Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Lisboa: O paraíso dos Miradouros, em Portugal pelo olhar da Ju Gava!

24.04.2018

A entrevista do mês da Série BRASILEIROS PELO MUNDO, que tem o intuito de trazer mais dicas, conhecimentos e compartilhar experiências com os leitores do blog, será por uma cidade encantadora de Portugal.

 

"Visite Lisboa!

Ande pelas ruelas, veja beleza nas janelas antigas e tire fotos com azulejos.

Pegue carona com um bondinho, compre um vinho de dois euros, imite o sotaque português bué fixe e se apaixone pelo pôr do sol de um miradouro. 

Dê uma pausa para esse pôr do sol. 

Vá a casa de banho, tome seu pequeno almoço e explique que brasileiro e português são a mesma língua. Leia sobre Fernando Pessoa, Camões, Vasco da Gama, Pedros, Joãos e até sobre o tal do Eusébio do Benfica.

Peça um pastel de Belém e coma um pastel de natas, tome uma cerveja no bairro alto, brinde com gin na pink street e coma um pastel de bacalhau para curar a ressaca.

Se encante pelo Rio Tejo e entenda o desejo de navegar e descobrir o Mundo.

Visite suas aulas de história, visite a cidade mais encantadora do mundo, visite Lisboa!"

 

 

 

 

Só pelo texto acima já dá pra se apaixonar né?! Espero que gostem muito de conhecer um pouco mais sobre Lisboa, pelos olhos da querida Ju Gava! E como ela mesma disse, visite Lisboa e boa leitura! (:

 

 

Em um breve resumo:

 

Qual local está morando? Moro em Lisboa, Portugal.

Há quanto tempo? Moro aqui há 1 ano e 5 meses.

E porque foi morar ai? Vim com a desculpa de fazer um mestrado, mas vim para cá atrás de qualidade de vida.

 

 

Defina este local em uma palavra: Miradouros.

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

É um local bom para viver? Como foi a expectativa que tinha antes de chegar, e a realidade que encontrou?

Lisboa é uma cidade romântica, histórica, pequena e conta como um dos maiores destinos das capitais europeias. O clima é ideal para um brasileiro não muito acostumado com o frio europeu, a língua portuguesa que ajuda na comunicação e o povo que alguns chamam de "bruto", mas eu prefiro o termo "direto", um povo muito educado e generoso, com jovens que consomem e admiram a cultura musical e popular brasileira. Um país muito conservador e muito diferente, economicamente falando, de uma cidade como São Paulo, por exemplo.

 

 

 

 

O que mais te impressiona nessa cidade? E o que mais te marca? 

O que eu mais gosto de morar em Lisboa é a minha liberdade como mulher. Aqui eu ando de metro a hora que for, sozinha, o tempo inteiro. Vou sem me preocupar para um lado e para o outro. Volto da faculdade meia noite e posso encontrar amigos ou passar em um bar para tomar uma cerveja antes de voltar pra casa no bairro alto, a pé, sem medo, com a liberdade que nunca tive antes na cidade que vivia no Brasil. Pra finalizar: é um mirante a cada esquina. Lisboa é conhecida como a cidade das sete colinas - cada canto um mirante para assistir um final de dia inesquecível.

 

 

Como terminaria essa frase: “Não podem sair desse local sem...” 

Comer pastel de nata ou provar as castanhas assadas vendida na rua no inverno.

 

 

VEJA TAMBÉM:

Havaí: O Paraíso das Ondas, nos EUA pelo olhar da Sabrina Maia

Toronto, no Canadá pelo olhar da Carolina Dantas

Orlando, nos EUA pelo olhar da Aline Soares!

Maryland, nos EUA pelo olhar da Raquel Aguiar

 

 

Conte-nos truques e dicas para economizar dinheiro nesta cidade.

Lisboa é uma cidade cheia de opção em conta. Come-se em regiões turísticas menus com entrada, prato, taça de vinho e sobremesa por menos de 10 euros. O ideal é antes de sentar em uma tasca, ver o preço das porções antes para não correr o risco de gastar muito, mas sempre haverá uma opção em conta na redondeza. Outra opção é se organizar para fazer tudo a pé. O transporte na cidade é muito fácil e tudo acaba sendo bem centralizado. Com planejamento, economiza-se muito com transporte :)

 

 

 

Quais são os pratos típicos que todos os visitantes devem provar dessa cidade? (pode ser petisco, prato ou algo exótico);

Polvo a legareiro, Bacalhau a brás, Pastel de nata, Bolinho de bacalhau e, meu favorito: queijo amanteigado de ovelha (pode ser o da zona do Azeitão).

 

 

 

 

Para termos experiências gastronômicas locais, em botecos, lugares tradicionais, barzinhos e gastando pouco, onde poderíamos almoçar ou jantar? E o que pedir?

Uma tasca: Taberna Portuguesa para tomar sangria da casa e pedir os pratos da tasca, no Bairro Alto. Um restaurante: O Tripeiro, fica no baixo chiado, na rua dos Correeiros - Ótimo lugar para pedir o polvo a legareiro, e se tiver companhia boa de garfo, vale pedir Almeijoas de entrada.

Também vale a pena ir atrás de algum restaurante mais local para comer um naco na pedra (para os loucos por carne vermelha, é prato local indicadíssimo. uma sugestão para o naco na pedra: Gravatas no Carnide, super tradicional.

 

Barzinho: beba uns copos durante o verão na beira do Rio, no quiosque do cais do Sodré porque vale a vista.

Também vale conhecer a vista do Park Bar e do TOPO da Martim Moniz.

O pôr do sol nesses lugares é imperdível, mas não deixe de visitar no final do dia o mirante Santa Catarina, conhecido como Adamastor, lá sempre tem musica ao vivo e muita gente jovem reunida.

Lisboa é a cidade que te convida a não parar. Esqueça a parada em casa para se arrumar, saia de casa com um sapato confortável porque aqui você não para. Tem sempre uma oportunidade na esquina do lado.

 

 

 

Uma decisão difícil é definir onde se hospedar – prezando lugares centrais, com fácil acesso a transportes públicos. Onde você indicaria para se hospedar nesta cidade?

Recomendo a região central para evitar gastos com transporte. O metro funciona até as 01am, então se quiser esticar um pouquinho a noite, estar pelo centro facilita. Chiado, Cais do Sodré, Principe Real, Mouraria ou Próximo à avenida Liberdade. Só tome cuidado se você tiver problema com subidas, algumas ruelas de Lisboa ficam em lugares altos. Pode ser um problema pra pessoas com dificuldade para andar a pé.

 

 

Tem alguma dica ou sugestão para quem deseja fazer compras nesta cidade?

Há um centro comercial que reúne diversas lojas e sempre com boas promoções: centro comercial Colombo. Fica na estação Colégio Militar, na linha azul. Fica aberto todo dia até 00. O supermercado do shopping é enorme e sempre tem produtos em promoção. Há também outlet, mas confesso que mesmo depois de um ano morando aqui, nunca fui até lá. As épocas de promoção compensam muito nas lojas.

 

 

Qual é o maior segredo desta cidade? (pode ser uma loja, um barzinho, um restaurante, um parque, uma galeria de arte, algo que seja mesmo “a tua cara”).

O final do dia é o momento mais lindo de Lisboa. Se organize para assistir o pôr do sol em algum lugar. É sempre imperdível. Eu recomendo o pôr do sol do adamastor de final de semana. Se for no auge do verão, leve uma garrafa de vinho verde e você vai entender porque eu escolhi morar aqui.

 

 

 

 

Qual é o local imperdível pra gente ir em uma sexta ou sábado à noite?

Comece a noite em alguma tasca, depois pode caminhar pelo bairro alto, chiado, termine no cais do Sodré e se quiser, emende uma casa noturna que começa a ferver em torno das 3am. Pros amantes do eletrônico: Lux Frágil com certeza uma das casas mais bonitas da cidade.

Também há música comercial e noite animada com a garotada jovem na Lust In Rio, ou um rock alternas no Jamaica. Também vale beber uns copos na Pensão do Amor, a casa simbolo da Pink Street, acho que todos os dias a casa está aberta para entrar, a hora que for.

 

 

VEJA TAMBÉM:

Dublin, na Irlanda pelo olhar da Flávia Journey!

Florença, pelo olhar da Denya Pandolfi do Blog Grazie a Te
Chiloé, no Chile pelo olhar da Camila do Blog O Melhor Mês do Ano
Ushuaia, o Fim do Mundo na Patagônia Argentina pelo olhar da Gabriela Bellini!

 

 

Existe algum lugar da cidade que está fora do roteiro turístico, e você indicaria para conhecermos?

Se tiver tempo, alugue um carro e vá conhecer a Serra da Arrábida, vale o bate volta com direito à uma paragem para comer choco frito em Setúbal. Um passeio específico e fora da zona turística, vai te apresentar uma beleza única e muito diferente do que esperam do turismo Lisboeta. Se for verão, leve toalha para um bom mergulho.

 

 

Existe algum lugar que quando você vai tem a sensação de estar em um lugar totalmente diferente daqueles do seu cotidiano?

Lisboa é cheia de opções que te tiram do cotidiano. Há o parque de Monsanto com churrasqueira e espaço para picnic, a beira do Rio na região do cais do Sodré, as vezes pegar o comboio até Belém ou até carcavelos (praia), ou o ônibus até a costa da Caparica te tiram da rotina do dia a dia. Se quiser algo perto, levar o livro e a canga para ler no Eduardo VII já melhora o dia.

 

 

 

O que da cultura local é forte? Que os locais dão bastante importância? (uma festa, ritual, esporte, que seja uma marca do local).

Há a festa dos santos populares em junho que dura aproximadamente uma semana. A festa lota as ruas do bairro da Mouraria, no pé do castelo, de barracas com muita música e comida típica na cidade. A fumaça da Sardinha domina nessa época.

 

 

Em um domingo ensolarado, o que devemos fazer nessa cidade? *

Aproveitar a vista da cidade em algum dos mirantes, com certeza. Também há muita praia na região. Um passeio para as praias de Sintra, com passagem ao Cabo da Roca vale a pena também. 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

Existem projetos criativos ou partes revitalizadas da cidade pelo governo que nós devemos visitar? Quais?

Há a zona do Parque das Nações que vale a visita.

 

 

Há algum mercado local, a cara da cidade? E o que ele tem de especial para conhecermos?

Gosto muito de indicar o Mercado da Ribeira. É um mercado gastronômico moderno que reúne vários nomes de restaurantes portugueses. Além de ter muita coisa gostosa, o lugar é super legal pra conhecer. O preço varia de 10-15 euros por pessoa por prato. É um pouco mais caro, mas vale a experiência gastronômica.

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Charlotte, Carolina do Norte pelo olhar da Thalita Bueno

Vancouver, no Canadá pelo olhar da Caroline Andrade

São Francisco, nos EUA pelo olhar da Daffny Vieira, do Blog Abordo no Mundo!

Brisbane, na Austrália pelo olhar da Francileide Pesce!

 

 

Se estiver com saudades do Brasil, onde devemos ir para matar as saudades? (Pode ser um local, restaurantes, bar, galeria ou região).

Há um samba imperdível que acontece de domingo no Titanic, uma casa de show no Cais do Sodré. A roda de samba tem uma energia linda demais e com certeza a batucada e a alegria calibram a saudade que a gente tem do nosso povo e da nossa terra.

 

 

 

 

Vamos tentar fazer um roteiro básico de 03 dias por essa cidade? Indique coisas que em sua opinião, são obrigatórias para ver, fazer e visitar. 

1 dia para conhecer a baixa a pé - andar pelo centro de Lisboa, passar pela Praça Camões, elevador de Santa Justa, Rua Augusta, Praça do comércio - aproveitar para provar o pastel de nata em alguma das pastelarias clássicas portuguesas.

1 dia vale ir à Belém visitar a Torre, conhecer o Mosteiro dos Jerónimos, Padrão dos descobrimentos e se der tempo, caminhar na beira do rio sentido a Ponte 25 de Abril.

Também vale a pena se tiver um dia livre conhecer Sintra, com certeza uma das preciosidades de Portugal. Há praias lindas também pela região.

 

 

Do que você sente mais falta no Brasil?

Das pessoas.

 

 

E você gostou das dicas incríveis da Ju? :D Eu amei e já quero conhecer e explorar tudo por Lisboa!

Deixe sua opinião e comentário sobre o post aqui embaixo. Vou amar saber a tua opinião! (:


E fique de olho no Insta dela, sempre com dicas incríveis de Portugal e Europa! 

 

 

Resposta BAV: Juu xará, agradecemos de coração sua disponibilidade em participar da Série BRASILEIROS PELO MUNDO, que tem o intuito de trazer mais dicas aos leitores do Blog Alma Viajante. Esperamos em breve poder conhecer esses lindos lugares e admirar esse paraíso natural e histórico. Muito obrigada por participar e compartilhar as dicas. Até breve! :D

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload