Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Cunha e Rodovia Rio-Santos: um Roteiro por umas das Rodovias mais Bonitas do Brasil!

14.08.2018

Pera... antes de você começar a ler este post eu quero te propor algo. (:

Já pensou em criar memórias afetivas de momentos importantes como este de agora?

Aproveite estes 5 minutos de seu dia para relaxar, desconectar e tentar criar um sentimento novo ai dentro de você.

Clique aqui para escutar a nossa nova playlist On the Road enquanto lê o post abaixo com músicas que ao longo dos anos criaram memórias incríveis para mim e espero que te remeta a coisas boas e crie uma nova memória ai dentro de você.

Espero que goste! ;)

 

 

As viagens de carro são as melhores!

Amo estar em aeroportos... mas a sensação de pegar estrada, com dias de sol e aumentar o volume do som, é sensacional!

Sem contar.. que você pode parar a qualquer hora, onde quiser, e aproveitar para desbravar novos lugares por aí, e descobrir milhares coisas novas.

 

E este é o objetivo deste texto. Trazer um pequeno roteiro de final de semana ou feriado pelo interior e litoral do estado de São Paulo, aproveitando e experienciando lugares que talvez você nunca tenha ouvido falar. 

 

 

 

 

DIA 1: SÃO PAULO - CUNHA - PARATY OU TRINDADE:

 

Saía cedo para aproveitar bem o dia todo. Da capital do estado até a cidade de Cunha são cerca de 230km pela BR-116 SP.

Até a cidade de Guaratinguetá são 186km. Aproveite para tomar um delicioso café da manhã na estrada. Tem coisa melhor?!

No caminho, também é possível conhecer o Santuário de Nossa Senhora Aparecida para os mais devotos. De Guaratinguetá até Cunha pela BR-459 SP são apenas 50km. 

 

Chegando em Cunha, aproveite para conhecer o local que é reconhecido por ser a cidade da argila, com diversos artesanatos feitos pelos moradores e expostos na Casa do Artesão de Cunha. Existem vários ateliês pela cidade, onde você poderá visitar e conhecer o trabalho dos artesãos.

 

Diversos ateliês inclusive estão próximos a alguns restaurantes da cidade, para você aproveitar e degustar a culinária local. 

Após o almoço, siga em direção a estrada que leva a Paraty, bem próximo a divisa do estado de São Paulo com o Rio de Janeiro. 

São apenas 46km neste trecho pela BR-459 SP, mas já vou logo avisando, as paradas são incríveis. ;)

 

A primeira, será no Lavandário ou no Comtemplário, os dois locais possuem campos infinitos de lavandas durante o ano inteiro.

Aprecie a vista dos campos com as montanhas das serras da região aos fundos. DICA: O local rende belas fotos, aproveite para registrar esses momentos.

 

No Lavandário é possível passear pelos campos e ver diversos momentos das plantações de lavanda, mudas recém plantadas, plantas podadas, plantas começando a florir e plantas em fase de poda. Além disso, como existem subidas e descidas, há alguns pontos de descanso pelo meio dos campos, onde você pode relaxar e apreciar o local.

 

Na casa principal do Lavandário, há uma loja com produtos feitos todos com os óleos essenciais destilados e feitos no Lavandário. Lá você poderá encontrar cremes, óleos essenciais para massagem, sais de banho, sabonete, hidratante corporal, shampoo, condicionador, colônia, além dos produtos do café, como tortas, cupcakes e sorvetes. 

 

 

Após sua visita a este local surpreendente, a próxima parada será na Wolkenburg Cervejaria, uns 10km a frente na BR-459 SP, sentido Paraty, pegue uma estradinha de terra por uns 5km até chegar a cervejaria. And aproveite para apreciar a paisagem nessa estradinha de terra é que realmente maravilhosa! 

  

A região de Cunha possui um clima ameno durante todo o ano, e com água em abundância, o que favorece o processo de fabricação artesanal das cervejas. De tradição Alemã, a Cervejaria elabora seus produtos de acordo com a Lei de Pureza Alemã de 1516, que diz que somente são permitidos cevada maltada, lúpulo e água em sua elaboração, sem a adição de quaisquer produtos químicos, conservantes ou estabilizantes, exigindo um cuidado especial com a armazenagem. 

 

Por lá, eles oferecem quatro tipos diferentes de cervejas artesanais: Wolkenburg Fit com teor alcoólico de 2,8%, a WolkenburG Helless com teor alcoólico de 4,8%, Wolkenburg Landbier com teor alcoólico de 5,0%, WolkenburG Dunkel com teor alcoólico de 5,3%. Conheça mais as cervejas clicando AQUI. Também há espaços com mesas para ficar com os amigos apreciando a natureza, uma ótima oportunidade para conhecer e aprender a apreciar as cervejas artesanais.

 

DICA: Caso você e sua família não curtam tanto a experiência de ir até uma cervejaria alemã, sugiro que peguem outro rumo, em direção a Pedra da Macela, que fica bem próximo. Por lá é possível chegar, estacionar o carro, e depois seguir por uns 2km de trilha íngreme em estrada asfaltada até a Pedra, com um mirante incrível. Aqui vale lembrar que: para esse passeio você deve levar lanches, água, protetor solar, e é preferível ir em dias de sol para aproveitar a vista de cima da pedra. E de lá, já é possível ver a cidade e o mar de Paraty.

 

Voltando a estrada, siga pela BR-459 SP sentido Paraty, e em mais uns 5km você estará entrando na Área de Proteção Ambiental do Parque da Serra do Mar - Núcleo Cunha, na divisa do estado de São Paulo com Rio de Janeiro e no início da descida da serra do mar. 

 

Aproveite os próximos dez quilômetros para desligar o som, abrir as janelas do carro, reduzir a velocidade ao limite permitido de 20km/h e sentir o clima da serra. Deixe-se envolver pela natureza ao redor, os barulhos, as cores, as texturas, e todas as novas sensações que se apresentarem a você. Sinta! 

 

Logo após a serra, continuando pela BR-459 RJ por uns 10km, e logo você estará no centrinho de Paraty. 

Uma cidade completamente encantadora, histórica, cultural e cheia de aspectos arquitetônicos para serem observados. 

Se preferir, aproveite para passar o final da tarde e a noite por lá, em alguma das pousadas da cidade. Veja AQUI algumas opções. 

 

Paraty borbulha cultura e arte, principalmente aos finais de tarde de uma sexta ou sábado, por exemplo. Veja todas as lojinhas, com seus artistas, artesanatos, roupas, bijuterias, livrarias, a Casa da Cultura e seus restaurantes. Após o jantar, fique ali de bobeira pela Praça da Matriz, onde todos ficam curtindo o fim do dia, jogando conversa fora nos bares e restaurantes da praça. 

 

 

DICA: Caso você já conheça Paraty, e prefira explorar mais, siga para Trindade pela BR-101 RJ, distante cerca de 25km. Conheça a vilinha que é super roots, aproveite para dormir por lá e apreciar a região.  

 

 

DIA 2: PARATY OU TRINDADE - ILHABELA 

 

Saía cedo para aproveitar as várias oportunidades que este dia nos guarda. (:

De Paraty até Ilhabela pela BR-101, são cerca de 150km, com praias incríveis, cachoeiras no meio da estrada e mirantes estonteantes. Logo na divisa dos estados, já em São Paulo, bem na estrada você irá ver a Cachoeira da Escada, no município de Ubatuba, uma ótima oportunidade para parar e se refrescar. 

 

Continuando, prepare-se para chegar a Cachoeira do Prumirim, o Mirante do Balvedere, praias como a de Itamambuca, lindas vistas da Praia Vermelha, e logo chegará ao centro de Ubatuba, onde está o Projeto Tamar, que vale a pena ser visitado. 

E logo, passará por praias como a Praia Grande, Praia da Enseada, Praia do Lázaro e o Saco da Ribeira, onde há um mirante que você pode parar e apreciar a linda vista, com seus milhares de barcos, e pinheiros nas encostas dos morros...que nem parece ser o litoral paulista. 

 

Após o bairro do Saco da Ribeira, você passará por mais algumas praias, e logo estará no município de São Sebastião, bem próximo ao destino final de Ilhabela. Por lá, você terá que atravessar de carro em uma balsa, em cerca de 30 minutos até chegar a Ilha.

 

 

E seja bem vindo a um dos paraísos de belezas naturais do estado de São Paulo, Ilhabela! 

Aproveite para se situar, almoçar e até arranjar um local para passar a noite. E depois disso tudo, vale explorar as praias da região que são incríveis. Tanto as praias voltadas para o continente, quanto as voltadas para o oceano, vale a pena serem conhecidas. 

 

Do lado do continente a Praia do Curral, a Praia do Julião, a Praia do Veloso e a Praia do Jabaquara chamam bastante a atenção dos visitantes. Possuem águas cristalinas e super tranquilas, perfeitas para mergulhar de snorkel e até se aventurar de stand up paddle.

Já do outro lado da ilha, onde só é possível chegar de barco, carro ou por trilhas, há a Praia do Bonete - que já foi eleita uma das dez praias mais bonitas do Brasil pelo jornal "The Guardian", e a Praia dos Castelhanos, além disso, existem diversas trilhas e cachoeiras pela região. DICA: Quando for, não se esqueça do repelente, pois existem muitos borrachudos em toda a ilha.

 

SE EU FOSSE VOCÊ: Aproveitaria para ver o pôr do sol de algum ponto da ilha voltado ao continente, como a própria Praia do Curral, o Mirante do Piúva ou até no All Mirante Bar e Restaurante

Após o pôr do sol, aproveite para descansar bem, pois o dia seguinte promete muita coisa!

 

 

DIA 3: ILHABELA - SÃO PAULO

 

Aproveite logo a manhã para retornar ao continente, pois assim terá o dia todo para chegar à São Paulo com calma, e poderá ir parando nas praias e lugares que desejar. 

 

Continue pela BR-101 SP até a capital paulista pelo litoral, para explorar e desbravar novos locais.

Esse trajeto tem aproximadamente 215km, e é cheio de praias incríveis como a de Toque Toque Grande - que vale a pena uma visita, com vistas maravilhosas da estrada próximo as praias da Guaecá e Santiago, e cachoeiras na beira da estrada como a de Toque Toque Grande.

 

 

 

 

Logo você estará em Maresias, uma das praias mais badaladas do litoral norte paulista, com vários restaurantes descolados, gente bonita, bares e muitas ondas, pois além de toda a agitação, a praia é super reconhecida pelas boas ondas para os surfistas. 

 

Após Maresias, há mais belas praias, como as de Juquey, Praia da Baleia e Barra do Una, que eu particularmente tenho um carinho especial, pois possui uma vilinha fofa super fotogênica, com igreja e pracinha, e em uma curta caminhada, você dá de cara com um marzão inesquecível. 

 

Barra do Una é bem democrática também, porque além de ter uma extensa faixa de areia, há pontos para surfe, pontos para quem prefere mais calmaria, e o rio onde dá até para fazer SUP. APROVEITE PARA: Ver o pôr do sol desta praia que é sensacional!

 

 

 

 

Seguindo pela BR-101 SP, logo estará no município de Bertioga, super extenso, com várias praias interessantes, como a Praia de Itaguaré, perfeita para os surfistas, e para quem gosta de praias mais hippie, intocada e com pouca infraestrutura. 

 

Sinta-se a vontade para parar, almoçar em alguma praia da região, explorar e curtir o dia tomando sol. 

O nosso roteiro termina junto com a saída para o Guarujá, onde é possível retornar a capital pela BR-101 SP e depois pela Rodovia dos Imigrantes. 

 

Desde a divisa do estado de São Paulo com o Rio de Janeiro, até a saída do Guarujá, pela BR-101 SP, são cerca de 245km de litoral no estado de São Paulo, cheio de praias, trilhas, cachoeiras, culturas, tradições, culinárias para serem exploradas, e aqui neste post tem algumas opções que eu amei conhecer, mas você pode desbravar e conhecer muitos outros lugares.

E que tal, desbravar por aí, e depois me contar aqui nos comentários?

 

Obrigada por ler até aqui, espero que tenha curtido a viagem. (: 

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Litoral Paulista: 03 praias em São Sebastião para você conhecer e ir já!

31 Refúgios (pousadinhas, hotéis e resorts) para curtir o Verão no Nordeste com Sossego

SÉRIE: Brasileiros pelo Mundo!

Avenida Paulista: O Coração Democrático de SP

 

 

UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR:

 

Santuário de Nossa Senhora Aparecida

Endereço: Avenida Dr. Júlio Prestes - Ponte Alta, Aparecida - SP, 12570-000

 

Casa do Artesão Cunha:

Endereço: R. José Arantes Filho, 27, Cunha - SP, 12530-000

Funcionamento: segunda à sexta das 09h30 às 17h30; sábado e domingo das 10h às 18h. 

Entrada gratuita

 

Lavandário:

Endereço: Rodovia SP-171, Km 54,7, S/n - Boa Vista, Cunha - SP, 12530-000

Funcionamento: de sexta a domingo das 10h até o pôr do sol. Chegue até as 16h30 para o pôr do sol. 

Ingresso: R$ 10,00. Maiores de 60 anos pagam meia-entrada. Crianças até 12 anos não pagam. 

 

Contemplário:

Endereço: Km 61.5 - “Rodovia Vice Prefeito Salvador Pacetti” - Taboão, Cunha - SP, 12530-000

Funcionamento: de quinta a segunda das 10h às 18h

 

Wolkenburg Cervejaria

Sítio Poço Grande - Rodovia Cunha-Paraty, Km 66 - Estrada da Pedra da Macela, Zona Rural, Cunha - SP, 12530-000

Visitação: Sábados e Feriados das 11h às 17h / Domingos das  11h às 16h. 

Entrada gratuita.

 

Casa da Cultura de Paraty:

Endereço: R. Dona Geralda, 157 - Centro Histórico, Paraty - RJ, 23970-000

Funcionamento: de terça a domingo das 10h às 22h.

 

Projeto Tamar: 

Rua Antonio Atanázio, 273, Jrd Paula Nobre
Tel: (12) 3832-6202 / 7014 / 4046
Funcionamento: Dom. à qui - 10h às 18h; sex, sáb, feriados e férias escolares - 10 às 20 horas.

Ingresso: Inteira: R$ 20,00 / Meia (estudantes com carteirinha, menores de 12 anos): R$ 10,00
Gratuito: maiores de 60 anos, crianças menores que 1,20m, moradores de Ubatuba com cadastro (recomendável se informar antes sobre as regras para o cadastro)

 

All Mirante Bar e Restaurante

Endereço: 16.600, Av. Governador Mário Covas Júnior, 16600 - Borrifos, Ilhabela - SP, 11630-000

Funcionamento: segunda, terça e quinta das 13h às 21h; sexta das 13h às 22h; sábado das 13h às 23h; domingo das 12h às 20h; quarta fechado. 

 

 

*Obs.: Informações baseadas de acordo com os estabelecimentos em Agosto/2018, podendo sofrer alterações.

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload