Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Como tirar o Passaporte Brasileiro: O Passo a Passo!

Aos poucos estamos voltando a ter nossos momentos de férias, de viagens e experiências pós pandemia, e nada melhor do que começar nos organizando muito bem, tirando ou renovando o passaporte para aproveitar esses momentos com muita tranquilidade.


E a primeira dica que deixo aqui é: verifique com antecedência se o seu passaporte está em dia, para não deixar esses procedimentos para cima dá hora. E abaixo vai o passo a passo, para facilitar no momento de você tirar seu passaporte:



1º Passo: Reúna todos os documentos necessários:


O procedimento se inicia em casa, com os documentos que você precisará levar ao Departamento da Polícia Federal, que são: RG, CPF, passaporte antigo (caso tenha) e a própria guia de recolhimento e pagamento do passaporte.


É necessário também estar em dia com os compromissos eleitorais e militares, então caso tenha alguma pendência, organize antes, para conseguir finalizar todo o processo completo.


2º Passo: Preencha o formulário:


Online, preencha o formulário completo, onde você terá que colocar todos os seus dados, que estão separados em 04 telas diferentes:

- a primeira para dados pessoais, local de nascimento e nomes anteriores (caso tenha mudado de nome);

- a segunda para documentos de identificação, certidão de nascimento e passaporte anterior;

- a terceira para dados complementares e endereço;

- e por fim a última para revisar todos os dados, escolher o posto de entrega e retirada, e finalizar o formulário.


3º Pagar a taxa do Passaporte:


Finalizando todo o formulário, o próprio site irá emitir a guia de recolhimento da união, que será necessário salvar em seu próprio celular ou computador, ou imprimir para efetuar o pagamento.

A taxa de passaporte comum é de R$ 257,25, e após o pagamento é necessário levar juntamente com os documentos iniciais, na data de seu atendimento.


4º Agendar data e levar documentos para o Departamento da Polícia Federal:


Apenas após o pagamento é que conseguimos agendar um horário no site da Polícia Federal para levar os documentos.

Após o agendamento, compareça no local e horário que escolheu, para a entrega dos documentos: comprovante de pagamento, protocolo de solicitação de passaporte, rg, cpf, certidão de casamento (em caso de alteração de nome) e passaporte antigo (caso tenha).


Depois do atendimento, com a entrega dos documentos, tirar foto e recolherem as suas digitais, você precisará apenas aguardar a data para a retirada de seu passaporte, e este prazo pode variar de acordo com as demandas e quantidades de solicitação, de cada época.


Mas você também pode acompanhar o andamento online, clicando aqui, através do número de protocolo entregue no atendimento.


5º Retirar o Passaporte:


A retirada será no horário e local indicado, apresentando apenas o rg e o número de protocolo entregue no dia do atendimento, e pronto, você já poderá viajar! Mas aproveite para se atentar, se o país que deseja visitar, não solicita visto, e caso solicite, veja tudo isso, com uma certa antecedência para você conseguir organizar tudo com tempo.



SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO