Olinda e Seus Encantos: Saiba o que visitar por lá!
Estar aqui em pleno ápice do verão com sol à pino, é poder sentir todo o frisson do Brasil e brasileiros.
Lugar cheio de vida, cultura, gastronomia, histórias e muito... mais muito frevo!
Vá: se curtir subir e descer ladeiras andando (:
Não vá: se não tiver afim de calor!

Olinda é um local realmente encantador! Não é a toa que milhares de pessoas, padres e seus primeiros moradores escolheram esse lugar para viver. Do alto da Igreja da Sé você tem a resposta: a vista mais exuberante da cidade e com Recife ao fundo, com coqueiros, igrejas adornadas em ouro e um mar mais que espetacular.

Tudo isso ali... de graça para ser visto e sentido, sem nem começar a andar pela cidade. Olinda está a cerca de 10km de distância do centro da capital pernambucana, facilmente acessível de carro e ônibus, a partir do centro de Recife.
O primeiro passo para explorar a região é chegar pelo Centro Histórico, deixar o carro e andar a pé para desvendar cada canto, observando os casarios históricos, os ateliês, os museus, as igrejas em estilo barroco, os conventos e as paisagens exuberantes.
Fundada em 1535, o Centro Histórico de Olinda é considerado Patrimônio Mundial da UNESCO, por todo seu conjunto arquitetônico, urbanístico e de paisagens, que serviu desde o século XVI como um dos pólos mais importantes da indústria da cana-de-açúcar.
VEJA TAMBÉM:
Recife: 02 dias para desvendar a Veneza Brasileira
Porto de Galinhas: 07 Coisas para você fazer no Paraíso dos Coqueiros
Com mais de 20 igrejas de arquitetura barroca, e além disso, conventos e capelas, a mais famosa é a Igreja da Sé, construída em 1537, que também funcionava como um colégio jesuíta. Outras importantes são: o Convento de São Francisco, construído em 1582 e também a Igreja do Carmo, de 1580. A cidade ainda conta com diversos edifícios públicos que datam do século XVII ao XIX, com galerias de artes, museus, restaurantes e lojas.

Ao caminhar pelas ruas da cidade, observar a arquitetura e tentar entender um pouco da história, tradições e cultura ali vista, ainda é possível olhar pelo fundo das casas, e ver o mar azul lá por trás, dando um caráter único à cidade. Logo você verá artistas de rua mostrando sua arte, algumas barracas com artesanatos locais e pratos típicos da culinária pernambucana, como a tapioca.
Se você visitar a cidade em meados de janeiro - um pouco antes do carnaval, se prepare porque sempre rolam prévias de carnaval pelas ladeiras de Olinda. E aí vale lembrar, que é um carnaval fora do comum, com muitos bonecos gigantes e frevo, que também é considerado Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO.
Ali pela Rua Bispo Coutinho, vários lugares merecem uma visitinha, como a Casa dos Bonecos Gigantes de Olinda, o Museu de Arte Sacra de Pernambuco, o Mercado de Artesanato do Alto da Sé e as lojinhas, o Elevador Panorâmico de Olinda e se tiver a fim de sambar, vale conhecer a escola de samba G.R.E.S Preto Velho ao final da tarde para curtir o entardecer com vista de Recife.
Para o início da noite, por ali há vários restaurantes e barzinhos - com vistas inclusive, como o Beijupirá, o Patuá, a Casa de Noca, o Muvuca Food Park - com food trucks, e o Bodega do Véio.
O mais recomendado em Olinda é ir conhecendo aos poucos e de acordo com seu ritmo e do que gosta, e ir curtindo a vibe do lugar que é extremamente incrível.

UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR:
CASA DOS BONECOS GIGANTES DE OLINDA:
Endereço: R. Bpo. Coutinho, 780 - Carmo, Olinda - PE, 53120-130
Funcionamento: aberto todos os dias das 09h às 18h.
MUSEU DE ARTE SACRA DE PERNAMBUCO:
Endereço: R. Bpo. Coutinho - Carmo, Olinda - PE, 53030-000
Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 16h45.
MERCADO DE ARTESANATO DO ALTO DA SÉ:
Endereço: R. Bpo. Coutinho, 669 - Carmo, Olinda - PE, 53120-130
Funcionamento: aberto todos os dias das 09h às 18h.
ELEVADOR PANORÂMICO DE OLINDA:
Endereço: R. Bpo. Coutinho - Carmo, Olinda - PE, 53030-000
Funcionamento: aberto todos os dias das 08h às 17h.
Ingresso: R$ 8,00 por pessoa.
G.R.E.S. PRETO VELHO: Endereço: R. Bpo. Coutinho - Carmo, Olinda - PE, 53030-000
BEIJUPIRÁ:
Endereço: Rua Saldanha Marinha, s/n, Alto da Sé - Amparo, Olinda - PE, 53020-210
Funcionamento: Segunda e de quarta a sábado das 12h às 00h. E domingo das 12h às 17h.
PATUÁ:
Endereço: R. Bernardo Vieira de Melo - Carmo, Olinda - PE, 53020-080
Funcionamento: terça e quarta das 11h às 15h, de quinta a sábado das 11h às 15h e das 18h às 22h, e domingo das 11h às 15h.
CASA DE NOCA:
Endereço: R. da Bertioga, 243 - Bonfim, Olinda - PE, 53120-120
Funcionamento: de quinta a domingo das 11h às 23h. De segunda a quarta das 11h às 15h, e das 18h às 23h.
MUVUCA FOOD PARK:
Endereço: 710, R. Catulo da Paixão Cearense, 678 - Jardim Atlântico, Olinda - PE, 53050-090
Funcionamento: quinta das 18h às 22h, sexta das 18h às 23h, sábado das 17h às 23h, domingo das 17h às 22h. Segunda, terça e quarta fechado.
BODEGA DO VÉIO:
Endereço: R. do Amparo, 212 - Amparo, Olinda - PE, 53025-080
Funcionamento: todos os dias das 10h às 23h (revisar).