• Juliana Santos da Silva

Taípe: a praia mais deserta de Arraial D'Ajuda

(diga-se de passagem que em tempos de isolamento social, relembrar de Arraial D'Ajuda em pleno verão, lotada...dá uma saudade apertada no peito. Mas gostaria muito de enfatizar aqui, que os posts tem o caráter de te inspirar a querer conhecer esses lugares, assim que tudo isso passar).

Vem com a gente se inspirar em mais um lugar paradisíaco desse nosso Brasil.


Estar no litoral sul da Bahia em pleno verão, é um privilégio! E ainda mais com a oportunidade que tivemos de estar de carro e poder explorar todas as cidades próximas, como Porto Seguro, Trancoso, Caraíva, Arraial D'Ajuda, Caraíva, Praia do Espelho e muito mais. Veja abaixo os posts que já saíram destes destinos:


Porto Seguro: Saiba como Vivenciar Experiências Enriquecedoras na Costa do Descobrimento

Trancoso: O Quadrado mais Charmoso do Brasil

Caraíva: a Vila mais rústica do Brasil


O que posso dizer é que cada uma dessas cidades tem o seu charme pessoal, e não seria diferente com Arraial D'Ajuda. Porto Seguro é a mais lotada, Caraíva é a mais rústica, Trancoso é a hippie chic da moda, e Arraial é uma das mais charmosas de todas.



Distante cerca de 10km do aeroporto de Porto Seguro - atravessando o Rio Buranhém de barco, Arraial D'Ajuda te surpreende logo na chegada a cidade, pelo centro histórico, com muitas casas com arquitetura típica, colorida e cheia de artesanatos para serem vistos pelos visitantes.


Bem ali próximo, está a Igreja da Nossa Senhora D'Ajuda datada de 1551, com sua beleza arquitetônica e história que surpreende. A praça, a Igreja e as casinhas fazem parte do conjunto arquitetônico de Porto Seguro, tombado pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1968.


Famosa por ter sido descoberta pelos hippies por volta de 1970, a cidade ainda permite que os seus visitantes possam sentir um pouco deste frisson, nas ruas Brodway e Mucugê, com suas lojinhas, restaurantes, luzes, moradores e calor humano que fazem a diferença e dão um clima especial ao lugar.


Depois das praias mais centrais, como Mucugê e Pitinga, vale a pena explorar a praia mais deserta da região, a Praia de Taípe.


É possível chegar a pé pela Praia da Pitinga, ou de carro pela Estrada Velha de Trancoso, com cerca de 07km de estrada de terra para chegar na praia, que é marcada por falésias com mais de 50 metros de altura que variam em tons de rosa, vermelho e ocre.


Mar azul, falésias, mata nativa com um local deserto é a melhor pedida para relaxar em Arraial. Por lá, a estrutura de barracas é miníma, são apenas duas para oferecer culinária local e bebidinhas ao longo do dia. A partir da entrada principal da praia - para quem vem de carro, a primeira normalmente é a mais cheia, com algumas excursões - dependendo do dia; e a segunda acaba ficando mais vazia, privativa, calma e com bons preços.


Passar o dia em Taípe é totalmente renovador para quem está buscando tranquilidade e um local deserto. Você já visitou a região? Conheceu Arraial D'Ajuda e a Praia de Taípe?

Conta aqui nos comentários (:



12 visualizações