• Juliana Santos

Dica Imperdível para Planejar suas Férias no Nordeste Brasileiro!


Nada melhor que, depois de passar um ano inteiro trabalhando, aproveitar as férias no Nordeste Brasileiro, certo?

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

Praias paradisíacas, coqueiros à perder de vista, sol à pino e muitas piscinas naturais por todo o litoral! E realmente, não tem coisa melhor que isso!

Mas muitas pessoas não sabem que sempre que vamos viajar, temos que nos planejar muito bem e verificar todos os detalhes para não sermos pegos de surpresas e não conseguir aproveitar tudo o que desejamos.

Claro que existem viagens mais rápidas em feriados prolongados, ou em épocas de promoções de passagens, que não há muito como programar as datas, mas se você estiver programando sua viagem de "férias do ano" e tiver uma boa flexibilidade de datas, vale a pena prestar muita atenção à todos os detalhes.

Um ponto muito importante que você deve prestar atenção ao passar as férias no nordeste, é verificar com antecedência a tábua de marés no site da Marinha do Brasil.

O QUE É A TÁBUA DE MARÉS:

A Tábua de Marés, nada mais é que o local onde é catalogado o movimento das marés, que normalmente são divulgados pela Marinha do país.

A maré possui um movimento periódico das águas do mar de enchente e vazante, onde ela se eleva e abaixa em relação ao solo em diversos pontos do globo. Os movimentos ocorrem pela influência do sol e da lua na Terra, e acontecem duas vezes ao dia, a cada 6 horas e 12 minutos aproximadamente.

Normalmente as melhores fases da lua para visitar os locais com piscinas naturais são: Lua Cheia e Lua Nova, onde a maré fica bem baixinha, propicia para os passeios de barco e visita as piscinas naturais.

UTILIZE NOSSOS PARCEIROS E AJUDE O BLOG A FICAR SEMPRE ATUALIZADO!

COMO FUNCIONA (PASSO A PASSO):

1. Antes de comprar a passagem para seu próximo destino, entre no site da Marinha do Brasil, para ver como estará a maré nas datas desejadas.

2. Ao entrar no site, basta selecionar o Porto mais próximo ao seu destino, o mês, ano de sua viagem e clicar em Exibe.

Exemplo: Porto de Maceió, em janeiro de 2018.

3. Logo, o site mostrará todos os dias do mês selecionado. Ai é só observar no dia que você estará lá, a altura e horário da maré.

Exemplo: Dia 02/01/2018 as 09h53 a maré estará 0.1, perfeita para passeios de barco as piscinas naturais no litoral alagoano.

Serão sempre quatro resultados por dia: duas mínimas e duas máximas, já que todos os dias têm quatro marés (duas marés altas, duas marés baixas).

DICA: Para saber se a maré estará boa, basta ver se ela está entre 0.0 (que é a mais baixa), até no máximo 0.4. Caso ela esteja muito mais alta do que isso e tiver jangadeiros oferecendo os passeios, fiquem atentos e com o pé atrás, pois é possível você chegar lá e nem conseguir descer da jangada, por isso, a importância de verificar esse detalhe antes de sua viagem.

VEJA TAMBÉM:

Bem-Vindos à Maceió!

São Miguel dos Milagres, um Passeio Obrigatório em Alagoas

Porto de Galinhas: 07 Coisas para você fazer no Paraíso dos Coqueiros

Trancoso: O Quadrado mais Charmoso do Brasil

DICAS PARA APROVEITAR MELHOR A SUA VISITA AS PISCINAS NATURAIS:

- Faça os passeios as piscinas naturais em época de lua cheia ou lua nova.

- Você encontra as piscinas naturais entre uma hora e meia antes e uma hora e meia depois do nível mínimo da maré baixa. Ou seja, no exemplo citado no item 3, que o nível mínimo é as 09h53, a maré começa a baixar as 08h23 (uma hora e trinta antes), e estará cheia ao nível máximo as 11h23 (uma hora e trinta depois). Então chegue nas piscinas antes dela atingir o nível mínimo (contando que o barco leva até 30 minutos para chegar as piscinas), pois a água estará mais límpida. Logo depois da maré atingir o nível mínimo, ela começará a encher e a água fica mexida.

- A maré não é constante, e todos os dias ocorre uma variação de cerca de 40 minutos no horário que ela atinge o nível mínimo, em relação ao dia anterior. Como no exemplo mostrado acima, no dia 02/01 o nível mínimo foi as 09h53, e já no dia 03/01 foi as 10h39.

- Evite passeio as piscinas naturais na época de chuvas (entre abril e julho). Mesmo com a maré baixa, como ocorrem muitas chuvas, a água fica completamente mexida, além de ter muitos dias nublados nesta época. O melhor é aquele dia de sol à pino e sem nenhuma nuvem no céu.

- As maiores e mais famosas piscinas, sempre são as mais desejadas e cheias, mas aproveite para conhecer regiões menos conhecidas, que sejam mais próximas de onde você está hospedado. Porque você terá mais privacidade, com menos turistas e não se sentirá em uma grande excursão! Como é o que ocorre muito em Maceió com Maragogi, que todos querem ir, mas vai por mim, as piscinas naturais de Paripueira são muito melhores!!

- Não se esqueçam, os corais são seres vivos e alimentam diversas espécies de peixes, então apenas aproveite a beleza deles de longe, sem pisar neles! (:

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

#destino #experiência #Destino #experiências #maré #tábuademarés #nordeste #nordestebrasileiro #dicas

72 visualizações