Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Caminhos do Mar reconta o início da história de São Paulo!

A história da cidade de São Paulo se inicia com um famoso trajeto que ia do litoral ao planalto à cavalo, cheio de pedras, rochas, mata atlântica e muita natureza por todos os lados.



Atualmente essa história é um pouco preservada, e nos é contada através do Caminhos do Mar, dentro do Parque Estadual Serra do Mar, com uma caminhada que se dá no asfalto sinuoso, em meio à Mata Atlântica de grande beleza cênica, além de contar com um enorme acervo histórico-cultural que marca todo esse período da história do desenvolvimento do Estado de São Paulo.


O primeiro caminho pavimentado com rochas, é representado pela Calçada do Lorena (1792), ligando o planalto ao litoral e pelo conjunto de oito monumentos históricos construídos em 1922, em comemoração ao centenário da independência do Brasil. Devido a grande riqueza natural e histórica, a área foi declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.


Além deste, há pontos de paradas como o Pouso Paranapiacaba e Rancho da Maioridade, onde os aventureiros da época paravam para descansar e pernoitar da longa viagem à cavalo que estavam fazendo. Além destes, nos 09kms de caminhada, existem pontos onde é possível ter uma vista de todo o litoral local e de belas paisagens da região, demorando cerca de 04 horas para finalizar o percurso todo.


Para quem deseja visitar, o ideal é ir com um grupo, porque o local possui uma entrada diferente do ponto de saída, pois a entrada é em São Bernardo do Campo no alto da serra, e a saída é em Cubatão já no litoral, o que acaba facilitando ir com um grupo e motorista, onde ele irá esperar na saída.


Para quem deseja ir de carro, também é possível, mas terá que fazer a metade do percurso, e voltar para o ponto da entrada em São Bernardo do Campo, sendo descida na ida, e subida na volta.


Este é um passeio incrível que inclui natureza e muita história para conhecermos e explorarmos ainda mais cada um dos pontos do nosso Brasil.

E você, já fez esse tour? Conhece essa região de São Paulo? Sabia que existia uma caminhada pela serra do mar?

Conta aqui nos comentários (:

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO