Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Como gerar impactos positivos em suas viagens!

Desde sempre, desde que o turismo é turismo que acontecem impactos em nossas visitas, mas é algo que talvez escolhemos não olhar tanto. E desde de que comecei a organizar tours e viagens pelo Brasil, tento trazer algum ponto de foco onde possamos olhar, tomar consciência e melhorar, e os diversos tipos de impactos que causamos em nossas viagens, é um desses temas.


Os impactos podem ser de diversas formas, como os visíveis e direto na natureza onde vemos lixo jogado, ou também por aglomeração e quantidade de pessoas em locais que não tem uma limitação pelas autoridades.



Acredito que com a massificação do turismo nos últimos anos, onde o instagram trouxe todos os destinos até nós, há a inconsciência de simplesmente estar em algum lugar para tirar uma foto e postar, o que acaba agravando para todas essas questões de impactos que estamos conversando aqui.


Porque se alguém vai para um lugar apenas para tirar foto de lá, sem se importar realmente com o lugar, com sua história, com sua importância para os moradores locais, essa pessoa terá a consciência de criar impactos positivos neste local? Em sua grande maioria, talvez não!


E aí que está a questão, porque se não criarmos momentos de conexão, aprendizados e conhecimentos, entre os visitantes e esses locais, isso não vai mudar.


Por isso que a dica aqui hoje, é trazer alguns tópicos que de certa forma amenizem um pouco essa situação, e para ajudar a abrir a mente e trazer novas percepções sobre a forma como possamos conhecer, consumir e se entreter em um destino. Então se liga:


- RESPEITE AS DIFERENÇAS CULTURAIS:

As vezes o que para você é algo engraçado ou estranho, para determinado grupo, é algo sério e muito tradicional dentro de sua cultura, então busque entender e respeitar.


- NUNCA DEIXE LIXO ESPALHADO E SEMPRE LEVE DE VOLTA:

Acho que nem necessita de explicações, porém ainda hoje existem pessoas que deixam lixo espalhado. E até inclusive, cascas de frutas que jogamos em meio à natureza, não é muito recomendado, porque naquela área em que está jogando a casca, não é uma área comum para ela florescer.


- EVITE VISITAR LUGARES NATURAIS QUE ESTEJAM MUITO CHEIOS:

Primeiro porque você não ficará muito bem ali com tanta gente, segundo porque a aglomeração de pessoas causa diversos impactos negativos para o destino, e terceiro porque os dois fatores anteriores irão influenciar a sua experiência neste local. Busque ir em dias mais tranquilos, caso você tenha disponibilidade. Um grande exemplo disso, foi Maya Bay, a praia mais famosa da Tailândia que ficou fechada em 2018, por degradação ambiental.


- BUSQUE SE INFORMAR SOBRE O SEU PRÓXIMO DESTINO:

Informe-se sobre o seu próximo destino, tanto sobre sua história, cultura, e informações importantes que te ajudará a entender o local, como também conteúdos que tragam informações sobre os impactos que ele tem sofrido ao longo dos anos de turismo que acontecem ali.


- TENHA HÁBITOS DE CONSUMO EM EMPREENDIMENTOS DE MORADORES LOCAIS:

Dessa forma você ajuda os moradores locais e também a melhorar a economia local.


- BUSQUE SERVIÇOS QUE TENHAM RESPONSABILIDADE AMBIENTAL E SOCIAL:

Busque hotel, empresas de tours, restaurantes que tenham uma preocupação a mais em cuidar e preservar aquele destino que você está visitando.


Espero que cada vez mais possa compartilhar aqui informações que tragam consciência e conhecimentos para dividir com você. (:



SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO