top of page

Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

O que é uma Experiência Turística para Você?

Você já teve uma experiência de viagem em que voltou transformado?

O turismo de experiência vai muito além do que: praia, sol e cerveja!

É, desculpa se logo no início já te desapontei, mas peço para você me acompanhar até o fim desta jornada por este post, porque gostaria de viajar sobre o assunto, e claro, vou adorar saber o que achou sobre tudo isso. (:

Nós, seres humanos, reles mortais, normalmente não sabemos expressar quando voltamos de uma viagem transformado. Voltar, lembrar, vivenciar cada momento na mente, sentir tudo novamente, mas sem saber dizer com palavras como foi aquilo para nós, de tão intenso que são os momentos vivenciados.


Isso acontece porque normalmente quando somos transformados em uma viagem, somos modificados em diversos níveis do nosso ser, emocionalmente, mentalmente, espiritualmente e fisicamente, isso não acontece somente no físico, que é a parte em que nós ficamos mais apegados.


Muitas vezes, uma pessoa conhece um lugar e só consegue compreender como foi tudo o que vivenciou, depois de meses que volta de viagem, porque quando a experiência está muito recente, é difícil compreender o quanto ela te modificou de diversas formas.


É isso que o turismo de experiência propõe: transformação.

E claro, dentro disso, outras milhares de coisas que uma viagem, um dia ou algumas horas podem proporcionar para uma pessoa.


O turismo de experiência é como se fosse uma fase mais avançada do turismo tradicional, onde normalmente quem já tem muitas experiências, começa a intencionar outros propósitos as suas viagens, focando em vivenciar mais intensamente as situações ao seu redor.


Também pode ser feito dentro de todas as áreas do turismo, como por exemplo, uma experiência religiosa, uma experiência de aventura, trazendo um carácter de exclusividade, vivenciando algo novo, e inclusive em locais que já conhecemos.


O que deve conter na experiência turística:

- estimular os seus sentidos;

- acessar os seus sentimentos;

- estimular a sua criatividade;

- interação entre morador e visitante;

- contato direto com o contexto social e cultural;

- gerar interatividade entre ambiente e pessoas;

- conter artefatos que o viajante leve pra casa, e que cria memórias afetivas;

- anfitrião tem que fazer a diferença na experiência;

- ter originalidade e autenticidade;

- exclusividade do acesso, não necessariamente financeiro.


Normalmente viajamos para fugir!

Nunca buscamos nada sobre o local, a cultura ou gastronomia.

Simplesmente vamos, com foco em descansar de um ano intenso de muito trabalho e cobranças.



VEJA TAMBÉM:

Quais são as suas Raízes?

O Pertencimento nas Culturas e Experiências Turísticas!

Empatia e Viagem: A Relação que pode Revolucionar o Mundo!

A viagem como forma de experienciar a nossa Ancestralidade!



Mas uma experiência de viagem pode ser muito mais do que isso. Pode te trazer conhecimentos, novas percepções de vida, aprendizados para lidar com situações difíceis, respostas para problemas e coisas que podem literalmente mudar quem você é e consequentemente como você pensa e age.


Tudo isso começa com: estar aberto às possibilidades - de aprendizado e conhecimento, ter interesse, ter intenção e alinhar as expectativas criadas com relação aquele momento.


A partir disso, você pode viajar da forma que desejar, e inclusive além do físico, porque você pode ver um filme que te traz conhecimentos incríveis sobre coisas que nem imaginou de uma cultura, e percebe que o mundo é realmente cheio de infinitas possibilidades.


Viajar fora do comum, com um olhar diferente para o lugar, abordando o turismo

e a experiência de formas diferenciadas, é a proposta de hoje para você.


É sutil e abstrato, mas basta você querer viajar dessa forma, para que sua viagem se torne completamente diferente, mesmo indo para locais iguais ou repetidos, porque cada experiência é única.

Viajar é realmente uma viagem, e ela não precisa ser somente física. É o seu mundo, e você pode criar e fazer suas regras.


Uma experiência turística para mim se inicia no momento em que eu começo a pesquisar sobre o local que eu vou.

Já coloco uma playlist que tenha a ver com o lugar, pesquiso mapas, filmes, livros de autores locais, e crio uma imersão para criar o tom que quero dar aquela viagem.

E por isso a importância também de ter um propósito para sua viagem, porque será ele que irá nortear para onde irá caminhar a sua experiência, com as pesquisas e o que vai focar em conhecer no local.


Turismo de Experiência é: - deixar um pouco de si, e pegar um pouco do outro; - voltar transformado em todos os níveis (físico, mental, emocional e espiritual); - voltar com novas percepções; - relacionado ao Slow Travel - viajar sem pressa; - normalmente para quem já tem uma certa bagagem de viagens e busca viagens mais profundas; - viajante tem participação ativa na experiência; - denomina um caráter de exclusividade; - algo que o turista não consegue fazer sozinho.


O turismo enxergado como um fenômeno é um campo aberto de infinitas possibilidades, que nos permite vivenciar tudo o que a mente conseguir imaginar. E eu espero ter conseguido te mostrar um pouco do que esse mundo imenso pode te proporcionar. Busque, questione, traga novas percepções para que sua experiência de viagem seja cheia de novas experiências também, e depois me conta como foi. (:



E me conta aqui...

Você já teve uma experiência de viagem em que voltou transformado?



SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

bottom of page