Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

A Chapada dos Veadeiros e o Projeto Viajando com Propósito!

23.04.2019

“Agora que a gente começou nas aventuras, não vamos querer parar mais.” 

Disse um dos participantes do Projeto Viajando com Propósito, ao final da viagem. 

 

 

Estar na Chapada dos Veadeiros pela segunda vez, com um novo propósito e um grupo de 10 pessoas, foi algo inexplicável. 

 

As viagens transformam, isso é fato, e por uma viagem que fiz em 2015 para lá, é que tive a oportunidade de voltar, realizar sonhos, superar limites, vivenciar a empatia e transmitir o que esse lugar nos faz sentir quando estamos lá. 

 

A ideia sempre foi despertar no outro o sentimento maior de realização que as viagens causam em nós, e mostrar que sim, é completamente possível vivenciar uma vida baseada em realizar seus sonhos, porque quanto mais próximo de nossos sonhos, mais próximo de nossos propósitos estamos, e que não precisamos seguir nada que ninguém diz, somente nosso coração.

 

É surreal e completamente inexplicável tentar expressar sentimentos por lugares, porque nada, nunca, vai realmente te fazer sentir exatamente o que sentimos quando estamos lá, e observamos a imensidão, força e beleza da natureza, e o quanto de paz e felicidade ela nos traz. Então se talvez eu não me fizer tão clara aqui, VEJA esse vídeo, e me diga o que acha nos comentários. (:

 

 

CONHEÇA O PROJETO VIAJANDO COM PROPÓSITO!

 

 

 

O que muito se diz por ai, e AQUI também, é que Alto Paraíso de Goiás é uma pequena cidade que fica de portas abertas o ano inteiro para receber os aventureiros em busca de trilhas, cachoeiras e muita natureza. Pacata cidade do interior onde é possível encontrar de tudo o que há de mais místico por aí afora. Cristais dando as boas vindas, et's nas portas das lojas, roupas sustentáveis e ecológicas, alimentos vegetariano e vegano, massagens e terapias das mais diversas vertentes, e gurus que leem o calendário maia e falam sobre sua vida e seu futuro.

 

Para chegar em um dos lugares mais místicos do Brasil, basta ir até Brasília e de lá seguir em direção a Planaltina, pela BR-010 até chegar em Alto Paraíso - cerca de 223km, sendo a principal cidade base da região. Mas há também a Vila de São Jorge, que é bem mais rústica, cheia de campings e lojinhas roots, e também Cavalcante que é a porta de entrada para as cachoeiras da Comunidade Calunga, onde está a famosa Cachoeira de Santa Bárbara.

 

Além de toda a misticidade da região para ser explorada em detalhes, há diversos lugares para visitar que são encantadores. Nos quatro dias que tivemos por lá, visitamos a Cachoeira de Santa Bárbara, Cachoeira das Capivaras, Cataratas dos Couros, Mirante da Janela, Vale da Lua e a Loquinhas. Cada lugar na Chapada dos Veadeiros possui uma energia diferente, e de acordo com os mais místicos da região, ao visitar as cachoeiras e trilhas, é possível sentir isso em seu corpo, e muitas pessoas sentem mesmo.

 

 

"Acima das experiências vividas, acredito na energia do lugar e do grupo que tornaram essa viagem inesquecível.

As trilhas mais difíceis são inevitavelmente as mais recompensadoras, as pessoas tão solicitas e receptivas junto ao espetáculo da natureza, me fazem acreditar no amor e na bondade ainda existente na sociedade em geral."

(Depoimento de participante da viagem que aconteceu em novembro/2018)

 

 

 

 

A Cachoeira de Santa Bárbara é sempre a mais pedida por todos que vão à Chapada, e realmente o lugar é diferenciado. Só para chegar até lá, é necessário rodar cerca de 80km de carro, depois pegar uma estrada de terra por mais uns 30km, depois pegar uma espécie de pau de arara por mais uns 5km, até o início da trilha, onde tem mais uma caminhada de uns 3kms até o primeiro poço da cachoeira. 

 

Mas depois de chegar ao paraíso que é a Santa Bárbara, todo o esforço de ter acordado as 04hs da manhã e rodado tudo pela Chapada para estar lá, passa!

 

Logo depois de aproveitar muito esse paraíso, seguimos em direção a Cachoeira das Capivaras, que está localizada na mesma região e possui quedas incríveis. 

 

O dia seguinte, foi dia de explorar a Cataratas dos Couros, onde vamos beirando o rio, passando pelas milhares de quedas, corredeiras, cataratas e cânions, sim cânions que possuem uma das vistas mais bonitas da Chapada dos Veadeiros. Na volta há um ponto de parada para banho, mas como a trilha segue o rio, é possível parar em diversos pontos para se refrescar. 

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Chapada dos Veadeiros: A exuberância da natureza e seus mistérios místicos

Chapada dos Veadeiros: 05 lugares que você tem que conhecer

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

 

 

O terceiro dia começou bem tranquilo com a ida ao Vale da Lua, um dos lugares mais emblemáticos da Chapada, porque ali ficamos tentando imaginar como aquelas formações se modificaram ao longo dos anos, e foram passando por diversas transformações. 

 

Mas o dia foi marcado mesmo pela trilha mais intensa e difícil, até o Mirante da Janela, passando pela Cachoeira do Abismo, descendo até o pé do morro, andando uma parte no plano, para novamente subir o morro e chegar até o famoso mirante.

 

Ao chegar, o vento forte na beira do precipício avisa que estamos num dos pontos mais altos da Chapada. De lá, é possível avistar as Cachoeiras dos Saltos de 120 e 80 metros, e as trilhas que chegam até o mirante para visitar essas cachoeiras. 

 

Nada é mais recompensador do que fazer toda a trilha de volta, subindo muitos degraus, passando por diversos obstáculos, com dores nos joelhos, e  no fim poder mergulhar na Cachoeira do Abismo.

 

 

 

 

Por fim o último dia, visitamos a Cachoeira Loquinhas, que possui vários poços de águas cristalinas, e uma trilha suspensa em meio à natureza, visando preservar da melhor forma o meio ambiente. Ao longo da trilha, você pode escolher em qual poço descer e se refrescar nas águas esverdeadas. DICA: Vá direto até o último poço, e na volta vá parando nos poços que deseja. 

 

 

 

 

A realização dessa viagem foi a concretização de um ciclo, que se iniciou lá em 2015 quando fui a primeira vez a Chapada dos Veadeiros, e ali tive inshigts de começar a compartilhar, escrever e criar este blog... e foi nesse mesmo destino que eu pela primeira vez, levei amigos para vivenciar sobre tudo o que sempre falo e tento expressar através da escrita, a experiência pura e única em sua essência.

 

Espero ter te tocado um pouco com essas palavras, e que de alguma forma tenha inspirado você a buscar e seguir os seus sonhos mais íntimos, pois são eles que sempre nos levam ao caminho ideal. E se sentir, venha com a gente em para a Chapada dos Veadeiros, vivenciar momentos inesquecíveis próximo a natureza.  

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload