Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Você já se perguntou se tem o Perfil de um Viajante?

13.03.2019

Você é daquelas pessoas que muda seu trajeto para chegar ao trabalho ou faz o mesmo roteiro todos os dias?

 

Você prefere comer sempre no mesmo restaurante ou gosta de conhecer lugares diferentes?

 

Você se considera uma pessoa aberta a novas experiências ou prefere que tudo aconteça exatamente conforme o que foi planejado?


Antes de continuar lendo esse artigo, tente responder as perguntas acima e reflita sobre elas.

 

 

POR QUE É IMPORTANTE ENTENDER ISSO PARA VIAJAR COM PROPÓSITO?

 

Saber como reagimos diante dos imprevistos e das situações do cotidiano que estão fora do nosso controle é essencial para entendermos nosso perfil como viajantes.

 

Entender nossas preferências no dia-a-dia faz toda diferença para identificar qual o tipo de viagem tem mais a ver conosco.

 

Isso acontece porque crescemos dentro de diversos padrões e crenças que nos fazem ser como somos, assim como a soma de todas as experiências que tivemos ao longo da nossa vida influencia nas nossas atitudes.

 

Independente se você tem um perfil mais metódico e está acostumado com as mesmas coisas ou se você se considera uma pessoa super adaptável a qualquer circunstância, o mais importante é saber quem você é e se questionar se você realmente quer viajar com propósito ou não.

 

Afinal, fazer uma viagem para um lugar completamente diferente do que você está acostumado pode ser uma experiência transformadora ou um verdadeiro desastre.

 

E é justamente para evitar que isso aconteça com você que quero compartilhar a história de dois amigos viajantes.

 

O amigo 1 cresceu numa cidade grande, sempre viajou pelo Brasil e inclusive já conhecia alguns países da América do Sul.

 

Apesar de já ter algumas experiências de viagem, o amigo 1 decidiu sair da sua zona de conforto e foi viver na Nova Zelândia, sem conhecer praticamente ninguém e ainda tendo dificuldades com o idioma.

 

Durante esse período, ele enfrentou diversas situações que poderiam ter sido frustrantes, como acampar sozinho em regiões remotas do país, pedalar sob fortes chuvas ou com o termômetro marcando 0 grau e ainda ter sua bicicleta com seus documentos e todo seu dinheiro jogada no mar por causa de uma forte rajada de vento.

 

Diante dessas experiências, ele poderia simplesmente ter desistido, mas o seu perfil de viajante estava preparado para isso. Para ele, independente se a experiência parecesse boa ou ruim num primeiro momento, o mais importante era aprender com cada situação.

 

Já o meu outro amigo cresceu numa cidade pequena, sempre viveu no interior do Brasil e nunca tinha viajado de avião.

 

Além da sua primeira viagem dentro de uma aeronave, ele teve outras duas experiências inéditas. A primeira foi fazer compras no Brás, um dos lugares mais movimentados de São Paulo e a segunda foi ficar hospedado nesse mesmo lugar.

 

Para quem já está acostumado a viajar de avião, andar por ruas lotadas e enfrentar multidões em períodos de festas de final de ano até que poderia ser considerada uma situação normal, não é mesmo?


Porém, foi uma situação tão impactante para ele, com tantas experiências e sensações diferentes, que tudo ficou muito confuso e ele acabou tendo quase que uma crise de pânico, passou muito mal e quis voltar para sua cidade o quanto antes.

 

Isso significa que ele estava errado? É CLARO QUE NÃO!

 

Isso só significa que essa viagem talvez não estivesse de acordo com o perfil viajante dele. Afinal, qualquer pessoa que passou a vida inteira em um meio completamente diferente do Brás poderia reagir da maneira como ele reagiu.  

 

Esses são exemplos de que nem sempre sair da nossa zona de conforto será uma experiência positiva e temos que estar preparados para isso.

 

 

 

 

MAS AFINAL, COMO SABER SE TENHO O PERFIL DE VIAJANTE? 

 

O projeto Viajando com Propósito tem o intuito de ser uma experiência transformadora que vai muito além de apenas conhecer destinos e tirar fotos de paisagens bonitas.

 

Uma viagem com propósito tem como objetivo fazer você conhecer melhor a si mesmo diante de situações que acontecem antes, durante e até depois de uma viagem como essa.

 

Quando conseguimos captar a essência de cada experiência e absorvemos algum aprendizado, seja através de uma situação boa ou ruim, passamos a enxergar a vida a partir de uma nova perspectiva, com novos olhos.

 

Afinal, os imprevistos só se tornarão caos através das nossas próprias projeções e se estivermos atentos à isso, uma experiência que num primeiro momento pode parecer ruim ou difícil, no futuro poderá ter servido para te fortalecer.

 

 

IDEALIZADORA - JULIANA SANTOS:

 

Com mais de 5 anos atuando no mercado brasileiro, Juliana Santos é turismóloga, escritora de viagens, editora-chefe do blog Alma Viajante, colaboradora do blog O Viajante e Expert da plataforma Worldpackers.

 

Sua vasta experiência em viagens lhe permitiu desenvolver mais de 15 roteiros personalizados e exclusivos para destinos no Brasil, Europa, América do Sul e América do Norte, além de conhecer mais de 50 destinos em 16 estados brasileiros e seus vizinhos Paraguai e Argentina.

 

Em 2017, fez uma viagem para o Chile com a @Patchinpixels, quando surgiu a ideia do projeto Viajando com Propósito. No ano seguinte, levou o primeiro grupo para Chapada dos Veadeiros e hoje seu propósito é incentivar e mostrar que é possível realizar sonhos, superar seus bloqueios e abrir a mente através de viagens transformadoras. 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload