Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Seja Bem-Vindo à Florianópolis!

10.09.2019

E foi assim...depois de uma pequena reunião em família, ficou decidido...

 

Iriamos para Florianópolis na semana seguinte, assim mesmo, sem planejar e nem reservar nada.. em plena alta temporada.

Era janeiro de 2009 e nas rádios de Santa Catarina só tocava Papas da Língua, e sua famosinha Oba Oba...

e isso não saiu de mim até hoje, ainda bem, porque virou herança e lembrança desses dias tão especiais que iam mudar a minha vida... 

 

Obrigada Papas da Língua por ter criado essa memória afetiva em mim..

e que hoje, dez anos depois, posso sentir os mesmos sentimentos daqueles dias de verão em Floripa,

e que de alguma forma possa passar a diante tocando outros corações...

 

 

 

 

Me lembro como se fosse ontem...chegando pela primeira vez em Floripa, indo em direção ao sul da ilha, sem nem ter uma pousada reservada. Paramos em alguns hostels bem roots, que tocavam Bob Marley, mas nada de vagas, nem para passar a noite. Dali seguimos em direção ao norte, e achamos uma pousadinha para pernoitar em Canasvieiras. Ainda bem!! (:

 

Florianópolis é uma cidade multifacetada. No centro você encontra trânsito, carros, barulho, shoppings. Em menos de trinta minutos ao sul de carro, já parece que está em outro lugar completamente diferente, calmo, com muito verde, pastos e animais. Já em direção ao norte da ilha, existe uma agitação nos centros das praias, e ao leste um clima mais good vibes.

 

 

CONHEÇA O PROJETO VIAJANDO COM PROPÓSITO

 

 

A cidade vai ter a cara que você desejar dependendo de onde ficar. Floripa funciona como uma grande ilha, com diversos pequenos centros para viver, ou conhecer. No centro tem tudo que necessita, o sul é a região mais calma, a parte leste da Lagoa da Conceição é mais roots, e já o norte é onde está toda a agitação. 

 

Se você passar um dia na Lagoa da Conceição, curtindo a tarde andando na Avenida das Rendeiras e vendo a feirinha aos finais de semana; e passar um dia em Jurerê ou Canasvieiras, no norte da ilha, vai sentir o clima totalmente diferente, e mais agitado e badalado ao norte. 

 

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

Curitiba: Roteiro de 48 horas para conhecer a Capital Curitibana

Foz do Iguaçu e os Encantos da Tríplice Fronteira

Não é simplesmente uma viagem para a Chapada dos Veadeiros!

 

 

E hoje - janeiro de 2019, em minha sexta visita, escrevo aqui do sótão do quarto da casa azul, com vista para a Lagoa...e mal posso esperar pelas próximas visitas.. 

 

Para chegar a ilha, basta voar para o Aeroporto Internacional Hercílio Luz, que fica dentro da ilha, mais ao sul. Ou de carro, através da BR 101, pegando a BR 282, para entrar na ilha pela Ponte Pedro Ivo Campos. Além disso, também é possível chegar de ônibus rodoviário.    

 

Como a ilha é bem extensa - com cerca de 60 kms de extensão, e há poucas vias de saída para os pequenos centros (Canasvieiras, Lagoa da Conceição, Ingleses, Jurerê, Barra da Lagoa), normalmente as pessoas não saem de seus centros para visitar outros centros de noite, por exemplo, pelo trânsito. O que acontece muito é das pessoas passarem o dia em alguma praia, e já aproveitar o dia e a noite, para evitar tantos deslocamentos, e pelo fato de cada um estar identificado com sua "tribo".

 

Os principais pratos que você irá encontrar, é à base de peixe, com muitas opções. Um dos mais famosos e tradicional é a Sequência de Camarão do Mercadão, que vem camarão no bafo, no alho, a milanesa, frito e cozido, acompanhando arroz e pirão. Outro típico é a Anchova Grelhada na Av. das Rendeiras, que acompanha arroz e batata sauté, e normalmente são todos pescados na Lagoa ou nas praias próximas. 

 

 

Já mais ao sul em Ribeirão da Ilha, há uma tradição manezinha de pesca e cultivo de ostras, onde também é possível encontrar de todas as formas, in natura, ao bafo, gratinada, ao alho e óleo, com vinagrete e muito mais, e pratos com diversos outros tipos de frutos do mar.

 

A cidade não é tão voltada as compras com outlets e muitas lojas, por conta de ser mais praiana, relax e as pessoas estarem em busca de se distrair e curtir os dias por ali.

Já a night, reserva muitas opções com baladas no centro da ilha e até em pequenos centros como Lagoa, Jurerê e Canasvieiras. Ou então barzinhos, que também é possível encontrar por todas as partes, ou ainda aquela night mais out, juntando os amigos, indo pra beira da lagoa, pegando um violão e curtindo o clima. 

 

Floripa é assim, super diversificada! E em cada parte, você vai encontrar pessoas, tribos e vibes diferentes, então aproveite para desbravar a Ilha da Magia, suas milhares de facetas, histórias e lendas. E depois não esquece de contar pra gente como foi (:

 

 

 

 

VEJA TAMBÉM: 

FLORIPA: 14 lugares Imperdíveis (óbvios e outros nem tanto) para você conhecer na Ilha da Magia

Lagoa: o lugar mais eclético de Floripa

Guarda do Embaú: o Paraíso Escondido de Santa Catarina

 

 

UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR:

 

Aeroporto Internacional Hercílio Luz

Endereço: Av. Dep. Diomício Freitas, 3393 - Carianos, Florianópolis - SC, 88047-900

Tel.: (48) 3331-4000

 

Terminal Rodoviário Rita Maria

Endereço: Av. Paulo Fontes, 1101 - Centro, Florianópolis - SC, 88085-000

Tel.: (48) 3212-3100

 

 

 

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload