Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Avenida Paulista: O Coração Democrático de SP

04.04.2018

A praia dos paulistas, cheia de prédios, centro financeiro da América do Sul, com muito barulho e centro cultural de São Paulo

 = Avenida Paulista! (:

 

 

Brasileiros de outras cidades muitas vezes não entendem - e já aconteceu com alguns amigos de diversas partes do país, que não compreendem a importância da avenida para a cidade e seus moradores, e logo após conhecerem me perguntaram "tá, e é só isso?" "vamos andar para ver o que?" "não tem nada para ver aqui".

 

Realmente comparado com a Avenida Atlântica no Rio de Janeiro, com vista para o mar carioca, ou com a Avenida Dr. Antônio Gouveia em Maceió, com vista para a Praia de Ponta Verde, quem chega em São Paulo não vai achar nada demais na Avenida Paulista. Mas além de prato cheio para os arquitetos de plantão, o que traz charme e identidade a avenida, são as pessoas e suas tribos, que se encontram por ali e as milhares de atrações que estão sempre rolando. 

 

Inaugurada no final do século XIX, com o intuito de expandir as áreas residenciais da cidade, a Avenida Paulista já foi reduto de diversas mansões dos barões de café da época. Hoje é considerada o coração financeiro - com os arranha-céus mais alto da cidade, e cultural de São Paulo. 

 

A qualquer hora e dia da semana ela sempre está movimentada, com milhares de coisas acontecendo ao mesmo tempo, pessoas para todos os lados, uns indo à faculdade ou escola, outros ao trabalho, uns passeando, outros indo tomar café, uns apenas fazendo sua caminhada matinal no bairro, outros na manifestação, uns indo as suas atividades culturais, enfim.. diversas e todas as possibilidades são consideradas para quem está na Paulista!

 

 

"Não acredito que terei que voltar." Desabafava com a avenida.

E então olhava a Paulista, via sua longevidade, e novamente vinha o pensamento "Não acredito que vou ter que ir embora dessa cidade." E logo vinha um insight do que fazer a seguir.

(a personagem da história morou 4 anos próximo a Avenida Paulista e relata sua conexão com o local).

 

 

 

A melhor forma de conhecer a Avenida Paulista, é a pé. Desça na estação Paulista da linha amarela do metrô, que fica na Av. Consolação e caminhe até o início da Paulista. SE EU FOSSE VOCÊ: Atravessaria para o meio da Avenida, onde está o canteiro central, para tirar uma linda foto com todo o skyline da Paulista de fundo. Mas caso queira evitar andar um pouquinho mais, você também pode descer na estação Consolação do metrô (linha verde), e já sair na Avenida Paulista.

And uma outra ótima opção é ir de bike, pois há ciclofaixa em toda a avenida.

 

DICA: Não, não tem nada de errado! Você entendeu certo, a estação de metrô Paulista (linha amarela) fica na Av. Consolação, e a estação de metrô Consolação (linha verde) fica na Avenida Paulista. Trocadilhos da vida, não é mesmo! (:

 

 

VEJA MAIS: 

Litoral Paulista: 03 praias em São Sebastião para você conhecer e ir já!

Guararema: um passeio de Maria Fumaça pelo Interior de SP

Holambra: a Cidade das Flores no Interior Paulista!

 

 

 

 

AOS DOMINGOS (aberta aos pedestres e ciclistas das 10h às 18h):

 

Recentemente, seguindo os passos do Minhocão e outros locais ao redor do mundo, a Avenida Paulista fica aberta apenas para pedestres aos domingos. 

 

Você mora em São Paulo e ainda não foi a Paulista num domingo? ENTÃO VÁ, URGENTE! (:

 

Porque é literalmente outra cara, outra avenida, com muito barulho e agitação como sempre, mas lotada de barracas de artesanato, ambulantes vendendo de tudo para comer, shows na rua a cada canto da avenida, aulas de ginástica e dança, apresentações culturais, restaurantes e shoppings, e as bikes sempre bem vindas.

 

Escolha um belo domingo de sol, daqueles que todos resolvem sair de casa para aproveitar o calor, e vá caminhar na avenida mais famosa da cidade, eu tenho certeza que você não irá se arrepender. E para isso, veja algumas atrações que você pode visitar enquanto passeia pela Paulista. 

 

 

VEJA AQUI HOTÉIS NA AVENIDA PAULISTA

 

 

 

 

ATRAÇÕES NA AVENIDA PAULISTA:

 

Nunca comentei por aqui, mas não sou a pessoa que mais amo a cidade que nasci, São Paulo. Desde pequena, sempre questionei a correria, os prédios, os carros, e sempre preferi natureza e praia.

 

Mas uma coisa tenho que admitir, em nenhuma das cidades que já tive a oportunidade de visitar aqui pelo Brasil, há tanta opção de coisas para fazer num mesmo lugar. E essa é a melhor parte de morar em São Paulo, porque aqui tem de tudo a qualquer hora do dia ou da noite. Cinemas, teatros, restaurantes, baladas, museus, padarias, barzinhos, shoppings, lojas, bugigangas da China, feirinhas, e muitas outras coisas. Escolha o que mais lhe agrada, and GO explore!

 

Algo bem difícil de ver pelas regiões centrais da cidade, é verde, natureza e árvores, e na Paulista tem! O Parque Trianon é o lugar que você entra, e esquece completamente de que está ao lado da avenida mais famosa e barulhenta da cidade. Com 48.600 metros quadrados de Mata Atlântica, aproveite para relaxar um pouco, em meio a correria da cidade. 

 

 

VEJA MAIS: 

Conheça Regiões e Vinícolas Incríveis pelo Estado de São Paulo

Quinta do Olivardo: A Melhor Casa Portuguesa com Certeza!

Monte Verde: o bate-volta perfeito a partir de SP!

 

 

Se você quiser sentir a sensação, e voltar à Avenida Paulista do século XIX, dos barões do café, vá até à Casa das Rosas, que começou a ser construída em 1928 e tem estilo arquitetônico clássico francês, possui diversas programações literárias, com teatros e músicas.

 

Além de centro financeiro, a Paulista é também uma região cultural da cidade de São Paulo, por ali é possível encontrar diversos centros culturais, museus e exposições. Um dos lugares mais famosos, é o MASP - Museu de Arte de São Paulo, sempre com exposições fixas e outras aleatórias que vão mudando mês a mês, e o seu vão livre, que é palco de diversos acontecimentos políticos da cidade, aos domingos tem feirinha de antiguidades, e é ponto de encontro da galera que está na região. 

 

 

 

 

Há ainda o Itaú Cultural, com exposições, peças de teatro, shows, apresentações literárias, e cursos voltados a diversos temas. O Conjunto Nacional, que foi inaugurado em 1957, com cinema, teatro, exposições, lojas e ainda a maior livraria do país, para os amantes de literatura, que podem passar horas e horas na Livraria Cultura.

 

 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

Já o Reserva Cultural possui teatro e cinema de rua, com uma programação mais voltada aos títulos que estão fora da rota tradicional, priorizando algumas produções francesas. O Caixa Belas Artes, que tinha sido fechado e foi reaberto recentemente, e possui seis salas com capacidade para até 1.050 espectadores. E a Japan House, inaugurada recentemente para promover a cultura japonesa na cidade, por meio de exposições, oficinas e diversos cursos, e além disso, há também um restaurante e cafeteria especializados na culinária japonesa

 

O Instituto Cervantes tem um centro cultural com diversas exposições e produções artísticas dos países de língua espanhola, além da tradicional escola de espanhol. O Centro Cultural Fiesp, que possui vários espaços com apresentações artísticas de fotografias, exposições, festivais e espetáculos teatrais e musicais.

 

Instituto Moreira Salles aberto recentemente, com sete andares cheio de mostras culturais, exposições, seminários, shows, além da livraria e o restaurante. Outro local que está ganhando fama recentemente, é o Mirante 9 de Julho, que possui um café, espaço cultural sempre com diversos eventos, além da bela vista da cidade. 

 

Para quem quer apenas pernear e ver lojas, opções não faltam, além das diversas lojas de ruas, há muitos shoppings e galerias ao longo da avenida. O Shopping Cidade São Paulo, é o mais novos deles, o Shopping Pátio Paulista, está próximo à estação Brigadeiro do metrô, o Shopping Center 3, com feirinhas descoladas, e o Top Center, o único com a Forever 21, entre outros. 

 

 

E depois de andar, não tem nada melhor do que comer algo né rs, e uma opção que eu amo, e a maioria dos paulistas conhecem, é a Bella Paulista, padaria que funciona 24hs de domingo a domingo, com pessoas fechando negócios à amigos que acabaram de voltar da balada, por lá é possível ver de tudo! APROVEITE PARA: Comer o melhor pão na chapa com requeijão da vida! E SE EU FOSSE VOCÊ: Experimentaria o pão de queijo na chapa com requeijão, e depois me conta o que achou. :D

 

Para refrescar, vale a pena conhecer a Alaska Sorveteria, que foi aberta em 1910 e tem toda uma tradição na história da cidade e dos paulistanos. Além disso, há uma decoração toda retro, como se a sorveteria tivesse parado no tempo. 

 

Você conhece os lugares citados no post? Já foi a Paulista aos domingos?

Quais são os lugares que mais gosta na Paulista? 

Comenta aqui embaixo que vou amar saber! (:

 

VEJA POSTS QUE JÁ SAÍRAM NO BLOG PELO ESTADO DE SÃO PAULO:

 

Litoral Paulista: 03 praias em São Sebastião para você conhecer e ir já!

 

Holambra: a Cidade das Flores no Interior Paulista!

 

Guararema: um passeio de Maria Fumaça pelo Interior de SP

 

Conheça Regiões e Vinícolas Incríveis pelo Estado de São Paulo

 

Monte Verde: o bate-volta perfeito a partir de SP!

 

Quinta do Olivardo: A Melhor Casa Portuguesa com Certeza!

 

Conheça o Complexo Turístico Villa Brunholi, em Jundiaí

 

Santos Histórico: Conheça o Museu do Café e o Museu do Pelé

 

 

 

 

UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR: 

 

PARQUE TRIANON:

Endereço: R. Peixoto Gomide, 949 (Altura do nº 1500 da Av. Paulista) - Cerqueira Cesar - Centro - São Paulo.

Funcionamento: diariamente, das 6h às 17h30.

Entrada Gratuita.

 

CASA DAS ROSAS: 

Endereço: Av. Paulista, 37 - Paraíso, São Paulo.

Funcionamento: Terça-feira a sábado, das 10 às 22h; Domingos e Feriados, das 10 às 18h.

Entrada gratuita com ingressos para as exposições.

 

MASP - MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO

Endereço: Av. Paulista, 1578 - Bela Vista, São Paulo.

Funcionamento: Terça a domingo e feriado, 11h às 18h; quinta, 11h às 20h.

Ingresso: R$ 30,00. Estudantes e idosos pagam meia entrada com apresentação de documento.

A bilheteria fica aberta até uma hora antes do fechamento do museu.

Entrada gratuita as terças. (:

 

ITAU CULTURAL:

Endereço: Av. Paulista, 149 - Bela Vista, São Paulo.

Funcionamento: terça a sexta 9h às 20h; sábado, domingo e feriados 11h às 20h.

Entrada gratuita com ingressos para as apresentações.

 

CONJUNTO NACIONAL:

Endereço: Av. Paulista, 2073 - Consolação, São Paulo.

Funcionamento: segunda a sábado das 07h às 22h; domingos e feriados das 10h às 22h.

Entrada gratuita.

 

LIVRARIA CULTURA:

Endereço: Avenida Paulista, 2.073. Bela Vista

Funcionamento: Segunda a Sábado: Das 9h às 22h; Domingos: Das 11h às 20h Feriados: Das 11 às 20h

Entrada gratuita.

 

RESERVA CULTURAL:

Endereço: Av. Paulista, 900 - Bela Vista, São Paulo.

Funcionamento: Dom - Sex 10:00 - 22:00; Sáb 10:00 - 00:00.

Entrada gratuita com ingressos para as apresentações.

 

CAIXA BELAS ARTES: 

Endereço: R. da Consolação, 2423 - Consolação, São Paulo.

Funcionamento: aberto todos os dias.

Ingresso: R$ 9,00 à R$ 30,00.

 

JAPAN HOUSE:

Endereço: Av. Paulista, 52 - Bela Vista, São Paulo

Funcionamento: Terça a sábado - 10 às 22h. Domingos e feriados - 10 às 18h. Segundas: fechado.

Entrada gratuita.

 

INSTITUTO CERVANTES:

Endereço: Avenida Paulista, 2439 - Cerqueira César, São Paulo.

Funcionamento: Segunda a sexta-feira: 08:00 - 21:00; Sábados: 08:00 - 15:00.

Entrada gratuita.

 

CENTRO CULTURAL FIESP: 

Endereço: Av. Paulista, 1313 - Cerqueira César, São Paulo.

Funcionamento: terça a sábado até as 22h, e aos domingos até as 20h. Fechado as segundas.

Entrada gratuita.

 

INSTITUTO MOREIRA SALLES:

Endereço: Av. Paulista, 2424 - Bela Vista, São Paulo.

Funcionamento: de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h; quintas, das 10h às 22h.

Entrada gratuita.

 

MIRANTE 9 DE JULHO: 

Endereço: R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista, São Paulo.

Funcionamento: Ter - Dom 10:00 - 22:00.

Entrada gratuita.

 

SHOPPING CIDADE SÃO PAULO:

Endereço: Av. Paulista, 1230 - Bela Vista, São Paulo.

Funcionamento: Segunda à Sábado 10:00 - 22:00 hrs; Domingos e Feriados 14:00 - 20:00 hrs.

 

SHOPPING PÁTIO PAULISTA: 

Endereço: R. Treze de Maio, 1947 - Bela Vista, São Paulo.

Funcionamento: Segunda à Sábado 10:00 - 22:00 hrs; Domingos e Feriados 14:00 - 20:00 hrs.

 

SHOPPING CENTER 3:

Endereço: Av. Paulista, 2064 - Cerqueira César, São Paulo.

Funcionamento: Segunda à Sábado 10:00 - 22:00 hrs; Domingos e Feriados 14:00 - 20:00 hrs.

 

SHOPPING TOP CENTER:

Endereço: Av. Paulista, 854 - Bela Vista, São Paulo.

Funcionamento: Segunda à Sábado 10:00 - 22:00 hrs; Domingos e Feriados 14:00 - 20:00 hrs.

 

PADARIA BELLA PAULISTA:

Endereço: Rua Haddock Lobo, 354 - Cerqueira César, São Paulo.

Funcionamento: Aberto todos os dias, 24hs.

 

ALASKA SORVETERIA:

Endereço: R. Dr. Rafael de Barros, 70 - Paraiso, São Paulo.

Funcionamento: Dom das 09:00 - 23:30; Seg - Qui 09:00 - 00:00; Sex 09:00 - 01:00; Sáb 09:00 - 02:00.

 

E para quem vem visitar a cidade, vale a pena ficar de olho na programação da cidade. (:

 

*Obs.: Valores baseados de acordo com os preços de Abril/2018, podendo sofrer alterações.

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload