Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Primeira Viagem Internacional: dicas para se dar bem (roteiro, documentação, vacinas e passagem aérea)

02.07.2019

O mês de julho é um mês super especial por ser período de férias da grande maioria das pessoas, e por isso, resolvemos compartilhar a série de posts sobre Primeira Viagem Internacional, com diversas dicas de como eu me organizo em minhas viagens. 

 

A primeira viagem internacional é aquela que todo mundo fica com frio na barriga, cheio de expectativa, dorme mais não dorme, e o que quase mata, é não saber o que está por vir, mas sempre com um check list cheio de aprendizados, histórias e momentos bem longe da zona de conforto. Com certeza, será uma das suas melhores experiências de vida, e se você se organizar e se programar, nada dará errado.

 

Reunimos aqui algumas dicas e sugestões para sua primeira viagem internacional ser inesquecível:

 

 

ROTEIRO DA VIAGEM: 

 

Tenho certeza que você já sabe qual será o seu destino. Por mais em dúvida que ficamos, sempre tem aquele destino preferido para esse momento super especial da primeira viagem internacional. Caso tenha, vá montando aos poucos uma tabela no excel para ir se organizando, com datas, informações, lugares que tem em mente para visitar, o restaurante descoladinho que viu em um blog, a lojinha das bijus...enfim, tudo!

 

Em uma outra tabela anote os valores de tudo, e principalmente dos voos, hotéis, passeios e transportes, e ai já terá uma base de quanto irá investir nessa viagem. Neste momento coloque uma música de fundo, e vá brincando, tirando e colocando itens, para ver onde pode economizar ou não, onde pode tirar um dia e talvez colocar em outra cidade, mudar datas de voos e por ai vai. 

 

Lembrando que, somente você pode dizer quanto irá gastar nesta viagem, pois o ideal não é saber sobre viagens, e sim sobre seus gostos, programas, e estilo de viagem, sendo uma questão que só você que está indo viajar, poderá responder. Pergunte-se o que prefere, um hostel charmosinho econômico ou um resort? 

 

Sempre prefiro organizar o roteiro antes, ou ao menos colocar as datas com cidades e voos, para conseguir me organizar melhor, e a partir disso, começar a ver todos os outros pontos importantes. 

 

Caso você não tenha nenhuma ideia de destinos, pesquise em blogs, filmes, séries, converse com pessoas que já viajaram para fora, e tente extrair ao máximo desses conhecimentos para se decidir. Se não der certo, deixe esse excel salvo porque você vai utilizando e preenchendo com informações, conforme for se decidindo e descobrindo novos destinos e possibilidades. 

 

 

DOCUMENTAÇÃO E VACINAS: 

 

A documentação não é nosso primeiro item, mas é o item mais importante para sua primeira viagem internacional! Porque dependendo da situação, você pode até ter que voltar para casa por conta disso. Então muita atenção aqui! 

 

O documento oficial para você viajar para qualquer país, é o passaporte, que pode ser solicitado através do site da Polícia Federal, e caso você já tenha, fique atento a data de validade, pois muitos países solicitam que ele tenha, no mínimo, seis meses de validade a mais, da data de volta da sua viagem. Ou seja, se você pretende viajar em julho/2019, seu passaporte deve ter a data de vencimento após fevereiro/2020. Cada país possui uma regra específica, vale verificar quando começar a organizar sua viagem. 

 

Outro documento muito importante é o visto, que funciona conforme os acordos diplomáticos de cada país. Os principais mais solicitados por brasileiros, são: o americano, o canadense e o australiano. Ou seja, você não pode entrar nesses países, se não tiver esses dois documentos, o passaporte e o visto. Vale lembrar que para a Europa, não é necessário visto para até três meses de permanência, e para alguns países da América do Sul - como Chile, Argentina, Uruguai, Colômbia, Venezuela, Equador, Paraguai, Bolívia e Peru, é permitido a entrada apenas com o RG, estando com foto e documento em boa qualidade, e válido. Mas para informações mais detalhadas sobre o passaporte e o visto, verifique diretamente com o consulado do país que você irá visitar. 

 

A vacina de febre amarela é a única exigida em outros países, e o ideal é tomá-la cerca de 30 dias antes, ou com um mínimo de 10 dias antes de sua viagem. Depois que tomar, você irá ganhar o certificado internacional de febre amarela, e ele também deve estar na sua check list junto com os principais documentos, principalmente se o país que você for em sua primeira viagem internacional, exija obrigatoriamente a vacina. 

 

Vale lembrar também que para voos com conexões, é necessário verificar entre as embaixadas e consulados, se o país da conexão solicita visto de trânsito ou até o certificado internacional da vacina de febre amarela, para esse período em trânsito em outro país. 

 

 

 

 

PASSAGEM AÉREA: 

 

Depois dos documentos já encaminhados, é hora de focar no primeiro passo concreto para sua primeira viagem internacional acontecer, que é a compra da passagem aérea!

 

Adquirir a passagem aérea primeiro te dá chances de mudar datas - caso tenham promoções rolando, e até mudar algum trecho ou destino. Além do que, a passagem aérea é o serviço mais instável que você terá que comprar, porque as tarifas são inconstantes, e mudam os valores à todos os momentos.

 

DICA: Se ver uma tarifa barata em bons voos, garanta a passagem logo! Para depois não correr o risco de ter que pagar super caro nos voos. Vale a pena ficar de olho em vários sites de busca, monitorando os preços, durante algumas semanas, e quando achar a tarifa desejada, compre diretamente nos sites das companhias aéreas. 

 

Esteja seguro do lugar que quer conhecer, se realmente quer ir, independente das pessoas, se estará sozinho ou não, esteja seguro, porque depois que comprar a passagem, haverá gastos para cancelar ou alterar. E agora que já decidiu o destino, é a hora de relaxar um pouco e começar a entrar no clima do lugar! Vale ver filmes que tenham sido gravados na cidade, ver séries, ler livros, guias, blogs, e claro, aproveitar pra destravar o idioma local, escutando músicas, com a ajuda de apps e diversas outras possibilidades. 

 

VEJA AQUI OS OUTROS POSTS DA SÉRIE:

Primeira Viagem Internacional: dicas para se dar bem (hospedagem, moeda, cartões e seguro viagem)

Primeira Viagem Internacional: dicas para se dar bem (bagagem, embarque, desembarque e no destino)

Primeira Viagem Internacional: 10 destinos perfeitos!

 

*Este post foi escrito em parceria com a Worldpackers, e postado primeiramente em seu site. 

Por ser bem grande, vamos separar em alguns trechos e fazer uma série com os posts sobre Primeira Viagem Internacional. 

Fiquem de olho que semana que vem, tem mais! (:

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload