Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

10 Lugares próximos a São Paulo para aproveitar em um dia!

Em tempos pandêmicos, conseguir aproveitar um mínimo de passeios e lugares já é desafiador, mas podemos tentar buscar lugares próximos para ter um dia de relaxamento, felicidade e experiência diferente.

Abaixo listaremos 10 lugares próximos à São Paulo que são perfeitos para passar um dia. Veja:



ATIBAIA - 68km de São Paulo

Conhecida por ser a cidade do morango, e é onde acontecem as festas do morango e das flores, além disso, a cidade reserva lugares como a Fazenda Paraíso, com culinária caipira perfeita e ideal para aproveitar com a família e passar o dia todo em meio à natureza. Sem contar a Pedra Grande, local perfeito para ter uma visão incrível de todas as cidades próximas, e para quem gosta de aventura, ainda é possível realizar voos de parapente na Pedra Grande.




CAMINHOS DA SERRA DO MAR - 57km de São Paulo

Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o Caminhos do Mar tem o objetivo de oferecer atividades de visitação pública, recreação, educação ambiental e ecoturismo no trecho de Serra que compõe a Estrada Velha de Santos.

A caminhada se dá no asfalto com traçado sinuoso, em meio à Mata Atlântica de grande beleza cênica, além de um acervo histórico-cultural que marca períodos da história do desenvolvimento do Estado de São Paulo.


Esse acervo é representado pela Calçada do Lorena (1792), primeiro caminho pavimentado com rochas ligando o planalto ao litoral e pelo conjunto de oito monumentos históricos construídos em 1922, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil. Devido a grande riqueza natural e histórica, a área foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

São 9 km de descida passando pelos monumentos históricos e locais inesquecíveis que contemplam visão da Planície Litorânea, o maior Porto da América do Sul e seus meandros que compõem o sistema estuarino (manguezais) da Baixada Santista. O tempo estimado do tour é de 4 a 5 horas, com 9km.



ESTAÇÃO LUÍS CARLOS - Guararema - 87km de São Paulo

De arquitetura simples, a Estação apresenta as típicas fachadas das estações inglesas de características próprias do século XIX. A estação foi inaugurada em 1914 e tem esse nome em homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, que foi Servidor Público da Estrada de Ferro Central do Brasil.


As casas que rodeiam a Estação Luís Carlos começaram a ser construídas na década de 1920, e até hoje compõem um conjunto coeso, testemunhando esta história. A Estação de Luís Carlos foi toda restaurada, devolvendo-lhe as características arquitetônicas datadas de sua construção. Um passeio histórico-cultural para você voltar no tempo e sentir toda a emoção daquela que foi um dos grandes ícones da historia ferroviária do país.


CUNHA - 223km de São Paulo

Rodeada pelas montanhas da Serra do Mar e da Bocaina, Cunha arrebata os sentidos de seus visitantes com uma natureza privilegiada. Cachoeiras, paisagens deslumbrantes e trilhas que cortam a Mata Atlântica são cenários perfeitos para passeios românticos, de aventura ou com a família.


A cidade possui uma elaborada gastronomia, priorizando os produtos regionais como a truta, o pinhão, o cordeiro e o shiitake. Para os apreciadores de arte, a qualidade e a diversidade dos ateliês de cerâmica espalhados pela cidade cativam a todos. É um passeio imperdível!

Recentemente a região do Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande e Paraty, se tornaram Patrimônio Mundial pela UNESCO, por toda a sua representação e história com o Caminho do Ouro e suas belezas naturais.



MONTE VERDE - 165km de São Paulo

A queridinha do sul de Minas Gerais, não está localizada no estado de São Paulo, mas muitas pessoas da capital paulista saem no bate e volta para curtir os encantos da vila mais charmosa do sudeste do Brasil.


Monte Verde mostra seus encantos logo na chegada, com belas paisagens pela estrada. Além disso, conta com um centrinho turístico muito bem estruturado, com lojas de artesanatos, roupas, restaurantes, doces típicos, e diversos itens apropriado para esquentar no frio, como o chocolate quente.


SÃO ROQUE - 70km de São Paulo

Outra opção de cidade com clima de serra, que aquece os corações nos tempos de frio, e que também encanta à todos que visitam a região, São Roque tem a estrada do vinho, com diversas vinícolas para aproveitar o dia perfeitamente , descobrindo seus encantos e aproveitando da culinária. Além disso, o Ski Mountain Park proporciona aventura para todos de todas as idades.


PARANAPIACABA - 62km de São Paulo

Com um clima praticamente inglês, em plena região metropolitana de São Paulo na serra do mar, Paranapiacaba tem se tornado cada vez mais turística por toda sua importância histórica. Localizada no meio de um vale, onde o tempo muda rapidamente, a Vila Inglesa possui um clima diferente de todo o estado de São Paulo, e é a primeira coisa que percebemos ao chegar por lá.


Construída no meio de um vale - que pode estar completamente encoberto pelas nuvens, no caminho que era feito pelos índios para subir ao planalto, e atualmente onde estão as casas feitas em madeira com estilo arquitetônico inglês. Por conta do caminho íngreme e pela expansão da cultura do café na região do Vale do Paraíba, decidiram construir a estrada de ferro (Santos - Jundiaí) para ajudar em todo o processo.


A ferrovia foi inaugurada em 1867, e por conta dela que toda a vila foi construída com a arquitetura inglesa. Por isso, a UNESCO já indicou a Vila de Paranapiacaba para ganhar o título de Patrimônio da Humanidade, tanto por seu patrimônio natural, arquitetônico e principalmente por seu sistema funicular.



PIRACAIA E BOM JESUS DOS PERDÕES - 80km de São Paulo

A região de Piracaia e Bom Jesus dos Perdões reserva belas paisagens para serem desbravadas em passeios incríveis de carro, observando e apreciando a natureza local.

Ali em Bom Jesus dos Perdões está a Cachoeira do Barrocão, que é de fácil acesso, fica um pouco cheia, mas tem ótimas quedas para renovar as energias!



FAZENDA DO CHOCOLATE - 103km de São Paulo

A Fazenda do Chocolate está localizada em Itu e é um atrativos que encantam à todos na região da estrada dos romeiros, porque o local proporciona comida caipira, com música, lagos e diversos atrativos para crianças, como animais, a casa do índio e as lojinhas de artesanatos e produtos que são feitos localmente.


BOTUCATU - 239km de São Paulo

Conhecida por ser a cidade dos bons ares, Botucatu realmente encanta à todos que vão em busca de aventuras, paisagens de natureza, cachoeiras e muitas trilhas. A cidade também conta com locais agradáveis e que acaba encantando todos os visitantes.


E aí, qual desses lugares vai escolher para seu próximo final de semana? (:


SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO