Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Maranhão: São Luís e o charme dos Lençóis!

17.07.2018

Pousar no aeroporto de São Luís em pleno pôr do sol, foi apenas uma prévia do espetáculo que o sol dá por lá.

Escolhemos o mês de junho para conhecer o Maranhão por conta do São João, a festa mais linda do Nordeste. A cidade inteira fica enfeitada, a organização toda é feita pelo governo do estado e, é impecável. Há festas com encenações folclóricas espalhadas por toda a cidade de São Luís.

 

Lá você dificilmente vai encontrar uma quadrilha com casamentos, e bordões como: “olha a cobra / é mentira”, comumente vistos em São Paulo. Espere por: “foi em uma noite estrelada de São João que encontrei meu boizinho encantado.”

As apresentações são emocionantes, você percebe o encantamento do público, impossível dos olhos não brilharem, com todo aquele amor por sua cultura que o povo maranhense tem, aliás que povo educado, amoroso e gentil, sem falar no sotaque, que é suave e gostoso de ouvir.

 

 

 

 

APROVEITE PARA: Comprar Doce de Espécie, doce típico da época dos escravos, que vem da cidade de Alcântara, no continente, pois para quem não sabe, São Luís é uma ilha.

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 


Em São Luís nos hospedamos na Pousada Maramazon, que fica na Avenida Litorânea, em frente à Praia do Calhau. O centro da cidade e o aeroporto ficam razoavelmente próximos, e lá oferecem o serviço de traslado, tours e toda acessória, com custo acessível.

 

Logo na chegada à Maramazon, já conseguimos mergulhar na cultura maranhense, toda decorada, com bumba meu boi na recepção, quartos aconchegantes e confortáveis, e um redário com vista para o mar, o que mais a gente quer?! Café da manhã farto? Tem também!

 

O Rafael, responsável pela Pousada Maramazon agendou o tour pelo centro de São Luís, com duração de 4 horas, passando pelos principais pontos da cidade. Começando pela cidade nova,  onde estão os prédios luxuosos da capital, como da família Sarney e ótimas opções de restaurantes. Até chegar a cidade antiga, onde estão o Palácio dos Leões, o Museu do Reggae, ambos com entrada gratuita, e diversos outros museus, igrejas, teatros, e histórias que só uma cidade que foi colonizada por holandeses, franceses e portugueses tem. Além disso, São Luís, é considerada Patrimônio Cultural pela UNESCO, e se perder por suas escadarias, não é um mau negócio.

 

 

UTILIZE NOSSOS PARCEIROS E AJUDE O BLOG A FICAR SEMPRE ATUALIZADO!

 

 

Após conhecer um pouco de São Luís, partimos em direção à Barreirinhas, cidade mais próxima aos Lençóis Maranhenses e com melhor infraestrutura. Para chegar, uma das formas mais fáceis é alugar uma van ou carro, e o trajeto dura 4 horas, normalmente com uma parada na metade do caminho.

 

 

 

​Barreirinhas é uma cidade em desenvolvimento, que cresce junto com o turismo e fica as margens do Rio Preguiças. Em sua rua principal há diversos restaurantes, que em sua maioria possuem pratos à base de peixes e frutos do mar pescados ali mesmo no rio. Há lojinhas que vendem variados tipos de artesanatos com conchas encontradas nas praias da região, como vasos, enfeites, porta retratos, entre outros objetos. 

 

Por se tratar de uma região com muitos ventos, é perfeito para a exploração de energia eólica, que é possível ser observado em alguns passeios. Também há a extração de petróleo e gás na região, e inclusive na área dos Lençóis, onde a atividade foi proibida, por se tratar de uma área preservada.

 

Imagine-se caminhando por uma praia, com uma faixa enorme de conchas espalhadas em vários pontos da praia? Sim é possível em Barreirinhas e são milhares! De todas as cores, tamanhos, formatos e tipos, e você pode ver isso nitidamente nas praias próximas à cidade, como Atins, Caburé e Mandacaru.  

 

 

 

 

Lá, nos hospedamos na Pousada das Águias, com ótimo custo benefício e disponibilizam de espaços com piscina, redes espalhadas pelas áreas de convivência e até embaixo de um pé de manga. Pensa só no conforto depois de voltar de um passeio pelos lençóis?! (:

 

Os quartos da Pousada das Águias são super aconchegantes e confortáveis, o café da manhã é delicioso, super bem servido e com muita variedade, e o responsável, Raimundo e seu staff são super atenciosos. A pousada está localizada a apenas 2km do centrinho de Barreirinhas, e disponibiliza de bikes para os hóspedes explorarem a cidade, além de oferecerem todos os passeios pela região.

 

 

 

 

E aí, gostou de conhecer um pouco mais do Maranhão? 

Comente aqui embaixo, se você já foi pra lá, e o que achou? 

Semana que vem, teremos um post com todos os passeios que fizemos por lá. Fique de olho! (:

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload