIÇÃO:

Área de incrível riqueza histórica, o Morro da Conceição em meio à revitalização da região da Praça Mauá, tornou-se uma ótima opção de roteiro fora da rota turística do Rio de Janeiro. É possível chegar tanto pelo Jardim Suspenso do Valongo, pela Pedra do Sal ou pelas ladeiras e escadarias da redondeza. Por lá você pode visitar museus, igrejas, palácios e ter uma vista incrível da Baía de Guanabara e do centro do Rio.

Entrada: gratuita.



MUSEU HISTÓRICO NACIONAL:

Antiga Fortaleza de Santiago e atualmente o Museu Histórico Nacional, é considerado o museu de história do país mais importante, reunindo um acervo de mais de 258 mil itens e uma área de mais de 9.000 metros quadrados entre exposições, galerias, bibliotecas, documentos e muito mais.

Entrada: gratuito aos domingos.