Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Jalapão e Palmas: Conheça o Cerrado Tocantinense!

05.09.2018

Em meio ao cerrado tocantinense, entre buracos, pedras, fauna e flora, o guia disse:

"Eu andei esse parque todo com o Walcyr Carrasco, quando ele veio visitar o Jalapão, e teve a ideia de fazer a novela por aqui." 

 

 

Sabe aquela velha história de que os lugares mais incríveis, sempre tem um acesso bem complicado? 

É assim com a Cachoeira de Santa Bárbara na Chapada dos Veadeiros, é assim com a praia de Lagoinha do Leste, em Florianópolis, diversos outros lugares ao redor do mundo, e não seria tão diferente com o Jalapão.

 

 

PALMAS: 

 

O Tocantins é um estado riquíssimo, que se formou recentemente, em 1988, e tornou-se integrante da região norte do Brasil. 

Tudo isso explica o que vemos ao desembarcar no aeroporto de Palmas - principal acesso para o Jalapão e capital do estado. Uma cidade completamente planejada, toda plana, com vias largas, organizada, arborizada, e sem toda aquela poluição de placas, prédios e diversos barulhos, que encontramos nas maiores capitais do país, como São Paulo e Rio de Janeiro.

 

 

 

 

O aeroporto de Palmas fica a cerca de 20km do centro da capital, e tem fácil acesso saindo da cidade. 

Dividida por blocos, assim como Brasilia, todos os principais hotéis da cidade, ficam perto um do outro, com ótima localização e próximo a Praça dos Girassóis, a maior praça da América latina e segunda maior do mundo, com 571 mil metros quadrados e abriga diversos monumentos importantes, como o Palácio Araguaia (Poder Executivo), a Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Poder Legislativo) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (Poder Judiciário). 

 

É possível se locomover super bem pela cidade, pois além do transporte público, há uber. Mas muitos pontos ficam bem próximo a região dos hotéis, como o Palmas Shopping, a própria Praça dos Girassóis, opções de restaurantes, como a Kowa Hamburgueria, e muitas outras coisas. 

 

DICA: Vale lembrar que o Jalapão além de ser um lugar de acesso mais restrito, não há tanta infraestrutura como as grandes cidades, então aproveite a passagem em Palmas para tirar dinheiro no banco e evitar estar apenas com cartão de crédito, passar na farmácia e garantir os possíveis remédios que irá precisar nesses dias.

 

 

JALAPÃO: 

 

O Parque Estadual do Jalapão encontra-se na região mais a leste do estado do Tocantins, distante cerca de 250km da capital e com uma área de 34 mil km².

A região possui um circuito circular, onde é possível tanto começar pela cidade de Novo Acordo ou por Ponte Alta do Tocantins, e aí você passará por outras cidades no meio do caminho, como São Felix do Tocantins, Mateiros e a Comunidade Quilombola do Mumbuca, e fora da região do parque, ainda tem a cidade de Taquaruçu, que alguns roteiros incluem para conhecer suas belas cachoeiras.

 

Esse circuito completo tem cerca de 670km, fora os pequenos deslocamentos para chegar até os próprios atrativos da região. Além disso, de Novo Acordo até Ponte Alta do Tocantins (cerca de 400km) é todo de estrada de terra. Sim, aquelas famosas terras alaranjadas do Jalapão! (:

 

 

Por ter esse caminho circular, há vários pontos de paradas ao longo do percurso, para ir ao banheiro, comer, fazer lanches, provar os sorvetes típicos com as frutas da região, e conhecer um pouco dos moradores locais, que nasceram e moram por ali.

 

 

ESTRUTURA DOS SERVIÇOS: 

 

A maioria das empresas que oferecem os roteiros pelo Jalapão, já incluem todos os serviços necessários aos visitantes, como as hospedagens em todas as cidades, todos os transportes de deslocamentos em todos os passeios e todas as alimentações - café da manhã, almoço e jantar, pois como eles tem conhecimento da região, já possuem um acordo com os melhores locais. 

 

As pousadas também são simples mas super aconchegante com ar condicionado, e perfeita para te receber após um longo dia de passeios e muita aventura. Às vezes, as refeições podem ser feitas nas próprias pousadas, ou em restaurantes pelas cidades ou no caminho, e todos, possuem uma culinária local bem caseira, típica de cidades que possuem muitos recursos à beira de rios, com peixes de água doce, e diversas saladas e legumes. 

 

Para chegar até a cidade de Mateiros - ponto alto do Jalapão, você pode alugar um veículo, mas ele precisa ser alto, com tração nas quatro rodas e ter um motorista bem experiente com estradas de difícil acesso, pois elas são bem precárias, com buracos e bastante terra solta, o que facilita os carros a atolarem. As empresas especializadas já possuem toda essa infraestrutura, com  bons carros, que incluem ar condicionado, o que ajuda no calor e no chacoalhar durante o dia.

 

 

Por ser um destino de difícil acesso, com pouco ou quase nenhum sinal de telefone, é recomendável contratar ao menos um guia para te acompanhar aos locais, pois muitos atrativos não possuem sinalização, além de que estar só com um carro atolado por exemplo, pode significar em horas de espera até passar alguém pela estrada, e isso pode acabar com a sua viagem.

 

Ou contrate os serviços de uma empresa que já tenha experiência no mercado, e tenha toda a infraestrutura necessária. Sei que muitas pessoas, assim como eu, prefere ir por conta, mas existem locais, que saí mais em conta, contratar pessoas experientes para ajudar, e além disso, você tem a oportunidade de conhecer uma pessoa que mora ou convive a muitos anos na região, e pode te contar tudo sobre o lugar.

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Bem-Vindos ao Deserto do Atacama!

Maranhão: São Luís e o charme dos Lençóis!

08 dicas para Experienciar da melhor forma as suas Viagens!

31 Refúgios (pousadinhas, hotéis e resorts) para curtir o Verão no Nordeste com Sossego

 

 

O QUE LEVAR PARA SUA VIAGEM AO JALAPÃO: 

 

O Jalapão é um dos destinos de aventura mais famosos do Brasil, e muitas vezes para uma viagem de uma semana, ficamos um pouco confusos sem saber o que levar, e por incrível que pareça, não é um destino onde usamos tanto tênis ou a bota de trekking, como imaginava, e comparando a outros destinos de aventura, como a Chapada Diamantina, por exemplo. 

 

Há passeios específicos que é recomendado ir de tênis ou bota de trekking, como a subida à Serra do Espírito Santo e passeios de bike, ou canoagem, que precisa de uma sapatilha específica para ser utilizada na água. 

Para o trekking da Serra do Espírito Santo, vale levar uma blusa mais grossa, calça e ir com tênis, porque às 04h da manhã a temperatura ainda está bem amena, com ventos bem fortes no topo da serra. Fora isso, abuse de shorts, camisetas, vestidos, e sandália.

 

Além disso, você utilizará muitas roupas de banho, então não economize! rs E por último dois itens muito utilizados são: a máscara de snorkel, para ver toda a natureza dentro dos fervedouros; e também a câmera fotográfica para registrar todos os momentos. 

 

 

NÍVEL DE TRILHAS: 

 

Para os roteiros mais básicos e tradicionais, visitando os principais atrativos da região do Jalapão, não há tantas trilhas, pois os deslocamentos maiores são de carro, e os veículos chegam bem próximo aos atrativos, fervedouros, cachoeiras e as dunas, sendo possível fazer tudo de sandália normalmente. 

 

 

QUANTO TEMPO FICAR: 

 

Algumas empresas oferecem roteiros de 3 até 6 dias. Os roteiros menores, de até 3 dias, são muito corridos!

Normalmente vão até a cidade de Mateiros, visitam os atrativos ali próximo, e voltam, não fazendo o circuito circular completo.

E já que você já vai até lá, vale a pena fazer tudo, certo?! (: 

 

Uma viagem de 5 dias é o ideal para conhecer os principais atrativos da região, entrando por uma cidade, e saindo por outra, ao final do circuito. Algumas empresas ainda acrescentam mais um dia, ao final da viagem, para visitar a região e as cachoeiras de Taquaruçu, já próximo à Palmas.

 

DICA: Existem várias empresas que oferecem os roteiros pelo Jalapão, e vale pesquisar bastante, tanto com relação a preços, infraestrutura, conhecimento e preservação da região, porque querendo ou não, o turismo é uma atividade de impacto ao meio ambiente, e vale pensar em tentarmos diminuir em nossas atividades também. 

 

 

CONTRATAR GUIA OU IR POR CONTA PRÓPRIA: 

 

Não sou a pessoa que mais ama contratar empresas para fazer minhas viagens rs porque gosto de liberdade, mas no caso do Jalapão, acaba saindo mais em conta contratar todos os serviços com uma empresa especializada, porque ela irá te oferecer toda a estrutura necessária.

 

Além disso, para ir ao Jalapão, você precisa de um veículo 4x4, alto e grande, porque como já dito antes, a estrada é precária. Somente em um aluguel de um carro como esse, a diária sai em torno de R$ 800,00, ficando uns 5 dias por lá, ficaria um total de R$ 4.000,00, somente o aluguel do veículo. E ainda correndo o risco de acontecer algo com o carro no meio do caminho, e na devolução, ainda ter que arcar com algum custo extra.

 

 

Fora isso, tem todos os outros custos, como pousadas, no mínimo em duas cidades diferentes; as refeições, algumas nas pousadas e outras no meio do caminho; e as entradas aos atrativos, porque eles estão localizados dentro do Parque Estadual, mas estão em propriedade privada de moradores quilombolas.

 

 

Ficou com vontade de conhecer o local? 

Veja nossa viagem para o Jalapão em julho/2019 e desbrave esse paraíso! 

 

 

Ficou com alguma dúvida sobre este destino?

Deixe sua dúvida aqui nos comentários, para respondermos e acrescentarmos ao post. 

 

 

E fique ligado que logo terá um post com todos os passeios e atrativos da região. (:

 

 

Estar no carro 4x4 no meio do Jalapão ao final da tarde, parar para apreciar o pôr do sol...

Sentir a paz, a natureza, o canto dos pássaros e toda fauna e flora ao redor, não tem preço.

É realmente uma viagem fascinante, com sensações indescritíveis que todos deveriam ter a chance de conhecer!

 

 

UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR:

 

Aeroporto de Palmas: 

Endereço: Av. Joaquim Teotônio Segurado, s/n - Plano Diretor Estação Sul, Palmas - TO

 

Palmas Shopping: 

Endereço: Rua NSA Q. 101 Sul, 2 - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77015-004

Funcionamento: de segunda à sábado das 10h às 22h; e domingo das 10h às 20h.

 

Kowa hamburgueria:

Endereço: Sul Rua SO 3, Quadra 103, Lote 11 Sala B - Plano Diretor Sul, Palmas - TO, 77001-000

Funcionamento: de quarta à segunda das 18h às 00h.

 

*Obs.: Valores baseados de acordo com os preços de Setembro/2018, podendo sofrer alterações.

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload