Costa dos Corais: um Roteiro pela Costa Litorânea mais Bonita do Brasil!
Se eu puder te dar alguma dica sobre viagens, literalmente é: CONHEÇA A COSTA DOS CORAIS!
Simples assim (:
Mas antes gostaria de te fazer um convite...
Coloca o celular no modo avião, pega lá na cozinha uma pipoquinha e bota uma música de fundo..
pra criar um momento somente seu, com a sua atenção totalmente voltada a experiência que será compartilhada aqui.
Esperamos que você goste e que te inspire (:
São 120 quilômetros de um litoral totalmente banhado de corais, recifes, peixes e uma área repleta de vida marinha, inclusive faz parte de uma APA (Área de Preservação Ambiental).
A região da Costa dos Corais está entre o município de Tamandaré, no estado de Pernambuco, e a capital do estado de Alagoas, Maceió.
Em alguns trechos, você pode baixar os vidros do carro, e sentir a brisa do mar da BR, com os infinitos tons de azuis do litoral alagoano. Ou atravessar pontes banhadas por rios enriquecidos de mangues e uma vegetação incrivelmente bela. E ainda se deparar com vistas de mirantes, faróis, praias desertas, pousadas charmosas na beira mar e muito mais.
Uma prima minha disse:
Já fui algumas vezes pra Fernando de Noronha, e realmente é muito bonito..
mas se for pra eu escolher entre o Litoral Norte Alagoano e Noronha, prefiro o litoral daqui.
E é realmente essa a sensação que tenho ao poder desbravar esse litoral...de que ele não deixa nada a desejar comparado a qualquer outro lugar do mundo.
Claro que é necessário ter em mente que estamos visitando povoados no interior de um estado, e tudo é mais calmo, com uma infraestrutura mais simples, mas nada fora do normal, tudo perfeito para deixar seus dias neste paraíso cada vez mais especiais. Por que na verdade, todos os detalhes simples e com o charme do interior, é o que fará a sua experiência ser realmente incrível e transformadora.

A região está dividida em pequenos povoados, vilas e cidadezinhas praianas, que localizam-se ao longo de 120kms pela costa de Pernambuco e Alagoas, e claro, tudo vai depender de onde você escolher se hospedar para que esta experiência seja surreal.
SE EU FOSSE VOCÊ aproveitaria para fazer esta viagem de carro, para conseguir explorar cada um dos vilarejos e vilas, de acordo com a quantidade de dias que você tem disponível, e mais, faria voo de ida por uma cidade e volta por outra, sendo Maceió ou Recife, para não precisar voltar todo o trajeto já percorrido.
Como dito, as formas de chegar de avião é por Maceió ou Recife, e de lá, após alugar um veiculo, é só seguir pela BR AL-101 ou pela PE-60, dependendo de onde estiver vindo. E ai, definindo onde vai ficar, é só aproveitar.
Aqui acho que vale dizer que este litoral possui diversos tipos e formas de hospedagens, então para quem deseja viajar de forma mais em conta, é possível encontrar opções mais baratas, com boa infraestrutura, e para quem deseja fazer uma viagem mais luxuosa, a região também disponibiliza diversas opções de pousadas de charme e resorts pé na areia, prontos para te receber muito bem.
Cada vila, povoado e cidadezinha tem sua própria forma de ser, cada uma sendo única, e que normalmente não possuem um centrinho grande, com lojas e ruas para andar e fazer compras como normalmente estamos acostumados nos grandes centros praianos brasileiros, mas também tem seu charme, com restaurantes rústicos e mais privativos.
O que mais amo deste litoral todo, é que você pode pegar o carro e ir margeando as estradinhas e vendo todo o visual do litoral e praias mais bonitas do nordeste brasileiro, e sim, você pode se orgulhar disso, porque este é um bem e patrimônio nosso, dos brasileiros.
Em resumo, partindo de Recife, no litoral norte temos Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho com diversas opções que encantam e facilitam pela proximidade, já mais pro sul, temos a famosa Porto de Galinhas, com um extenso litoral cheio de praias, recifes e passeios de visita as piscinas naturais.
Mais ao sul ainda, a Praia dos Carneiros se esconde, por seu difícil acesso, mas é um acesso que vale a pena, e logo você estará na divida dos estados. Passando para Alagoas, a estrada vai ficando cada vez mais próxima do mar, dando para ver cada uma das belezas do mar alagoano, chegando à primeira joia deste litoral que é Ponta de Mangue.
E por cada uma que vamos passando, como Ponta de Mangue, Antunes, Barra Grande, Maragogi, São Bento, Japaratinga e Barreira do Boqueirão, vamos percebendo que não importa o nome, a fama, o luxo, e só a beleza que cada um desses paraísos guardam.
Atravessando a balsa para Porto de Pedras, a saga de praias incríveis continua, passando por Patacho, Lajes, Tatuamunha, Porto da Rua, Toque, São Miguel dos Milagres até Barra de Camaragibe, onde já estará chegando mais próximo ao litoral norte de Maceió, capital de Alagoas.
E ai chegamos a Praia do Carro quebrado, onde contam as lendas que um carro, fusca antigo ficou atolado, e por isso, o nome da praia, depois você encontra, Paripueira, Ipioca, Praia da Sereia, Guaxuma e Cruz das Almas, já em plena capital alagoana, Maceió.
Espero que tenha curtido acompanhar essa experiência até aqui, com a forma alma viajante de contar as coisas, e que você volte para ler sobre os posts de cada um desses paraisinhos da Costa dos Corais.
E você conhece essa região do nosso litoral brasileiro? NÃO?! Então espero que você se surpreenda, com o que há de mais bonito por aqui. (:
Aproveite para conhecer o nosso roteiro básico da Costa dos Corais, com dicas incríveis para melhorar a sua experiência de viagem.