Primeira Viagem Internacional: dicas para se dar bem (hospedagem, moeda, cartões e seguro viagem)
Neste mês de julho, estamos com a série de posts sobre a Primeira Viagem Internacional.
VEJA AQUI OS OUTROS POSTS DA SÉRIE:
Primeira Viagem Internacional: dicas para se dar bem (bagagem, embarque, desembarque e no destino)
Primeira Viagem Internacional: 10 destinos perfeitos!
Abaixo, veja mais dicas sobre hospedagem, moeda, cartões e seguro viagem:
HOSPEDAGEM:

O segundo ponto mais importante para sua primeira viagem internacional, é a hospedagem. Deve ser escolhida com muita cautela, porque é o lugar que você vai passar mais tempo, enquanto não estiver passeando pela cidade, seja dormindo, descansando ou comendo.
Além de pesquisar muito, ver indicações de amigos, e pegar as anotações da sua tabelinha de excel, vale conferir sites de avaliações de hóspedes que já estiveram nos hotéis, como o tripadvisor. Os principais pontos que gosto de analisar são: localização, instalações e a vibe do lugar, e benefícios - como wi-fi e café da manhã.
Sempre que for escolher uma hospedagem em uma cidade bem estruturada, seja para uma viagem curta, ou para seu voluntariado com a Worldpackers, dê preferência para locais com boa localização, de fácil acesso ao transporte público da cidade, de acordo com seus interesses, pois facilitará muito a sua locomoção nas cidades, e dependendo você pode economizar com transporte e fazer muita coisa à pé.
MOEDA E CARTÕES:
Para comprar moeda, no início do planejamento para sua primeira viagem internacional, vale pesquisar em sites comparadores e ficar de olho por alguns dias seguidos, verificando se o câmbio sobe, ou desce, e ir comprando aos poucos. Se você não tiver tempo para isso, dá para ligar diretamente nas casas de câmbio e tentar negociar. Muitas vezes, dependendo do montante que deseja adquirir, eles dão bons descontos.
Quando for retirar o dinheiro, pense em sua segurança. Escolha casas que fiquem dentro de shoppings, em locais com estacionamento, que tenham uma certa privacidade para a retirada. E não se esqueça do cuidado no destino também, providencie uma doleira, e fique o tempo todo com ela embaixo da blusa.
Imprevistos acontecem com todos, mas não deixe de levar pelo menos uma pequena quantidade de dinheiro em espécie, para a sua locomoção entre o aeroporto e a sua acomodação, e evitar de trocar dinheiro no aeroporto, que sempre tem taxas mais altas, assim como hotéis e alguns bancos. E se achar melhor, troque o restante em casas de câmbio no centro da cidade, pois as cotações são bem melhores que no aeroporto.
Começando a se organizar com o dinheiro, já veja se seu cartão de crédito é internacional, e se você poderá usar em sua viagem. Caso não seja, normalmente basta ligar para a administradora do cartão e solicitar o desbloqueio. Lembrando que, para toda compra que você fizer no cartão, terá que pagar o IOF de 6,38%, que já vem embutido na fatura, e o câmbio, será o do dia do fechamento da fatura, e não o câmbio do dia de suas comprinhas.
SEGURO VIAGEM:
O seguro viagem é aquele item importante, mas que se bobear, acaba passando batido e você esquece dele. Dependendo do destino, o seguro será obrigatório, como na Europa com uma cobertura mínima de 30.000 euros, então vale pesquisar e comparar em várias seguradoras, ou sites comparadores de preços.
Para qualquer destino no mundo, é sempre bom ter um seguro, mesmo não sendo obrigatório, porque tudo pode acontecer em sua viagem, e o melhor é estar prevenido né?! (: Já pensou ficar doente na viagem, ou até mesmo na imigração, solicitarem o seguro, e aí? Melhor prevenir e não usar, do que ficar sem e precisar. E você pode até verificar com a seguradora de seu cartão de crédito, se tem direito ao seguro que eles oferecem para seus clientes.
A maioria das pessoas, fecham o seguro bem próximo a viagem - com uma ou duas semanas de antecedência, ou seja, tá chegando o dia da sua primeira viagem internacional! Anime-se, porque é agora que fica melhor ainda!
*Este post foi escrito em parceria com a Worldpackers, e postado primeiramente em seu site.
Por ser bem grande, vamos separar em alguns trechos e fazer uma série com os posts sobre Primeira Viagem Internacional.
Fiquem de olho que semana que vem, tem mais! (: