• Juliana Santos

09 tipos de Experiências para você Vivenciar em sua Vida!


Limitar as viagens a apenas um ou dois tipos de experiências que se pode vivenciar, é o mesmo que dizer que viajar é ruim ou caro! Porque algo está te condicionando ou limitando a poucas possibilidades do que pode ser a sua experiência de viagem.

Cada experiência de viagem é única, porque nada vai acontecer exatamente igual a primeira vez, mesmo indo pro mesmo destino, ou destinos diferentes, até porque você como pessoa terá mudado, e vai perceber o mesmo lugar, de forma diferente.

Viajar é um dos melhores investimento que podemos fazer por nós mesmos, porque nos autoconhecemos, aprendemos a lidar com as diferenças e nos tornamos mais maleáveis com as circunstâncias da vida. E justamente por isso, quando conseguimos abrir as percepções da nossa mente, enxergamos as viagens de outras formas, e conseguimos trazer outras possibilidades de experiências, conforme as que vamos listar aqui abaixo, onde cada pessoa deveria experimentar para se tornar alguém melhor para si, com o outro e com o mundo:

VIAJAR SOZINHO

Estar em um lugar totalmente novo e sozinho é um dos melhores presentes que você pode dar a si mesmo. Se libertar do medo, das amarras da mente e simplesmente ir, mesmo com medo, que todos nós temos à todos os momentos. Aprender a lidar sozinho, consigo mesmo e seus demônios. Além do que nunca ficamos literalmente sozinhos, sempre interagimos, porque ficamos mais abertos, dispostos e atentos ao que está externo à nós. Estar só nos traz mais liberdade e confiança sobre quem somos e sobre nossas escolhas.

LEIA TAMBÉM: Viajar Sozinha? Saiba porque você deve ir e deixar os pré-conceitos de lado

INTERCÂMBIO

Fazer uma viagem de intercâmbio, sendo ela de curso de idioma, de curso de culinária, ou de aulas de arquitetura, por exemplo, é uma ótima oportunidade de ter uma experiência de viagem mais intensa, conhecendo lugares, pessoas, e ainda aprender algo novo. Normalmente viagens mais longas, tem a tendência de transformar mais intensamente as pessoas, pelo fato delas entrarem cada vez mais em contato com o outro, a sua cultura, os seus costumes e hábitos.

RETIRO/VIVÊNCIAS

As viagens de retiro ou vivências normalmente são mais curtos, de até uma ou duas semanas, mas que dentro da programação sempre tem atividades que nos fazem pensar, nos questionar e adquirir conhecimentos. Cada experiência de retiro pode ser voltada a um tema específico, como focando no silêncio, em meditações, na ancestralidade feminina, na cura de bloqueios do ego, sobre propósito e viagens, enfim, as possibilidades são infinitas, e o que muda são as experiências vivenciadas em grupo e compartilhadas com as pessoas ali presente, curando e acessando diversos problemas pessoais e ancestrais.

ROAD TRIP

Eu acho que amo viajar porque sempre lembro das roads trips que fazia em família de São Paulo até Recife, e essa memória afetiva é sempre muito boa e intensa. Durante três dias, pelas estradas desconhecidas do Brasil, mais de 2.500 kms rodados, passando por cidadezinhas que nem existem no mapa, vendo paisagens surpreendentes e conhecendo histórias incríveis. Tudo isso me marcou muito! E ainda bem rs

Uma viagem desta, além de ser super marcante - principalmente quando criança, faz com que a gente aprenda a lidar com imprevistos, com situações que talvez não gostamos tanto, e acaba nos tornando mais flexíveis e trazemos isso para o nosso dia a dia na cidade.

VOLUNTARIADO

Existem várias formas de ser voluntário durante as viagens, dentro de projetos sociais de animais, ajudando em ongs de crianças, em hostels e pousadas nas vagas disponíveis, e por ai vai. Cada experiência vai ter uma intensidade diferente de acordo com o intuito da sua viagem, dependendo dos anfitriões e das pessoas ao seu redor também.

Mas de uma forma geral, a experiência de voluntariado traz uma proximidade com os moradores locais, conectando e conhecendo melhor seus costumes, hábitos e tradições, onde você vai trocando experiências e histórias, e também vai agregando ao outro. Além de fazer amizades mais intensas e que muito provavelmente irão durar a vida toda.

VEJA TAMBÉM:

Como é a Experiência de Voluntariado pelo Worldpackers?

FAQ: Principais Dúvidas sobre Voluntariado ao Redor do Mundo

10 Dicas para se dar bem em seu Programa de Voluntariado!

07 Aprendizados de quem fez Voluntariado!

Você tem mais alguma dúvida sobre como funcionam as viagens de voluntariado?

Envie AQUI através do site da Worldpackers, que teremos muito prazer em ajudar (:

LUXO

"Luxo" aqui representaria algo bem amplo, até pelo fato de que, a representação de luxo pode ser diferente para você, da de outras pessoas. Mas seria no sentido de: viajar e ficar completamente tranquilo, sem se preocupar com nada, e isso pode acontecer em diversos locais, como por exemplo: em resorts por Punta Cana, em hotéis pé na areia em Porto Seguro, em um cruzeiro de sete dias com all inclusive, e por ai vai.

Essas viagens são um pouco parecidas com aquelas de fim de semana que fazemos com a família para a praia, mas a diferença é: você não tem nenhuma preocupação, com limpeza, com organização, com comida, com roupas, e se dar esse luxo uma vez na vida é uma das melhores coisas. São praticamente pequenos mimos onde você se presenteia e se permite não se preocupar com nada.

Tem coisa melhor do que acordar de madrugada no cruzeiro, ir até o restaurante aberto 24hs por dia e ter várias opções de coisas para comer?

AVENTURA

As viagens de aventura são as mais imprevisíveis. Onde muitas vezes colocamos uma expectativa bem alta, por não sabermos onde vamos, que locais iremos conhecer, onde iremos chegar, e isso acontece muito com destinos de natureza, com trilhas, trekkings e cachoeiras. Fazendo com que aumentemos a nossa expectativa para chegar logo ao final e ver a recompensa, como uma linda cachoeira ou um mirante.

Esse tipo de experiência em muitas das vezes envolve superação, enfrentamento de limites, nos levando ao extremo, para ao final ter uma grata recompensa.

LOCAL EXÓTICO

Vivenciar experiências em lugares exóticos ou bem fora dos tradicionais, é algo que realmente transforma, porque é totalmente diferente do que estamos habituados, com viagens para curtir e ficar sem fazer nada, por exemplo.

Então muitas vezes você precisa pensar na logística, porque são lugares difíceis de chegar com acesso restrito, precisa organizar o avião, um carro mais resistente para estradas ruins, as vezes um trecho de barco que deve ser comprado com antecedência.

E tudo isso, demanda um pouco mais de experiência porque alguém que não tem muito o hábito de viajar e organizar suas viagens, não tem paciência para procurar sobre todos os pontos que se deve pensar para uma viagem à lugares assim, como por exemplo, o Jalapão, Caraíva, Pantanal, Península de Maraú, Galinhos, entre outros.

E isso nos faz perceber que a viagem e todo o aprendizado que ela traz já começa muito antes da viagem começar, porque ele expande pro seu dia a dia, e todos os momentos de pesquisas sobre o destino.

COM OS MELHORES AMIGOS

Pode ser um final de semana na praia, uma semana na Chapada dos Veadeiros, ou um mês pela Europa no mochilão mais esperado por vocês, o que realmente importa são as companhias, as histórias, momentos e experiências vivenciados juntos e que depois vão compartilhar com todos por anos.

Como um momento que me marcou muito, ao estar em uma praia, sentados em um pier em Ilhabela até altas horas da noite, conversando e rindo dos problemas da vida com os amigos.

E o que pode acabar acontecendo é você fazer alguns desses tipos de experiências juntas, como a road trip para uma lugar de aventura com os amigos, por exemplo, entre muitas outras possibilidades.

E aqui não tem regra! Quem cria a sua experiência é você mesmo. Esses tipos de experiências são apenas para direcioná-los, sobre o que pensar da experiência em si, como ela pode ser, e como pode se formar.

Mas com certeza, existem diversas outras formas e possibilidades, que talvez eu ainda não tenha vivenciado.

E se você tiver vivenciado algo diferente, por favor, comente aqui abaixo para compartilhar com a gente (:

#experiênciasautênticas #experiências #Destino #experiência #destino #tiposdeexperiências #inspirese

67 visualizações