Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Lençóis Maranhenses: os melhores passeios da região!

“A vida não é medida pelo número de vezes que respiramos, mas pelos lugares e momentos capazes de tirar nosso fôlego.”


A expectativa para chegar aos lençóis maranhenses era alta, por todas aquelas imagens marcantes que estão no nosso imaginário, as borboletas na barriga voavam sem parar e certa ansiedade começava a surgir.


Assim que chegamos, fomos a Lagoa Azul com a agência Vale dos Lençóis, uma das empresas mais experientes da região. E acreditem, não é fácil chegar às Lagoinhas dos Lençóis, é preciso contratar passeios com profissionais qualificados.

DICA: Nunca esqueça o protetor solar, pois o sol é forte, mas por conta do vento, quase não dá para sentir calor. Leve também sua garrafa de água, caso esqueça, os guias sempre passam em um mercadinho para comprar.



QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK



TOUR LAGOA AZUL:


O tour da Lagoa Azul já começa com o guia contando a história do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que foi descoberto em 1980 através de um sobrevoo feito pela Petrobras, onde buscavam gás na região, então começaram a abrir estradas em meio aos cajueiros, jatobás e buritis até as dunas.


O ICMbio proibiu a extração do gás, mas é possível ver o duto até hoje no caminho dos passeios. Com isso, ficaram as estradas de areias, e em 2001, o parque foi aberto à visitação do público em geral.

Depois de sacolejar por mais ou menos uns 40 minutos nas estradas de areia, chegamos à primeira lagoa, e a sensação é de estar no céu, uma paz e bem estar inexplicável. Você ficará uns bons minutos sem acreditar no que está vendo, os olhos brilham, as lágrimas caem, depois que o êxtase passar, você logo vai querer entrar naquela água.


APROVEITE PARA: Tirar uma fotografia para eternizar o momento. Desça sem pressa, curta seus pés afundando na areia clara, sinta o vento no rosto, com um pouquinho de areia, afinal é através do vento que formam aquelas dunas maravilhosas, para mergulhar na água.

Passamos por 3 lagoas até chegar à famosa Lagoa Azul, todas são incrivelmente lindas, em sua maioria, começam bem rasas, semelhante a uma praia, e depois vão afundando podendo chegar a mais de 3 metros de profundidade quando estão cheias, no período de junho à setembro, ou dependendo da quantidade de chuvas no primeiro semestre do ano.

Finalizamos o tour com o pôr do sol, onde de um lado, o sol ia embora, e do outro, a chuva chegava com pingos intensos, trazendo uma alegria indescritível à todos que estavam ali, sentindo o poder da natureza. E na volta, já anoitecendo, e sem sinalização nenhuma, os guias se encontram pelos caminhos até a balsa, para atravessar o Rio Preguiças até Barreirinhas.

Veja também:

Maranhão: São Luís e o charme dos Lençóis!

Bem-Vindos ao Deserto do Atacama!

TOP LIST - Inspiração de Viagem: 10 filmes para viajar sem sair de casa!

08 dicas para Experienciar da melhor forma as suas Viagens!

TOUR CIRCUITO ATINS:

O tour do Circuito Atins sai pela manhã, por volta das 8h e dura o dia todo. É feito em veículo 4x4, conhecido por lá como jardineira, percorrendo cerca de 30km.


A primeira parada é logo no início das dunas, onde se inicia toda a formação delas, com lagoas de coloração verde esmeralda, uma beleza encantadora, e ainda é possível atravessá-las a pé em determinados pontos. Logo, seguimos em direção a Foz do Rio Preguiças, onde há o encontro das águas do rio com o mar.


A Praia de Atins tem mais de 100km de extensão, é completamente deserta e perfeita para um banho de mar. Dali, seguimos para o almoço no restaurante do Sr. Antônio, e em todo o percurso é possível ver o impacto do consumismo desenfreado na natureza. O mar traz lixos como garrafas plásticas, de vidro e muitos outros objetos de todo o mundo, para esta região, através da correnteza. É triste, mas serve de alerta para nos conscientizar e reduzir nossos consumos.

O almoço caseiro é delicioso, com diversas opções de pratos. Depois, aproveite para pedir uma água de coco e descansar no redário que o restaurante oferece.

Logo, o passeio continua para algumas lagoas da região, que possuem a água um pouco mais escuras, mas são lindas da mesma forma. E enfim, retornamos a Barreirinhas.

TOUR CABURÉ:

O passeio para Caburé leva o dia inteiro, é feito em lanchas voadeiras, que descem o Rio Preguiças para explorar a região.

A primeira parada é depois de 40 minutos na Comunidade de Vassouras, um dos passeios mais diferentes da região, onde há interação com macacos super amáveis. Mas é recomendável, não chegar perto deles com comidas, sacolas, ou objetos pessoais, porque eles pegam tudo.


Há muitas paisagens para ver, subindo as dunas, você encontra lagoas, e andando um pouco é possível ver os parques de energia eólica. E o tour continua, com destino a comunidade de Mandacarú, bem lindinha, pequena e simples as margens do rio, com uma população ribeirinha acolhedora, e várias lojinhas de souvenir.





DICA: Não deixe de reparar nas placas que a comunidade colocou por lá, com frases de incentivo a preservação da natureza, afinal preservar é um gesto de amor com Deus. Leia todas as frases e absorva o que elas têm a ensinar.


Andando um pouco, chegamos ao Farol Preguiças, onde está a sede da marinha, e é possível subir 160 degraus até o topo e ter uma visão linda e panorâmica da região. Após a vista, continuamos até a Praia de Caburé, uma pequena península da região, onde é possível alugar quadriciclo e dar um rolê pela praia com seus mais de 100km. E ao final da tarde, retorno para a cidade de Barreirinhas.

Todos os tours que fizemos, foram realizados com a agência Vale dos Lençóis, que possui um atendimento ótimo, são super prestativos, tem muita experiência na região e preços justos.





Com toda certeza conhecer os Lençóis Maranhenses é uma experiência transformadora, é sentir a natureza em sua plenitude, é entender que precisamos estar em harmonia com ela.


E você já visitou os Lençóis Maranhenses? Fez algum desses passeios? Conta aqui nos comentários. (:



SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO