Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Turismo Responsável e Consciente!

Quando você visita um lugar, consegue enxergar que sua visita gera impactos? Tanto positivos, quanto negativos, e tomando consciência sobre isso, nós conseguimos ter uma melhor percepção sobre as nossas ações e atitudes em nossas viagens.


O turismo é uma atividade que gera impactos, e isso é um fato!

Quando nós chegamos em um lugar, levamos nossos costumes, hábitos, tradições e consequentemente, conhecemos alguns moradores. Esse lugar e esse morador, podem ser afetados positivamente com a sua visita. Integrando novos hábitos no dia a dia dele, tendo novos conhecimentos que ele pode compartilhar com sua família, entre muitos outros exemplos positivos deste impacto. Sem contar todos os impactos positivos econômicos.



Pessoalmente, para mim Juliana, não há nada mais rico do que esse impacto positivo da troca.

Diversas vezes eu já viajei e aprendi tantas coisas novas que acabei integrando em meu dia a dia, como pratos das culinárias locais, como a Mojica de Pintado da Chapada dos Guimarães, como o Pebre de Santiago do Chile.


E essa novidade não fica só no fato de fazer o prato em si, mas já aguça a curiosidade de saber quem ensinou, como é consumido e até quais as histórias que permearam todo aquele aprendizado, o que por sinal, acaba enriquecendo a experiência em si.


E por um outro lado, existem diversos impactos negativos que também estão presentes quando fazemos essa atividade, e que em grande parte, nos sabemos quais são, e que é o principal ponto deste post, mostrar alguns principais, para que nos atentemos em nossas próximas viagens, certo?

Se liga na lista abaixo:


- Degradação do meio ambiente;

- Alimentação de animais nativos;

- Jogar lixo nas matas locais;

- Jogar lixo orgânico (como cascas de banana), no meio visitado (porque não é uma planta nativa do local);

- Levar para casa objetos que pertencem a natureza, porque além de modificar a paisagem, você acaba tirando a oportunidade dos próximos visitantes de verem aqueles objetos em seus lugares nativos;

- Degradação da flora e fauna;

- Grandes quantidades de pessoas em locais que não tem como conseguir receber grandes números, entre muitos outros impactos.


Os impactos sempre irão acontecer, tanto positivos ou negativos, a questão é como lidamos com isso, se prezamos por um turismo mais consciente e responsável, com a natureza e diversos lugares que nos recebem tão bem.


Você já se atentou para isso em suas viagens?

Consegue identificar outros impactos positivos ou negativos?

Conta aqui nos comentários (:


SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO