Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

O Multiculturalismo na Tríplice Fronteira!

13.08.2019

Depois de uns dias na Foz invernal de julho que esperava por uma das frentes mais frias do ano - com temperaturas de 2º graus, tive diversas conversas, percepções e visões sobre a região da Tríplice Fronteira, que foram de grande valia para entender mais sobre as cidades fronteiriças.

 

Estar em Foz do Iguaçu pela segunda vez foi uma nova oportunidade de perceber outras particularidades da cidade. Como todos sabem, a queridinha da fronteira brasileira é super turística pelas Cataratas do Iguaçu, pela Usina de Itaipu, pelo Parque das Aves, diversos outros atrativos, além de em uma única viagem, você conseguir visitar mais dois países próximos com características diferentes.

 

 

 

JÁ ESTÁ COM AS FÉRIAS AGENDADAS PARA FOZ DO IGUAÇU?

VEJA NOSSO ROTEIRO BÁSICO DE 05 DIAS PELA REGIÃO! 

 

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Foz do Iguaçu e os Encantos da Tríplice Fronteira

Os 10 Melhores Passeios em Foz do Iguaçu e Região!

Puerto Iguazu, as Cataratas Argentinas e seus Encantos!

Miniguia de Ciudad Del Este: Saiba como Sobreviver as Compras no Paraguai

Não é simplesmente uma viagem para a Chapada dos Veadeiros!

 

 

Acredito que pelo fato de ser uma cidade de fronteira com todos os seus atrativos, Foz é super bem divulgada internacionalmente, e normalmente sempre está incluída na rota turística dos estrangeiros que vem ao Brasil, junto com Rio de Janeiro e São Paulo, além de claro, atrair pessoas de diversas nacionalidades diferentes para viverem por lá, e junto com a facilidade de fluxo entre os três países, isso aumenta. 

 

Passar uns dias na Tríplice Fronteira é viver um puro intercâmbio de culturas, porque além dos turistas, imigrantes, você poderá conhecer e vivenciar experiências com mais de 70 etnias que vivem ali pelos três países, como comunidades árabes, indígenas, africanas, latino-americanas entre muitas outras, e tudo isso com aspectos espalhados e perceptíveis ao longo das cidades, em mesquitas, igrejas, restaurantes típicos e muito mais. 


O multiculturalismo é tão grande na região, que a única Universidade Federal da cidade, a Unila - Universidade Federal de Integração Latino-Americana, possui 50% das vagas para estrangeiros, indígenas e latino-americanos que moram na região.


Claro que para quem visita é incrível a multiculturalidade de oportunidades que podem ser vivenciadas, tanto com os visitantes, turistas, nos restaurantes, em lojas de artigos típicos, mas também não podemos deixar de pensar que existem diversos aspectos xenofóbicos que acontecem bem nessa cidade super multi e hype, ou seja, nem tudo são flores, mas tendo a consciência disso, podemos aproveitar um pouco do pluriculturalismo dessa cidade.

 

Esse aspecto cultural se expande pela fronteira e pela gastronomia dos países vizinhos também.

Em Puerto Iguazu, Argentina, um passeio um pouco já conhecido dos brasileiros é a Feirinha de Puerto Iguazu, que é super típica e você pode encontrar azeites argentinos, azeitonas de diferentes tipos e espécies, queijos, especiarias, doce de leite argentino e alfajores para a sobremesa.  

 

SE EU FOSSE VOCÊ: Aproveitaria para sentar nas mesas dos restaurantes por ali, para pedir as famosas picadas argentinas, que é um prato servido com queijos, azeitonas, salames e linguiças.

 

É possível também comprar vinhos argentinos a bons preços para trazer ao Brasil na La Vinoteca de Don Jorge, a primeira vinoteca de Puerto Iguazu, e finalizar a noite com um sorvete na Cremolatti. DICA: experimente os sabores de doce de leite, chocolate suíço e frutas vermelhas.  

 

 

Já em Ciudad del Este, no Paraguai, tive a oportunidade de visitar a Feira de Produtores da região, que fica localizada próxima a rodoviária e funciona de todas as quartas a sextas. 

Além dos produtos de feira, como a gente tem aqui no Brasil, no final dela é possível experimentar pratos da culinária paraguaya, como se tivesse uma parte da feira onde ficam só a parte dos pastéis. (:

 

Os pratos da gastronomia paraguaya são em sua maioria à base de milho ou farinha de milho. O mais conhecido entre os brasileiros, é a chipa, que é facilmente encontrada em padarias e mercados no Brasil, mas a chipa paraguaya é bem diferente da que encontramos por aqui, rs um pouco mais dura, mas também bem gostosa.

 

O caburé/chipa assador, que é uma massa feita de mandioca, tipo pão de queijo assado com erva doce, azeite, queijo e óleo feito em volta de um pau, e é como se fosse uma variação da chipa paraguaya. 

 

Além desses pratos mais rápidos, tipo lanche, há também os pratos à base de caldos, como o Bori Bori, que são as bolinhas feitas à base de milho, com um caldo onde você escolhe o acompanhamento de carne ou frango.

Outro famoso é o chipa guazú, que é um bolo salgado de milho, e também a paçoca paraguaya, que é bem parecida com a brasileira, só que um pouco menos doce. 

 

 

Já em Foz, para não deixar de compartilhar suas especificidades em multiculturalidade gastronômica, possui muitos restaurantes com culinárias diversificadas, como o Monjolo, típico e tradicional restaurante de culinária árabe. 

 

Na Delion é possível encontrar as famosas empanadas argentinas, no Barracão e no Empório com Arte a culinária mineira, e para a sobremesa vale conhecer a Confeitaria Jauense, com os melhores doces da cidade. 

E inclusive, até quando você anda nas praças de alimentação dos shoppings em Foz, aproveite e repare nas variadas opções de restaurantes com esfihas e shawarma por todos os lados.
 

 


Quando passamos a olhar tudo a nossa volta com o olhar de nova experiência, conseguimos compreender um pouco da cultura do outro, da culinária do outro, e consequentemente do modo de vida do outro, e a partir disso, podemos trazer esse aspecto para a nossa vida, nosso dia a dia, e integrar.

 

Vivenciar a cultura do outro, é renovar e se reciclar, porque aprendendo, experimentamos e podemos também trocar e mostrar a nossa cultura. Ou seja, voltamos para casa bem mais rico de conhecimentos, aprendizados e experiências, nem que seja somente por ter experimentado um novo prato de uma outra cultura do mundo. 

 


UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR:

 

Feirinha Puerto Iguazu:

Endereço: Av. Brasil 530, N3370 Puerto Iguazú, Misiónes, Argentina

Funcionamento: todos os dias, das 10h as 14h, e das 16h as 23h.

 

La Vinoteca de Don Jorge:

Endereço: Av Rep Argentina y, Jangadero, Puerto Iguazú, Misiónes, Argentina

Funcionamento: de segunda a sábado das 22h; domingo das 09h as 13h, e das 16h as 20h.

 

Cremolatti:

Endereço: Av. Córdoba 17, N3370COA Puerto Iguazú, Misiónes, Argentina

Funcionamento: de segunda a sexta das 08h as 23h30, e sábado e domingo das 10h as 00h30.

 

Feira no Paraguay:

Endereço: Arturo Gracete, Ciudad del Este

Funcionamento: de quarta a sexta.

 

Restaurante Monjolo:

Endereço: R. Jardel Filho, 685 - Jardim Central, Foz do Iguaçu - PR, 85864-480

Funcionamento: de terça a sábado das 11h as 19h, domingo das 11h as 16h, segunda fechado.

 

Delion Café:

Endereço: R. Jorge Sanwais, 1137 - Centro, Foz do Iguaçu - PR, 85851-150

Funcionamento: de segunda a sexta das 10h as 21h, sábado das 08h30 as 19h, domingo fechado.

 

Restaurante Barracão:

Endereço: Av. Silvio Américo Sasdelli, 1010 - Vila A, Foz do Iguaçu - PR, 85866-000

Funcionamento: todos os dias das 11h as 15h30

Valor: de 23,00 a 30,00 por pessoa - dependendo do dia da semana, a vontade.

 

Empório com Arte:

Endereço: Av. das Cataratas, 569 - Vila Yolanda, Foz do Iguaçu - PR, 85853-200

Funcionamento: das terças as sextas das 15h as 23h, sábado e domingo das 14h as 22h, segunda fechado.


Confeitaria Jauense:
Endereço:
Av. Juscelino Kubitscheck, 117 - Centro, Foz do Iguaçu - PR, 85851-210

Funcionamento: todos os dias das 08h as 22h30.
 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload