São Paulo e o Movimento Multicultural no Centro da Cidade
Que São Paulo é uma cidade multicultural, o mundo inteiro já sabe...mas o que vem de novo junto com tudo isso é um movimento especialmente concentrado no centro histórico da cidade.
Uns cinco anos atrás a grande maioria dos moradores, tinham medo de andar pelo centro da cidade, e muitos ainda possuem, mas essa é uma consciência que vem crescendo muito desde então.
Hoje (claro que mudou muito neste período de pandemia) é possível ver um avanço neste sentido, onde os moradores tem ocupado mais esses espaços, e podemos perceber isso também através de diversos eventos que acontecem no centro da cidade, como os blocos de carnaval e a virada cultural, por exemplo.

A partir desta mudança interna, dentro da própria cidade, é possível perceber o quanto o centro da cidade, tem se tornado esse espaço de acolher e integrar povos e diversos tipos de pessoas, sem julgar ou criticar.
Então assim como em diversas outras cidades do mundo, existem prédios que foram ocupados, como na própria Rua do Ouvidor, existem espaços e regiões onde encontram-se determinados grupos de refugiados, há festas à céu aberto jogando a cidade ao clima mais out e diversificado, trazendo à ela uma contemporaneidade maior.
E que inclusive esse movimento trouxe também todo o processo de gentrificação ao centro da cidade, fazendo com que diversos espaços se tornassem revitalizados, melhorados e valorizados.
Esse era um movimento que vinha sentindo da cidade de São Paulo, um movimento bonito, fluído e que estava trazendo diversas novas formas de ver a vida, mas ai chegou a pandemia e deu uma segurada em tudo isso.
Que é algo que acredito que pós pandemia, cada um de nós que estávamos percebendo esse movimento, vai ter a oportunidade de observar novamente, e também aproveitá-lo mais ainda.
E você, já tinha percebido esse movimento no centro histórico de São Paulo?
Você já se permitiu explorar e conhecer o centro de São Paulo?