• Juliana Santos da Silva

Conheça Diferentes Regiões Vinícolas pelo Brasil

O Brasil é um país muito vasto, cheio de possibilidades, diversas regiões e amplos polos de produção de vinhos. Apesar do clima quente, há muitas regiões serranas onde o clima ameno, junto com a altitude e a temperatura do sol, ajuda na produção e plantação de uvas.


Nosso país apesar de tropical, possui um terroir essencial para o cultivo de uvas em regiões bem diferentes, como no Rio Grande do Sul, onde há a maior produção de vinhos do Brasil; em São Paulo, com produções interioranas por São Roque e Jundiaí; e até na região nordeste, lá em Pernambuco, com vinícolas em Petrolina; entre outras localidades. Bora conferir algumas:



ANTES DE IR:

- Confirme a melhor época para visitar as vinícolas, normalmente no período de colheita, sempre no fim do verão;

- Verifique se a vinícola que deseja conhecer, precisa agendar visita;

- Se curtir muito a experiência, hospede-se nas próprias vinícolas, para ter uma vivência mais intensa.



VALE DO RIO SÃO FRANCISCO (Pernambuco e Bahia):

Pouco conhecida, a região do Vale do Rio São Francisco tem crescido significativamente nos últimos anos, contemplando municípios de Pernambuco, como Petrolina, e da Bahia, como Juazeiro. Mesmo com o clima quente e seco, os produtores trabalham com a irrigação artificial com as águas do Rio São Francisco, dando um sabor diferenciado para as uvas da região, sendo a única região do mundo que produz duas safras e meia por ano.



SÃO PAULO:

Bem renomada dentro do estado de São Paulo, a região de São Roque possui até o Roteiro do Vinho. Uma estrada com mais de 40 atrações, entre restaurantes, vinícolas, pousadas, lojas e espaços perfeitos para passar o dia ou o final de semana curtindo os atrativos da região.

E mais recentemente, a região de Jundiaí também teve destaque com famílias tradicionais italianas que se estabeleceram e trouxeram suas tradições, inclusive as plantações de uva, dando origem a Rota da Uva.



VEJA TAMBÉM:

Conheça Regiões e Vinícolas Incríveis pelo Estado de São Paulo

Quinta do Olivardo: A Melhor Casa Portuguesa com Certeza!

Conheça o Complexo Turístico Villa Brunholi, em Jundiaí



MINAS GERAIS:

A região do Sul de Minas Gerais, também tem tido destaque com as cidades de Andradas e Caldas. Com boa altitude, clima ameno e videiras mais rústicas, aos poucos o local tem mostrado bons resultados.



SANTA CATARINA:

O Planalto Catarinense, que contempla as cidades de São Joaquim, Campos Novos e região, é a zona produtora de vinhos mais alta do Brasil, com temperaturas bem baixas, traz um terroir propicio para o cultivo e uma complexidade as uvas, que resultam em vinhos mais encorpados.



RIO GRANDE DO SUL:

A maior produção de vinhos brasileira se encontra na região sul do país, com cerca de 90% da produção.

O Rio Grande do Sul concentra quatro regiões de produção de uvas: Serra Gaúcha, onde está a maior produção e o Vale dos Vinhedos; Campanha, próximo a fronteira com o Uruguai, que tem as vinícolas mais antigas do Brasil e tem recebido investimentos ultimamente; e as recentes regiões de exploração, Serra do Sudeste e Campos de Cima, que estão mostrando safras bem promissoras e trarão vinhos de alta qualidade.


E você conhece alguma dessas regiões?

Conta aqui nos comentários (:



0 visualização