• Juliana Santos

Deserto do Atacama: as Lagunas Escondidas e o Pôr do Sol na Laguna Chaxa


Um dos lugares mais esperados para ser conhecido no Deserto do Atacama é sem dúvidas as Lagunas Escondidas de Baltinache. E realmente quando olhamos as fotos do instagram, é de impressionar a cor da água nas lagunas em contraste com o branco do sal.

Esse é um daqueles passeios que são feitos em uma manhã, porque fica bem próximo de San Pedro do Atacama e dá para aproveitar com mais tranquilidade todas as oportunidades de banho nas águas salgadas.

Localizadas à 2.500 metros de altitude, as Lagunas Escondidas são um conjunto de sete lagunas - lagoas com a concentração muito alta de sal, e em apenas duas são permitido entrar e tomar banho, a primeira e a última.

DICA: quando chegar lá, caminhe até a última laguna e tome banho nela, que acaba ficando mais "privativa" porque a maioria das pessoas ficam na primeira laguna aberta à banho.

As caminhadas entre uma laguna e outra, são os espaços de respiro para o encantamento com as paisagens surpreendentes que o deserto proporciona. Aproveite para entender um pouco e se questionar sobre a formação dessas lagunas, no meio do deserto mais seco e árido do mundo.

Conforme vai caminhando, vai percebendo que a cada laguna que você passa, elas vão ficando mais lindas e fotogênicas.

As cinco lagunas pelo meio do percurso de cerca de três quilômetros, são para realmente serem admiradas e fotografadas. E inclusive, há placas para não chegar muito próximo à beira para não degradá-las.

E esse é um dos motivos por não poder entrar em todas elas, e por sempre termos um cuidado mais apropriado ao visitar locais como esses, onde é importante não passar protetor solar, ou esperar ele absorver completamente na pele, se possível até tomar uma ducha antes de entrar na água, para tirar todo o excesso de suor do corpo, entre outras coisas, para conseguir preservar mais o local.

VEJA TAMBÉM:

Bem-Vindos ao Deserto do Atacama!

Vulcão Lascar: Como subir o Vulcão mais Ativo do Deserto do Atacama!

Deserto do Atacama: os Gêisers, o Trekking de Guatin e as Termas de Puritama!

Glamping: Já Pensou em ter a Experiência de Acampar com Conforto?

Após a experiência de boiar sem esforço na água salgada das lagunas, há banheiros com ducha para continuar o dia ou voltar para San Pedro.

E um outro passeio que também é feito em meio período é o da Laguna Chaxa, que fica à 62km de San Pedro, dentro da Reserva Nacional Los Flamencos, perfeito para apreciar o pôr do sol.

A Laguna Chaxa está a cerca de 2.300 metros de altitude e possui uma área de 320.000ha unindo as Lagunas Burro Muerto, Chaxas e Barros Negros.

Ao chegar é possivel observar as paisagens se modificando de acordo com o entardecer, mudando as cores das crostas de sal, que são geradas pela constante acumulação de cristais produzidos pela evaporação das águas subterrâneas de intensa carga salina.

Não é possível chegar muito perto dos milhares de flamingos que você verá por lá, porque também é necessário preservar a reserva, mas só de vê-los em seu habitat natural é incrível.

Por ser uma região muito árida e com uma vegetação muito escassa que só se mantém nas margens do Salar, é possível ver três tipos diferentes de flamingos, os Parina Grande, os Parina Chica e os Flamenco Chileno.

Aproveite para caminhar pelos acessos permitidos e observar a natureza exuberante do local. Ao final da tarde, as cores entre tons alaranjados vão ficando cada vez mais intensas e fortes, fazendo com que se reflitam nas águas salobras das lagunas, deixando as paisagens ainda mais encantadoras.

E você já conhece as Lagunas Chaxa e as Escondidas de Baltinache?

Como foi a sua experiência por lá?

#DesertodoAtacama #Destino #experiências #destino #experiência #experiênciasautênticas #experiênciaturística #lagunasescondidas #lagunachaxa

0 visualização