Tratado de Schengen: O que é? E Como Funciona?
Acordo assinado em 1985, o Tratado de Schengen, foi criado a partir da vontade de circular livremente pela Europa, e possui esse nome por ter sido firmado na cidade de mesmo nome, localizada no sudeste de Luxemburgo. Basicamente, é uma convenção que foi assinada entre países europeus, sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países que assinaram o acordo!
Isso significa que, se você chegou de avião na Alemanha, por exemplo, tem acesso livre para atravessar as fronteiras com a França, sem a necessidade de apresentar o passaporte novamente. Isso permite que cerca de 400 milhões de pessoas circulem livremente, da Finlândia à Grécia, ou de Portugal à Áustria, sem terem de mostrar o passaporte. DICA: Mas esteja o tempo todo com o passaporte, para garantir qualquer problema!
QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?
SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS
Mais de 30 países assinaram este tratado, com o intuito de facilitar o turismo na região, controlar a imigração, e ficou estabelecido a obrigatoriedade de todos os turistas que visitarem esses países, que comprove a contratação de um seguro viagem com o valor mínimo de 30.000 euros de assistência médica por doença ou acidente.
Esse Tratado é também uma forma de garantir que você viajante, terá condições de arcar com eventuais custos que podem ocorrer durante a sua viagem. Irá ajudar a evitar qualquer tipo de emergências médicas em um país estrangeiro, e que isso se torne algo muito maior.
UTILIZE NOSSOS PARCEIROS E AJUDE O BLOG A FICAR SEMPRE ATUALIZADO!
É importante saber exatamente quais são os países que fazem parte dessa convenção, pois se em seu roteiro pela Europa estiver algum país ou cidade que não seja signatário do Tratado, você terá que passar normalmente pela alfândega na fronteira do país.
Países que fazem parte do Tratado de Schengen:

Bélgica
Holanda
Luxemburgo
Alemanha
França
Itália
Espanha
Portugal
Grécia
Áustria
Dinamarca
Finlândia
Islândia
Noruega
Suécia
Suíça
República Tcheca
Estônia
Hungria
Letônia
Lituânia
Malta
Polônia
Eslováquia
Eslovênia
*A Guiana Francesa, localizada na América do Sul, faz parte do território Francês e exige seguro viagem com cobertura mínima de € 30.000 euros para assistência médica por doença ou acidente.
Porém, vale ressaltar que há uma pequena lista de restrição para o Acordo de Schengen. Localidades bem específicas, mas que não permitem a entrada e saída de pessoas de forma totalmente livre:
Veja:
Heligolândia, uma ilha ao norte da Alemanha;
Groenlândia e Ilhas Faroé, ilhas pertencentes à Dinamarca;
Guernsey, Ilha de Man, Jersey e outras ilhas localizadas fora da Europa e com dependência do Reino Unido;
Livigno, uma pequena comuna italiana;
Monte Athos, uma montanha e península na Grécia;
Svalbard, conjunto de ilhas da Noruega;
Todos os territórios ultramarinos pertencentes à França.
QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?
SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS
Não possuir um seguro viagem quando em visita a um dos países do Acordo de Schengen pode ser até motivo de deportação.
Então vale ficar bem atento a todos os países que solicitam o seguro viagem, e não esquecer de contratar o seu, com o mínimo de uma semana de antecedência de sua viagem.
A Axa, um dos maiores grupos seguradores do mundo, presente em 64 países, e já foi considerada pela oitava vez consecutiva a marca número 1 em seguros no mundo (de acordo com o ranking Interbrand, em 2016), possui seguros com diversas coberturas, para todos os tipos de viagens, e inclusive para sua viagem a Europa. Veja AQUI as melhores opções! (:
Deixe seu comentário aqui embaixo para eu saber se você curtiu este post mais informativo! (: Vou adorar saber a tua opinião!