Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Vancouver, no Canadá pelo olhar da Caroline Andrade

12.05.2017

A segunda entrevista da Série BRASILEIROS PELO MUNDO, que tem o intuito de trazer mais dicas e conhecimentos aos leitores do blog, será em um destino conhecido do Canadá, localizado na Província British Columbia, e como conta a Carol, é a “Combinação perfeita entre Mar, Montanha e Cidade! ”.

 

Aos olhos da querida Caroline Andrade, que morava em São Paulo, e viu em Vancouver aquela oportunidade de fazer o intercâmbio dos sonhos, para aprimorar o inglês, ter novas experiências e conhecer muitos lugares, ela irá nos mostrar um pouco do que descobriu no período em que esteve por lá.

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

Em um breve resumo: Qual local está morando? Há quanto tempo? E porque foi morar ai?

Morei por 1 ano em Vancouver. Cidade localizada na província British Columbia na costa oeste do Canadá. Sinceramente escolhi Vancouver porque estava com medo do inverno na costa leste. Foi minha primeira experiência na neve e não estava preparada para pegar um inverno de -20° C.

 

 

 

Defina este local em uma palavra:

Difícil definir Vancouver em uma palavra. Em uma frase, diria “Combinação perfeita entre Mar, Montanha e Cidade! ”

 

 

 

 

É um local bom para viver? Como foi a expectativa que tinha antes de chegar, e a realidade que encontrou?

 

Confesso que minhas expectativas eram bem altas baseado nos relatos que li em blogs, mas chegando lá vi uma realidade bem diferente. Como cheguei próximo ao verão a incidência de mendigos nas ruas eram grandes, muitos asiáticos! Vancouver sem dúvidas é um ótimo local para se morar, apesar do custo elevado, se você morar fora do centro encontra moradias com preço acessível e um transporte público que funciona. Os ônibus passam pontualmente em cada ponto. Além do ônibus a cidade possui o Skytrain que liga Vancouver a outras cidades próximas.

 

 

O que mais te impressiona nessa cidade? E o que mais te marcou?

 

O que mais me impressionou é a cultura de reciclagem que a população possui. Eles realmente reciclam TUDO. Nas ruas é possível encontrar lixeiras separadas em cada tipo de lixo e também todos os prédios em que morei possuía contêineres específicos para cada tipo de material.

 

Fazia reciclagem na minha casa de São Paulo, mais não tão seletiva quanto em Vancouver. O que mais me marcou foi o sistema de ciclovias. Sei que não é uma das melhores cidades com ciclovias do mundo, mas me ajudou muito no dia a dia. Minha locomoção na cidade era basicamente bicicleta e a pé. Confesso que minha bike foi minha melhor companheira, sendo para ir trabalhar quanto para passear pelos pontos turísticos da cidade.

 

 

Como caracteriza os moradores locais dessa cidade?

Um mix de tudo, pessoas de todos os lugares do mundo. Asiáticos, Indianos, Brasileiros, Australianos, Britânicos, Dominicanos, Mexicanos e por aí vai. Os Canadenses não moram no centro da cidade, geralmente moram em regiões próximas. São muito receptivos e educados!!

 

 

Como terminaria essa frase: “Não podem sair desse local sem....”

Alugar um carro e andar pela rodovia Sea to Sky. Está rodovia leva as regiões das montanhas e maravilhosas cidades próximas a Vancouver, como por exemplo, Bowen Island, Squamish, Whistler e Mount Currie.

 

Whistler é o queridinho de quem curte esquiar. Possui duas incríveis montanhas, com uma maravilhosa estrutura para a prática do esporte. Já Mount Currie é minha favorita. Lá visitei o Joffre Lakes Provincial Park. O parque possui três lagos cor de esmeralda. A visitação é feita através de uma trilha de 3h, com um cenário de tirar o fôlego.

 

 

Conte-nos truques e dicas para economizar dinheiro nesta cidade.

Usava muito o Groupon para conseguir descontos nos restaurantes e também ia sempre em horário de happy hour, geralmente das 3pm às 6pm. E sempre checar nos sites das atrações turísticas os dias e horários com desconto.

 

 

Quais são os pratos típicos que todos os visitantes devem provar dessa cidade? (pode ser petisco, prato ou algo exótico);

O prato típico que eles oferecem é o Poutine, feito com batatas fritas com o molho gravy, que é um molho de carne e no topo queijo. Existem vários restaurantes que oferecem o poutine com diferentes tipos de ingredientes. A base é a mesma (batata e molho grayv), mais por exemplo, adicionam bacon, cheddar, double cheese e por aí vai.

 

 

Para termos experiências gastronômicas locais, em botecos, lugares tradicionais, barzinhos e gastando pouco, onde poderíamos almoçar ou jantar? E o que pedir?

Eu super recomendo o Old Spaghetti Factory, é um restaurante italiano com comida boa e um preço justo. Além disso, indico também todos os restaurantes como The Capital, The Famous Warehouse, onde todo o cardápio de comidas é 5 dólares. Além do happy hour que sempre tem ofertas pela metade do preço.

No restaurante italiano amo o prato Chicken Alfredo with Mushroom and Mascarpone Cheese Ravioli e na The Capitol o Hamburger The Bacon and Cheese.

 

 

Indique um café e um museu nesta cidade.

Café sem dúvidas o Café Medina, amava ir para Brunch. Só tem uma coisa ruim, a fila de espera é muito grande. Quando não estava com paciência ia no café Cacth 122, com ambiente descontraído e é um ótimo café bistrô.

Já museu recomendo o Vancouver Art Gallery que sempre possui exposições interessantes e diferentes. O Museu também é marcado, pois a maioria dos protestos na cidade são realizados em frente ao museu.

 

 

Uma decisão difícil é definir onde se hospedar – prezando lugares centrais, com fácil acesso a transportes públicos. Onde você indicaria para se hospedar nesta cidade?

Eu recomendaria qualquer hotel próximo a Graville St, uma das principais ruas do centro da cidade. Por outro lado, conhecendo West End, ficaria hospedada lá, perto da principal praia do cento da cidade e também próximo ao parque, além de estar a 20 minutos a pé do centro. A cidade é pequena então qualquer lugar que você precise ir, possui transporte público.

 

 

Tem alguma dica ou sugestão para quem deseja fazer compras nesta cidade?

Visitava muito a loja chamada Value Village, é um brechó com vários tipos de roupas, acessórios e equipamentos para casa com ótimos preços. Em outras lojas se estiver na cidade durante feriados como Boxing Day, por exemplo, você pode encontra ótimas ofertas.

 

 

Qual é o maior segredo desta cidade? (pode ser uma loja, um barzinho, um restaurante, um parque, uma galeria de arte, algo que seja mesmo “a tua cara”).

Para mim são as ciclovias que circundam todo o centro da cidade. Eu amava andar de bike e encontrar vários lugares que parava para ler um livro e relaxar um pouco.

Uma cervejaria que amava ir era o Craft Beer. O restaurante/pub possui uma vasta opções de cervejas.

 

 

Qual é o local imperdível pra gente ir em uma sexta ou sábado à noite?

Pra mim o Blarney Stone, tanto sexta, quanto sábado é super legal!! Chegava umas 9pm que não precisa pagar para entrar e após as 11pm começavam uma banda que tocava músicas irlandesas e um mix de novas músicas. Além de ter cervejas maravilhosas. Também indico o Malone's.

 

 

 

Existe algum lugar da cidade que está fora do roteiro turístico, e você indicaria para conhecermos?

Próximos da cidade existem diversos parques preservados que você pode fazer trilhas e descobrir maravilhosas cachoeiras, por exemplo. Visitei uma trilha que leva a uma cachoeira chamada Crystal Falls, mais conhecida pelos moradores e é uma trilha de nível fácil de mais ou menos 2h.

 

 

Existe algum lugar que quando você vai tem a sensação de estar em um lugar totalmente diferente daqueles do seu cotidiano?

Sim, Gastown. O bairro parece que estou em uma cidade de época. Com suas ruas de paralelepípedo e luminárias antigas. Possui restaurantes com decorações diferentes e ótimos pubs.

 

 

O que da cultura local é forte? Que os locais dão bastante importância? (uma festa, ritual, esporte, uma marca do local).

A cultura Chinesa é bem forte. Como a maioria das cidades dos Estados Unidos, possui a famosa Chinatown, Vancouver também. E é lá que é comemorado o Ano novo Chinês. Você pode encontrar comidas, roupas, restaurantes, tudo é relacionado à cultura chinesa. Você irá encontrar até os moradores falando em Chinês.

 

 

Existe alguma experiência especial que nos visitantes devemos fazer?

Para mim foi muito especial passar o Canadá Day em Vancouver. A cidade inteira se prepara para o evento, todos saem na rua com cores vermelho e branco. Tem um desfile de carros alegóricos, agradecendo todas as nações que ajudam o Canadá a crescer e se tornar o país que é hoje.

 

 

Em um domingo ensolarado, o que devemos fazer nessa cidade?

Com certeza ir a Deep Cove. Lá você pode fazer uma trilha e admirar a paisagem de uma pedra. Além de poder praticar kayak e stand up paddle.

 

 

Existem projetos criativos ou partes revitalizadas da cidade pelo governo que nós devemos visitar? Quais?

Não sei dizer ao certo. Participei de uma celebração de nações que ocorre todo ano no verão. Os países convidados devem realizar uma bateria de 20 minutos de fogos de artifícios. Esse festival é para celebrar as luzes.

 

 

Há algum mercado local, a cara da cidade? E o que ele tem de especial para conhecermos?

Um dos mercados locais mais conhecidos em Vancouver é o da Granville Island. Lá você pode encontrar frutas diferentes da região e também de outros países, peixes frescos e o prato típico do pais, o poutine.

 

 

VEJA MAIS:

Charlotte, Carolina do Norte pelo olhar da Thalita Bueno

Viajar Sozinha? Saiba porque você deve ir e deixar os pré-conceitos de lado

31 Refúgios (pousadinhas, hotéis e resorts) para curtir o Nordeste com Sossego

 

 

Conte-nos alguma música/cantor e livro/autor local que você se identifica, e porque escolheu eles?

Já ouvia no Brasil, mas quando cheguei em Vancouver passei a escutar mais Drake. Trabalhava com uma canadense que amava ele, e todas as oportunidades que ela tinha de colocar uma música colocava Drake kkk. Sei que ele não é de Vancouver mais é do Canadá, está valendo né?? kkk

 

 

Se eu estiver com saudades do Brasil, onde devo ir para matar as saudades?

Definitivamente você deve visitar o Boteco Brasil! Uns 30 minutos do centro da cidade, oferece comida brasileira e guaraná, e dependendo do dia que você vai, ainda tem música ao vivo. Um autêntico boteco brasileiro.

 

 

Vamos tentar fazer um roteiro básico de 03 dias por essa cidade? Indique coisas que em sua opinião, são obrigatórias para ver, fazer e visitar.

Depende muito da época do ano para fazer um roteiro. Indicaria um roteiro básico de 3 dias assim:

 

 

1° dia – Centro e Stanley Parque

Café da manhã em uma das cafeterias espalhadas pela cidade para comer ovos mexidos, bacon e panquecas com maple syrup.

Neste dia alugaria uma bicicleta e andaria por toda a ciclovia. Começando no Canada Place e terminando na praia English Bay para ver o pôr do sol. Jantar no Spaghetti Factory.

 

2° dia – Grouse Mountain

Sairia cedo para a montanha chamada Grouse. Se for no inverno você pode esquiar e se for no verão você pode aproveitar as atividades que o complexo oferece, como hikking, tirolesa e paraglider. A montanha possui restaurantes e diversos pontos panorâmicos para tirar fotos ou simplesmente apreciar a paisagem.

 

3° dia – Lynn Canion Park

Mais um dia para apreciar as belezas da região. O parque possui uma ponte suspensa e também cachoeiras. Possui 3 trilhas principais, além de contar com outras trilhas menos conhecidas.

Neste dia é bom levar lanches e sucos para aproveitar o dia inteiro. Se estiver sol ainda dá para se refrescar no rio. O complexo possui estacionamento e cafeteria.

 

 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

 

E você curtiu as dicas da Caroline? Então fique de olho no Instagram dela para ver as melhores dicas de Vancouver, no tempo em que ela esteve por lá.  

 

 

Resposta BAV: Agradecemos de coração sua disponibilidade em participar da Série BRASILEIROS PELO MUNDO, que tem o intuito de trazer mais dicas aos leitores do Blog Alma Viajante. Esperamos em breve poder visitar esses lindos lugares e sentir o que sentiu com essas experiências!! Amamos conhecer um pouco mais de onde estava fazendo intercâmbio, suas indicações incríveis, e desejamos toda a sorte na nova jornada no Brasil. (: 

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload