Roma, na Itália pelo olhar da Ingrid do Blog Em Roma!
A entrevista do mês da Série BRASILEIROS PELO MUNDO, que tem o intuito de trazer mais dicas, conhecimentos e compartilhar experiências com os leitores do blog, será por uma cidade encantadora da Itália. Roma impressiona com sua história milenar, coleções de arte inigualáveis, bairros com ar de vilarejos, e a Ingrid vai mostrar todos os cantos que ela ama na cidade eterna.
Espero que gostem muito de conhecer um pouco mais sobre Roma, na Itália, pelos olhos da querida Ingrid do Blog Em Roma! (:
Em um breve resumo:
Qual local está morando? Há quanto tempo? E porque foi morar ai?
Moro em Roma desde 2006. Vim para a Itália para estudar e depois me mudei para Roma. Fui ficando por me sentir segura e por achar tudo diferente. Ao passar dos dias ficava cada vez mais curiosa sobre a sua história, arte, culinária.... Depois de alguns meses estava completamente apaixonada pela cidade!
UTILIZE NOSSOS PARCEIROS E AJUDE O BLOG A FICAR SEMPRE ATUALIZADO!
Defina este local em uma palavra: AmoR!

É um local bom para viver? Como foi a expectativa que tinha antes de chegar, e a realidade que encontrou?
Do meu ponto de vista Roma é um ótimo lugar para se viver. Eu não tinha tantas expectativas pois nunca sonhei morar aqui. Tudo aconteceu aos poucos sem muito planejamento do jeitinho que tinha que acontecer. Batalhei muito começando uma nova vida, escalando degraus, enfrentando diferenças culturais, quebrando muito a cara mas sempre tentando aprender com cada erro. De qualquer maneira a realidade que encontrei naquela época já não é mais a realidade de quem chega para morar em Roma nos dias de hoje. Com todas as informações tão acessíveis na internet e redes sociais, tudo fica mais fácil. Quando cheguei não tinha essa facilidade. Os sites tinham bichinhos que saltavam e lampejavam feito um desfile de carnaval e tinham pouquíssimo conteúdo. A conexão era discada!!! (Sim, isso existiu!!! haha) Tudo o que aprendi foi na prática ou conversando com outras pessoas.
QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?
SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS
O que mais te impressiona nessa cidade? E o que mais te marca?
O que me impressiona são seus monumentos e história! O que mais me marca é a sensação que tenho de estar dentro de um filme, com um carro bem antigo passando de fundo, a velhinha que passeia com o seu cãozinho, o senhor que passa com uma sacola de pão fresquinho que acabou de pegar na padaria, os vizinhos que me dizem buongiorno, o moço da pizzeria que te recebe dizendo ciao bella... Parece ou não um cenário de filme?
Como caracteriza os moradores locais dessa cidade?
Os moradores, no geral, são muito simpáticos.
VEJA TAMBÉM:
Havaí: O Paraíso das Ondas, nos EUA pelo olhar da Sabrina Maia
Toronto, no Canadá pelo olhar da Carolina Dantas
Orlando, nos EUA pelo olhar da Aline Soares!
Maryland, nos EUA pelo olhar da Raquel Aguiar
Como terminaria essa frase: “Não podem sair desse local sem...”
Comer uma bella carbonara, um caccio e peppe e se perder pelas vielas.

Conte-nos truques e dicas para economizar dinheiro nesta cidade.
Comprar uma garrafinha e abastecer de água das fontes que tem espalhadas pela cidade, comer a pizza al taglio, um suppli, um trapizzino e substituir ao menos um jantar pelo famoso aperitivo.
Quais são os pratos típicos que todos os visitantes devem provar dessa cidade? (pode ser petisco, prato ou algo exótico);
Carbonara, caccio e pepe e amatriciana, fiore di zucca, alcachofra alla romana ou alla giudia, suppli, puntarella e trapizzino
Para termos experiências gastronômicas locais, em botecos, lugares tradicionais, barzinhos e gastando pouco, onde poderíamos almoçar ou jantar? E o que pedir?
Almoçar ou jantar no Pastificio que tem pasta por 4 euros, provar um aperitivo servidos em diversos pubs e custa de 7 a 10 euros e um trapizzino de pollo alla cacciatora que custa 4 euros.
Indique um café e um museu nesta cidade.
Café de Sant'Eustachio e Musei Capitolini.
Uma decisão difícil é definir onde se hospedar – prezando lugares centrais, com fácil acesso a transportes públicos. Onde você indicaria para se hospedar nesta cidade?
Trastevere e regiões de Campo de Fiori e Piazza Navona. Ficando nessas localizações é possível fazer tudo a pé.
UTILIZE NOSSOS PARCEIROS E AJUDE O BLOG A FICAR SEMPRE ATUALIZADO!
Tem alguma dica ou sugestão para quem deseja fazer compras nesta cidade?
Via del Corso, Via Nazionale, Via Colla di Rienzo e mesmo a estação Termini.

Qual é o maior segredo desta cidade? (pode ser uma loja, um barzinho, um restaurante, um parque, uma galeria de arte, algo que seja mesmo “a tua cara”).
Já foi um segredo, hoje é mais popular, mas muita gente ainda não conhece o Giardino degli Aranci. De lá caminhe até a Piazza dei Cavalieri di Malta e olhe pelo buraco da fechadura de uma grande porta! é uma linda surpresa!
Qual é o local imperdível pra gente ir em uma sexta ou sábado à noite?
Trastevere.
Existe algum lugar da cidade que está fora do roteiro turístico, e você indicaria para conhecermos?
Bairro Eur, um bairro mais moderno, pouco visitado pelos turistas.
VEJA TAMBÉM:
Dublin, na Irlanda pelo olhar da Flávia Journey
Florença, pelo olhar da Denya Pandolfi do Blog Grazie a Te
Chiloé, no Chile pelo olhar da Camila do Blog O Melhor Mês do Ano
Ushuaia, o Fim do Mundo na Patagônia Argentina pelo olhar da Gabriela Bellini!
Existe algum lugar que quando você vai tem a sensação de estar em um lugar totalmente diferente daqueles do seu cotidiano?
Sim, quando saio fora do centro histórico. O resto da cidade fora do centro histórico é igual uma cidade grande comum: muito trânsito, construções mais modernas e shoppings.

O que da cultura local é forte? Que os locais dão bastante importância? (uma festa, ritual, esporte, que seja uma marca do local).
Eles realmente se importam com a comida. A comida tem que ser de qualidade e bem apresentada. Caminhar também faz parte da cultura européia em geral. Se sai um solzinho durante o inverno as ruas ficam cheias e durante todo o verão qualquer sorvete ou café são desculpas para dar uma volta e caminhar um pouco.
Existe alguma experiência especial que nós visitantes devemos fazer?
Se perder entre as vielas!
Em um domingo ensolarado, o que devemos fazer nessa cidade?
Ir ao parque e fazer um piquenique com os amigos, jogar bola e tomar sol. Eis aí uma coisa que os romanos fazem que não citei acima!
QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?
SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS
Há algum mercado local, a cara da cidade? E o que ele tem de especial para conhecermos?
Porta Portese é um mercado que acontece todos os domingos e lá se vende de tudo! Antiguidades, quinquilharias, roupas novas e usadas e comida. Outro lugar legal é o Mercato Centrale que fica na estação Termini. É uma grande praça de alimentação com muita comida deliciosa!

Conte-nos alguma música/cantor e livro/autor local que você se identifica, e porque escolheu eles?
Amo Ligabue pois ele escreve, compõe e canta grande parte de suas músicas.
VEJA TAMBÉM:
Charlotte, Carolina do Norte pelo olhar da Thalita Bueno
Vancouver, no Canadá pelo olhar da Caroline Andrade
São Francisco, nos EUA pelo olhar da Daffny Vieira, do Blog Abordo no Mundo!
Brisbane, na Austrália pelo olhar da Francileide Pesce!
Se estiver com saudades do Brasil, onde devemos ir para matar as saudades? (Pode ser um local, restaurantes, bar, galeria ou região).
Não sinto mais falta de comidas brasileiras, não costumo mais frequentar restaurantes que tenha comida brasileira! Mas essa é uma coisa que deveria descobrir para vocês!
Vamos tentar fazer um roteiro básico de 03 dias por essa cidade? Indique coisas que em sua opinião, são obrigatórias para ver, fazer e visitar.
1 dia para Coliseu, Palatino, Fórum Romano, Altar da Patria, Musei Capitolini e Teatro Marcello.
2 dia para o Vaticano, Museu do Vaticano e Castello Sant'Angelo
3 dia para Campo de Fiori, Piazza Navona, Panheon, Fontana di Trevi, Piazza di Spagna, Piazza del Popolo e Villa Borghese
UTILIZE NOSSOS PARCEIROS E AJUDE O BLOG A FICAR SEMPRE ATUALIZADO!
Do que você sente mais falta no Brasil?
Minha família.
E você gostou das dicas incríveis da Ingrid? :D Eu amei e já quero conhecer e explorar tudo por Roma!
Deixe sua opinião e comentário sobre o post aqui embaixo. Vou amar saber a tua opinião! (:
E fique de olho no Insta dela, sempre com dicas incríveis da Itália!
Resposta BAV: Ingrid, agradecemos de coração sua disponibilidade em participar da Série BRASILEIROS PELO MUNDO, que tem o intuito de trazer mais dicas aos leitores do Blog Alma Viajante. Esperamos em breve poder conhecer esses lindos lugares e admirar esse paraíso natural. Muito obrigada por participar e compartilhar as dicas! :D