Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Deserto do Atacama: os Gêisers, o Trekking de Guatin e as Termas de Puritama!

12.09.2018

 Prepare-se, acorde cedo e vá rumo à um dos melhores passeios do Atacama.

O deserto mais árido do mundo é uma caixinha de surpresas, e não seria diferente ao visitar os Gêiseres, o Trekking de Guatin e as Termas de Puritama, passando por altas altitudes, muito frio, calor, caminhadas, banhos deliciosos e muito mais. 

 

 

SE EU FOSSE VOCÊ: Levaria um pouco de tudo na mochila! (: Você vai precisar de: blusas, calças e bota (porque nos Gêiseres faz muito frio), roupa de banho, protetor solar, protetor labial, óculos de sol, toalha e uma roupa seca para colocar após as Termas.

 

 

Como preparação - conforme já comentado em posts passados, na noite anterior vale tomar bastante água para evitar o mal de altitude, as dores de cabeça e enjoos, pois o primeiro atrativo visitado do dia, os famosos Gêiseres del Tatio estão à 4.320 metros de altitude e cerca de 80km de San Pedro de Atacama. 

 

DICA: É recomendável deixar este tour para os últimos dias de sua viagem, porque é quando o corpo já estará mais habituado a altitude. E no dia anterior ao passeio, também não é recomendado comer alimentos pesados, como carne, e ingerir bebidas alcoólicas. 

 

Além disso, as maiores atividades dos gêiseres são pela manhã, ou seja, tem que levantar bem cedinho para garantir o show da natureza. Por volta das 04h, as vans saem de San Pedro para chegar antes do amanhecer. O espetáculo reserva um lindo dia amanhecendo, em uma área remota no meio das montanhas, e vários poços que começam a expelir água, muito quente, a cerca de 80 graus. 

 

Isso acontece pelo contraste da temperatura da água dos gêiseres - 80 graus, junto com a baixa temperatura de fora, variando de 5 à -5 graus, e com a altitude, a água entra em ebulição, expelindo o vapor e jatos de água para fora. Sendo considerado o maior grupo de gêiser do hemisfério sul e o terceiro maior do mundo. Logo que o dia começa a esquentar, os gêiseres vão diminuindo as atividades e logo as agências começam a preparar um belo café da manhã, ali mesmo com vista privilegiada. 

 

Após o café, o próximo atrativo a ser visitado, é o Trekking de Quatin, mas antes, há uma paradinha no Povoado de Machuca, típico chileno, com moradores locais que vivem em casinhas feitas de adobe, com no máximo duas ruas, e muitas histórias para compartilhar. 

 

 

Logo, estará no início do trekking, que tem 07km, a 3.500 metros de altitude, percorrendo em duas horas. Ao longo do caminho, você verá a flora e fauna local, com cactos, capins e diferenciadas vegetações. A caminhada termina junto com a última piscina das Termas de Puritama, e ao longo do caminho, é possível ver o riacho cortando a trilha. E esse detalhe, modifica toda a paisagem local.

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Bem-Vindos ao Deserto do Atacama!

Vulcão Lascar: Como subir o Vulcão mais Ativo do Deserto do Atacama!

Glamping: Já Pensou em ter a Experiência de Acampar com Conforto?

08 dicas para Experienciar da melhor forma as suas Viagens!

 

 

Para quem gosta de trilhas, esse tour é uma ótima pedida! Porque ao reparar nos aspectos da natureza da região, é possível observar todas as diferenças de vegetação e biomas, comparado com as trilhas no Brasil, por exemplo. DICA: Apesar da altitude, aqui começa a dar um calorzinho, então vale levar o protetor solar (porque mesmo que pareça que o sol não está quente, ele queima). 

 

 

Após duas horas de caminhada de nível fácil, você chegará as Termas de Puritama, os famosos poços de águas termais e quentes do Deserto do Atacama. Como o corpo ainda está quente, para entrar será super tranquilo, mas a preguiça bate na hora de sair da água, ou de ir de uma piscina para a outra rs mas faz parte da aventura né. 

 

Nas Termas você terá tempo para relaxar bastante nos oito poços de águas quentes, que variam de 28º a 35º graus. O atrativo é perfeito para descansar após um trekking ou um tour mais puxado, e o local possui uma ótima infraestrutura com banheiros, vestiários e espaços com mesas para as agências organizarem seu almoço por ali.

 

 

Quase no final da tarde, após curtir muito, você retornará a San Pedro renovado! Com o corpo cansado, mas a mente flutuando e pedindo mais aventuras pelo deserto mais árido do mundo. Normalmente, as agências de viagens fazem esses três atrativos em um único dia, já incluindo ingressos, café da manhã e almoço.

 

 

A experiência de estar em lugares como este é inexplicável. Somente estando presente é possível sentir o que o local transmite, mas nada no mundo se compara a você ver um fenômeno raro como gêiseres expelindo água, fazer um trekking em pleno deserto e ver a natureza viva ao seu redor, e a relaxar em águas naturalmente quente. 

 

Você já foi para o Deserto do Atacama? Conheceu esses atrativos? 

O que achou? Deixe sua opinião aqui nos comentários! (:

 

 

  

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload