Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Guarda do Embaú: o Paraíso Escondido de Santa Catarina

05.02.2019

 

 

"Rio da Madre, Guarda do Embaú, Santa Catarina..Santa Catarina.."

 

 

Mini paraíso localizado entre a Ilha de Florianópolis e a Praia da Rosa, a Guarda do Embaú encanta à todos que a visitam. 

Não teria como ser diferente, com um centrinho cheio de lojas estilosas à lá Bali, restaurantes com culinária voltado aos peixes e frutos do mar, trilhas e praias com belas ondas pros surfistas. 

 

Para chegar, basta descer no aeroporto mais próximo, que é o de Florianópolis. De lá, é necessário sair da ilha pela BR 101 sentido Porto Alegre, e logo haverá placas indicando para a Praia da Guarda do Embaú, distante cerca de 65km do aeroporto. 

 

 

 

 

Há apenas uma via principal de entrada na Guarda, onde já é possível observar as lojinhas místicas com acessórios vindos diretamente de Bali - os acessórios em prata valem ser conferidos; outras com roupas feitas artesanalmente, e pelo centrinho, há diversas opções de restaurantes, hamburguerias e bares para todos os gostos, como o Big Bamboo, o Mané Siri Restaurante, Restaurante Guardião, Garapeira Frutos do Mar, e claro, o famoso sorvete tailandês, da Cold Stop de sobremesa. 

 

Logo de cara pra quem chega na praia parece confuso, porque o Rio da Madre corta a Praia da Guarda do Embaú, ou seja, do lado direito do rio para chegar na praia é necessário atravessá-lo de barco - R$ 4,00 reais por pessoa o trecho, ou a nado - o que em dias de maré baixa é totalmente possível. Já pela margem esquerda do rio, é possível chegar a praia, por uma trilha leve e rápida. 

 

 

As folhas trazem uma leve sombra no início da trilha, logo ali onde estão os rippies vendendo seu artesanato e tocando um reggae, e onde está uma bela homenagem ao Ricardinho dos Santos. Logo ao lado, é possível ter uma vista do rio, dos barcos atravessando e a praia lotada. A trilha continua pelo meio da natureza, e logo é possível ver o mar da Guarda e suas ondas, isso senão pegar um pequeno trânsito na trilha em dias de praia lotada. rs

 

 

VEJA TAMBÉM:

FLORIPA: 14 lugares Imperdíveis (óbvios e outros nem tanto) para você conhecer na Ilha da Magia

Curitiba: Roteiro de 48 horas para conhecer a Capital Curitibana

Foz do Iguaçu e os Encantos da Tríplice Fronteira

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

 

 

As praias são para quem curte pegar ondas! Dependendo do dia e dá maré é super tranquilo entrar para refrescar do calor da Guarda, mas sempre terão os surfistas para mostrar o quanto a praia é realmente bem conhecida por isso. Mas não precisa se preocupar, todas possuem guarda-vidas. (:

 

DICA: Vale a pena conferir no relatório de balneabilidade - FATMA, quais as condições das praias e águas locais - disponível para todo o estado de Santa Catarina. E também se atente as bandeiras que demarcam as praias da região, e os locais que são permitidos entrar ou não. 

 

A tarde é sempre reservada para a praia e o pôr do sol, que é possível ver tanto da beira do Rio da Madre, quanto do alto do Costão. SE EU FOSSE VOCÊ: Seguiria em direção ao Costão - morro do lado esquerdo da praia, subiria a trilha para a Prainha para apreciar a vista lá de cima. Explore todo o local, e desça contornando-o, voltando pelas pedras. Tenho certeza que não vai se arrepender das vistas e as fotos ficarão incríveis!

 

Tire um dia para ir até a Prainha - praia que fica depois do Costão, seguindo a trilha demarcada nas montanhas. As ondas são forte, mas ela é bem mais privativa, perfeita para escapar de um dia de feriado ou final de semana lotado na praia da Guarda. Ao final da Prainha - no canto esquerdo, há uma outra trilha onde é possível chegar até o Vale da Utopia, o lugar que todos que passam pela Guarda querem conhecer ou acampar por lá.

 

Seguindo a rua principal da Guarda, você chega ao centro da Praia da Pinheira, onde estão a Praia de Baixo e a Praia de Cima, que super vale a pena serem visitadas, principalmente essa última. Para quem gosta de praias mais calmas, mar azul e ondas leves, a Praia de Cima é perfeita para curtir e relaxar.

 

Além disso, em seu canto direito está uma outra trilha para chegar ao Vale da Utopia, bem mais tranquila que a primeira opção. Basta subir o morro, seguindo a trilha, e assim que começar a descer... logo chegará ao paraíso. Lá a praia de águas esverdeadas possuem ondas suaves, uma vista incrível de todo o Vale, e ao fundo, há os animais que ficam no pasto, o bar e as barracas de acampamento da galera hippie da região.

Vale a pena ir cedo e ficar o dia, ou pelo menos uma manhã. DICA: Aproveite para utilizar o app Maps.me para ver toda a rota da trilha.

 

 

 

 

A noite a vila toma outra forma, de lojinhas temáticas para bares super animados e com muita música ao vivo. Normalmente todos os dias da alta temporada - de janeiro até o carnaval, e mais animado aos finais de semana, há shows ao vivo pelo centrinho nos bares e restaurantes. A cada dia a programação vai mudando e passando por todos os gostos e estilos musicais, mas o mais apreciado por lá, é o reggae e músicas com vibes praianas.

 

Vale a pena dar uma volta, conferir a programação de todos e escolher o que mais te agrada! DICA: Vale a pena conferir os shows que tem no @antoniopescadorguarda, e ao lado no @brincartedaguarda, sempre com programações diferenciadas e cantores independentes. Além desses, na beira do rio, estão os mais animados, onde sempre rolam shows, o Tuca's Bar e Los Frick e o Birutas Bar.

 

Essa quarta experiência de voluntariado foi muito intensa em todos os sentidos, porque trabalhei demais, aproveitei demais, senti raiva, senti dores físicas e emocionais, senti saudades (e ainda sinto), senti a felicidade de fazer amizades incríveis e super conectadas com a minha essência, senti tudo muito aflorado e sou totalmente agradecida por poder vivenciar tudo isso.

Muito obrigada Guarda do Embaú por tudo que foi compartilhado. (:

 

 

“Por aqui a energia é diferente e intensa.

Você chega e só quer estar lá fora, vivenciando tudo que for possível, compartilhando momentos com as pessoas,

em meio à natureza, em uma roda de violão na beira do rio, nas trilhas, nos diversos shows gratuitos todas as noites de verão,

no Costão, na Prainha, nas dunas...tudo o que fez realmente experienciar nos dias em que estive na Guarda do Embaú.”

 

 

UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR:

 

AEROPORTO DE FLORIANÓPOLIS: 

Endereço: Av. Dep. Diomício Freitas, 3393 - Carianos, Florianópolis - SC, 88047-900

 

BIG BAMBOO: 

Endereço: R. Candida Maria dos Santos, 48 - Guarda do Embaú, Palhoça - SC, 88139-470

Funcionamento: Todos os dias das 11h30 às 23h30

 

MANÉ SIRI RESTAURANTE:

Funcionamento: Todos os dias das 10h às 23h

 

RESTAURANTE GUARDIÃO: 

Endereço: R. Candida Maria dos Santos, 27 - Guarda do Embaú, Palhoça - SC

Funcionamento: Todos os dias das 10h às 00h

 

GARAPEIRA FRUTOS DO MAR: 

Endereço: R. Candida Maria dos Santos - Enseada da Pinheira, Palhoça - SC

Funcionamento: Todos os dias das 11h às 22h

 

TUCA'S BAR E LOS FRICK:

Endereço: Rua da Praia - Guarda do Embaú, Palhoça - SC, 88139-453

 

BIRUTAS BAR: 

Endereço: Rua da Praia - Guarda do Embaú, Palhoça - SC, 88139-453

 

ANTONIO PESCADOR GUARDA: 

Endereço: Rua Hercílio Nicolau dos Santos, 252 - Guarda do Embaú

 

BRINCARTE DA GUARDA:

Endereço: Rua Hercílio Nicolau dos Santos, 280 - Guarda do Embaú

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload