Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

TOP LIST: 46 lugares gratuitos para visitar no Rio de Janeiro!

30.10.2019

Fernando Sabino bem definiu:

“Carioca, como se sabe, é um estado de espírito:

o de alguém que, tendo nascido em qualquer parte do Brasil (ou do mundo) mora no Rio de Janeiro

e enche de vida as ruas da cidade.”

 

(para você se inspirar ao ler este post, e tornar sua experiência ainda mais sensorial, escute a nossa playlist carioca CLICANDO AQUI)

 

 

O Rio é uma cidade totalmente outdoor!

Sempre as pessoas estão fora, conversando, caminhando, aproveitando o pôr do sol ou a praia para colocarem as news em dia e vivenciar algo novo. 

 

A forma como a cidade se comporta é diferente das outras, não sei se você já percebeu mas ela tem um caos mais tranquilo do que São Paulo, por exemplo, e tudo isso leva as pessoas a também se comportarem de formas diferentes quando a visitam. 

 

Separamos aqui alguns lugares super interessantes de serem visitados, e que possuem entrada gratuita, para aproveitar a cidade maravilhosa. Veja: 

 

 

PARQUE PENHASCO DOIS IRMÃOS:

Localizado no Leblon, de seus mirantes é possível avistar a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Corcovado e as praias do Leblon e de Ipanema. São quatro mirantes ao todo e, além disso, há brinquedos, quadras poliesportivas, jardins e as esculturas, em aço desenhadas por Oscar Niemeyer. No parque tem também uma trilha de 1,5km de extensão que leva até o sopé do morro Irmão Menor, próximo ao Morro dois Irmãos. 

Entrada: gratuita

 

CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil):

Assim como o Centro Cultural do Banco do Brasil de São Paulo, no do Rio há diversas exposições, apresentações de danças, peças, cinema e espetáculos. E além de toda a programação, o prédio possui uma arquitetura bem particular, de 1906. 

Entrada: gratuita para as exposições. 

 

 

VISTA CHINESA:

Mirante com arquitetura chinesa que fica localizado no bairro do Alto da Boa Vista. Além da vista surpreendente, está dentro da Floresta da Tijuca, e foi construído pelos imigrantes japoneses que vieram da colônia portuguesa no século XIX. 

Entrada: gratuita

 

 

VEJA TAMBÉM:

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

Arraial do Cabo: O que ver e fazer no Caribe Carioca em 48h

Um dia pela Ilha do Japonês e Praia das Conchas em Cabo Frio

 

 

CAIXA CULTURAL:

Com o intuito de difundir a cultura brasileira, o Caixa Cultural possui programações temporárias, com exposições, mostras de fotografias, e muito mais. 

Entrada: gratuita 

 

 

PISTA CLAUDIO COUTINHO:

A pista Claudio Coutinho fica localizada na Praia Vermelha, ao lado do Pão de Açúcar. Ali é possível caminhar e ter belas vistas da praia, além de poder tomar um banho de mar. A região onde está localizada, no bairro da Urca, é uma área militar, super arborizada e gostosa de passear.

Entrada: gratuita

 

 

FORTE DE COPACABANA:

Um dos locais mais gostosos para visitar ao final da tarde, e logo seguir para o pôr do sol no Arpoador. 

O Forte foi construído no início do século XX para proteger a cidade de possíveis invasores, mas atualmente funciona como um espaço cultural, com museu, exposições, atividades culturais, além da fortificação em si. 

Entrada: gratuita as terças

 

 

PARQUE LAGE:

O Parque Lage está localizado próximo ao Jardim Botânico, além da natureza esplendida na região, o parque tem uma escola de artes, um café e arquitetura incrível para ser apreciada em sua visita. Junto com o Jardim Botânico, é um dos lugares que são mais escolhidos por noivas e grávidas para tirar belas fotos. 

Entrada: gratuita

 

 

MUSEU DO AMANHÃ:

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferenciado, que integra ideias, inshigts e perguntas sobre as grandes mudanças em que vivemos e os diferentes caminhos que se abrem para o futuro.

Entrada: gratuita as terças

 

 

 

 

MURETA DA URCA:

Nas tardes de verão com pores do sol perfeito, a pedida é ir para a Mureta da Urca. Dali é possível ter uma bela vista da baía, dos morros e do Cristo. Além disso, você pode visitar os barzinhos ali próximo, comer um petisco, beber algum drink e simplesmente curtir a vista. 

Gratuito

 

 

MUSEU DAS TELECOMUNICAÇÕES - CENTRO CULTURAL OI FUTURO:

Museu super interativo que permite uma viagem pelo mundo das telecomunicações conectando o passado, o presente e projetando o futuro. 

Entrada: gratuita todos os dias

 

 

ARPOADOR:

Assim como a Mureta da Urca, a Pedra do Arpoador e o Parque Garota de Ipanema, são lugares perfeitos para ir passar o final da tarde, curtir o entardecer e tomar uma água de coco no verão. Aproveite para sentar, relaxar e curtir a cidade maravilhosa em sua melhor versão.

Gratuito

 

 

MUSEU DE ARTE DO RIO (MAR):

O Museu de Arte do Rio traz uma visão panorâmica da história da região portuária e da Pequena África, integrando dimensões históricas e contemporâneas.  

Entrada: gratuita as terças

 

 

ARCOS DA LAPA:

Além de bela obra arquitetônica, ali nos Arcos da Lapa rolam belas tardes e noites de conversas, risadas e trocas com os amigos, sendo um dos lugares mais boêmios da cidade do Rio de Janeiro.

Gratuito

 

 

BIBLIOTECA NACIONAL DO RIO DE JANEIRO: 
Inaugurada em 1910, com arquitetura imponente, escadarias e ornamentação elegantes, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro é um ótimo local para conhecer mais sobre a história do estado. Lá é oferecida uma visita guiada e gratuita onde são passadas informações históricas sobre a Biblioteca, seus acervos, coleções e principais obras, transformando a visita num roteiro cultural.

Entrada: gratuita todos os dias.

 

 

ESCADARIA SELARÓN:

Localizada bem próxima aos Arcos da Lapa, a Escadaria Selarón além de render belas fotos, é uma incrível obra arquitetônica do artista chileno Jorge Selarón, que dedicou a obra como uma homenagem ao povo brasileiro. DICA: visite logo pela manhã, para evitar o local lotado.

Gratuito 

 

 

MOSTEIRO DE SÃO BENTO DO RIO DE JANEIRO: 

Fundado em 1590 o Mosteiro de São Bento, feito de taipa de mão, reconta a história do Rio de Janeiro e principalmente do Brasil, observando todos os detalhes arquitetônicos, é possível perceber o tanto de histórias vividas ali. 

Entrada: gratuita todos os dias. Missa domingo as 10h. 

 

 

JOATINGA:

A Praia da Joatinga é um outro lugar pouco procurado por quem visita a cidade do Rio de Janeiro. Mais afastado do centro tradicional da cidade, é acessível de ônibus, pela estrada do Joá, depois de São Conrado. Lá a entrada é feita por um condomínio fechado, há um estacionamento com poucas vagas (por isso, vá cedo), e depois é só descer pelas escadarias e aproveitar a praia. Vale lembrar que é uma praia com ondas fortes, muito procurada por surfistas. 

Gratuito

 

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DO ARTESANATO BRASILEIRO:

O Centro de Referência do Artesanato Brasileiro possui três andares com amplas áreas de exposições, loja, midiateca, oficinas, auditório, espaços multiuso, café e restaurante. 

Entrada: gratuita 

 

 

GRUMARI:

Outra praia que tem meu coração! Grumari é uma das últimas praias do litoral da cidade do Rio de Janeiro, fica antes da Prainha e para chegar lá você vai passar por belas vistas, só o passeio já vale a pena. 

Além disso, a praia é bem extensa, com pontos onde há ondas fortes, e no canto direito há uma área mais tranquila com restaurantes pé na areia, onde eles assam peixe pescado praticamente na hora. 

Gratuito

 

 

INSTITUTO MOREIRA SALLES:

Além de uma bela arquitetura, com direito à piscina e vista pro Morro Dois Irmãos, o Instituto Moreira Salles, sempre tem exposições, espaços para estudos, cursos, cinema e muito mais. 

Entrada: gratuita para o centro cultural e exposições. 

 

 

PARQUE DAS CATACUMBAS:

Localizado bem próximo a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Parque das Catacumbas possui trilhas em meio à natureza, e belos mirantes com vista para a Lagoa, para o Cristo Redentor e a praia do Leblon.

Entrada: gratuita.

 

 

PAÇO IMPERIAL:

Monumento histórico que foi residência do governador no século XVIII, e atualmente funciona como um espaço multicultural, com música, cursos, seminários, artes visuais e cênicas, além de lojas e restaurantes. 

Entrada: gratuita.

 

 

PARQUE DAS RUÍNAS:

Localizado pelas ladeiras de Santa Tereza, com vista para a baía, a arquitetura da casa principal do Parque das Ruínas é incrivelmente bela. Além da casa principal, com algumas obras e exposições, há espaços com bancos e vista para a cidade maravilhosa. 

Entrada: gratuita.

 

 

MUSEU DA VIDA:

Com o intuito de integrar ciência, cultura e sociedade o Museu da Vida, funciona como espaço de lazer para a comunidade, com o objetivo de proporcionar a compreensão dos processos e progressos científicos e de seus impactos do cotidiano. 

Entrada: gratuita todos os dias.

 

 

MIRANTE DONA MARTA:

Um dos mais procurados e famosos mirantes da cidade maravilhosa, o spot perfeito para os fotógrafos de plantão.

DICA: aproveite para visitar ao nascer do sol, e tirar belas fotos com uma linda vista. 

Entrada: gratuita.

 

 

MUSEU CHÁCARA DO CÉU:

O museu Chácara do Céu foi a antiga residência de Castro Maya, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN),  e atualmente além de alguns cômodos com móveis originais, há também exposições fixas e temporárias. 

Entrada: gratuita as quartas.

 

 

MIRANTE DO LEBLON:

Localizado bem próximo a Avenida Niemeyer, o Mirante do Leblon tem uma vista belíssima de toda a Praia do Leblon, Ipanema e Arpoador, além da bela vista para o Cristo Redentor. Ali você pode se sentar, tomar uma água de coco e apreciar a vista.  

Gratuito.

 

 

MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS AFINS:

O Museu de Astronomia e Ciências Afins é uma unidade de pesquisa do governo que tem o propósito de promover conhecimento cientifico e tecnológico para a sociedade, oferecendo várias atividades gratuitas aos visitantes, como exposições, bibliotecas, palestras, filmes, oficinas, cursos, laboratórios, e até observação do céu em telescópio. 

Entrada: gratuita todos os dias.

 

 

SAMBA DA PEDRA DO SAL:

Tombado como Patrimônio Cultural em 1984, o samba da pedra do sal as segundas-feira, é um programa imperdível para todo visitante, onde é possível reviver e sentir um pouco da cultura tradicional do samba, onde cantaram nomes como Pixinguinha e Heitor dos Prazeres. 

Entrada: gratuita.

 

 

MORRO DA CONCEIÇÃO:

Área de incrível riqueza histórica, o Morro da Conceição em meio à revitalização da região da Praça Mauá, tornou-se uma ótima opção de roteiro fora da rota turística do Rio de Janeiro. É possível chegar tanto pelo Jardim Suspenso do Valongo, pela Pedra do Sal ou pelas ladeiras e escadarias da redondeza. Por lá você pode visitar museus, igrejas, palácios e ter uma vista incrível da Baía de Guanabara e do centro do Rio. 

Entrada: gratuita.

 

 

MUSEU HISTÓRICO NACIONAL: 

Antiga Fortaleza de Santiago e atualmente o Museu Histórico Nacional, é considerado o museu de história do país mais importante, reunindo um acervo de mais de 258 mil itens e uma área de mais de 9.000 metros quadrados entre exposições, galerias, bibliotecas, documentos e muito mais.

Entrada: gratuito aos domingos.

 

 

JARDIM SUSPENSO DO VALONGO:

Construído em 1906 aos moldes dos antigos parques franceses, o Jardim Suspenso do Valongo e o Cais do Valongo é uma importante área de ancestralidade da raiz africana carioca. Além de costumes e tradições, muito da cultura carioca, vem dos antigos moradores da região.

Entrada: gratuita.

 

 

IGREJA NOSSA SENHORA DA GLÓRIA DO OUTEIRO:

Construída na primeira metade do século 18, a Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro era a preferida da família real, e foi a primeira a ser construída em estilo barroco no Rio de Janeiro. 

Entrada: gratuita. Missa aos domingos as 09h.

 

 

TRILHA DA PEDRA BONITA:

Para os aventureiros de plantão, a Trilha para a Pedra Bonita é uma das mais conhecidas da cidade. Apesar da subida íngreme, a trilha é considerada de nível leve e demora cerca de 30 minutos para chegar até a Pedra. Lá de cima é possível ver a Praia de São Conrado, o Morro Dois Irmãos, Pedra da Gávea, Barra da Tijuca, Floresta da Tijuca e outras áreas da zona sul. 

Gratuito.

 

 

IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO DA ANTIGA SÉ:

Localizada na famosa Praça XV, a Igreja Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé foi tombada como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, e foi totalmente construída em estilo rococó. 

Entrada: gratuita. Missa aos domingos as 11h.

 

 

PRAIA DO SECRETO:

Depois do boom em 2018, a Praia do Secreto não ficou mais tão secreta assim, mas ainda assim é um local fora do roteiro turístico básico do Rio de Janeiro. Além disso, o local rende belas fotos, e para conseguir as melhores, opte por ir ao nascer do sol, ou no pôr do sol. DICA: quando for, não esqueça de verificar a maré, caso esteja muito alta, o local fica bem perigoso. 

Gratuito.

 

 

CASA DE CULTURA LAURA ALVIM:

A Casa de Cultura Laura Alvim é um centro cultural à beira-mar com cinema, teatros, galeria de arte, museu, e salas de aula para cursos. 

Entrada: gratuita todos os dias (programação com ingressos à parte).

 

 

CASA FRANÇA BRASIL:

Primeiro registro do estilo neoclássico no Rio de Janeiro, a Casa França Brasil foi palco de importantes eventos pela cidade. Hoje a casa é um polo de cultura e referência em arte contemporânea, com cursos, palestras, seminários e muito mais. 

Entrada: gratuita.

 

 

FEIRINHA DE ARTESANATO DE COPACABANA:

Democrática e livre para todos a Feirinha de Artesanato de Copa acontece de segunda a sábado todas as noites no calcadão de Copacabana, expondo seus mais belos artesanatos, como souvenirs, artigos em couro, cangas, biquínis personalizados, quadros e muito mais. 

Gratuito.

 

 

IGREJA NOSSA SENHORA DA CANDELÁRIA:

Uma das igrejas que mais recebem visitantes anualmente, a Igreja Nossa Senhora da Candelária é considerada patrimônio histórico, religioso e cultural do estado do Rio de Janeiro.

Entrada: gratuita.

 

 

LAGOA RODRIGO DE FREITAS:

Local perfeito para caminhar, correr ou simplesmente sentar e espairecer, se conectando com a natureza ao redor da Lagoa. Além das áreas de vegetação, também é possível curtir alugando uma bike ou até um pedalinho para passear pelas águas da lagoa mais famosa do Rio de Janeiro.

Entrada: gratuita.

 

 

 

 

CATEDRAL SÃO SEBASTIÃO DO RIO DE JANEIRO:

A grandiosa obra em estilo modernista brutalista da Catedral São Sebastião do Rio de Janeiro, chama a atenção de todos que passam pelo centro e atualmente é uma das igrejas mais importantes da cidade. 

Entrada: gratuita. Missa aos domingos as 10h. 

 

 

FEIRA DO LAVRADIO (FEIRA DO RIO ANTIGO):

Desde 1996, todo primeiro sábado do mês é dia de feira do Lavradio! Com antiguidades, que vão desde vitrolas, até jovens criativos empreendedores que fabricam itens de design arrojados como roupas e quadros. 

E se bater a fome é só seguir até a Praça Tiradentes para experimentar todos os pratos servidos ali mesmo. 

Entrada: gratuita. 

 

 

MUSEU NACIONAL DE BELAS ARTES:

O Museu Nacional de Belas Artes é uma das instituições mais importantes do país dedicada à conservação de obras de produção artística brasileira. Hoje o acervo possui mais de 70 mil itens de vários períodos da história da arte e da contemporaneidade. 

Entrada: gratuita aos domingos.

 

 

BOULEVARD OLÍMPICO:

A Orla Conde conhecida como Boulevard Olímpico foi um espaço completamente revitalizado para as Olimpíadas do Rio de 2016, e que ganhou milhares de atrativos. A Orla tem cerca de três quilômetros de extensão, onde você pode ir andando para apreciar todas as belezas, e voltar de VLT, o bondinho mais moderno do Rio.

Gratuito.

 

 

 

ESPAÇO CULTURAL DA MARINHA:

O espaço cultural da marinha possui atrações incríveis como submarinos, helicópteros e carros de combate, que ficam expostos aos visitantes. 

Entrada: gratuita as terças, podendo comprar ingresso para o passeio marítimo ou ilha fiscal.  

 

 

E você, qual desses lugares já visitou e foi o que mais gostou de experienciar no Rio de Janeiro? 

Conta aqui nos comentários. (:

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload