top of page

Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Porto Seguro: Saiba como Vivenciar Experiências Enriquecedoras na Costa do Descobrimento

Falésias íngremes, povoados charmosos e rústicos, praias a perder de vista, muitas festas, reservas indígenas,

piscinas naturais em alto mar, culinária maravilhosa, e tudo isso e muito mais na Costa do Descobrimento,

que foi tombada como Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1999!



VÁ: Se tiver a fim de muita praia, com aspectos históricos bem marcantes.


NÃO VÁ: Se quiser fugir da muvuca de Porto (na alta temporada) e do calor da Bahia!



QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK





Era 1500 quando Cabral desembarcou com seu grupo nas águas exuberantes ao sul da Bahia. A Costa do Descobrimento, como ficou conhecida, está à cerca de 720 quilômetros ao sul de Salvador, e devida a sua importância histórica, é considerada o berço da história e cultura brasileira, atraindo ainda hoje muitos visitantes, e sendo considerada um dos principais destinos turísticos da Bahia.

Toda a costa é margeada por paredões imensos de falésias, cheio de verde devido à Mata Atlântica e águas impressionantemente quentes e esverdeadas! A região está pronta e bem preparada para receber os visitantes, com uma ampla estrutura, muitos resorts à beira mar, restaurantes especializados em frutos do mar, lojas de artesanatos, barracas de praia com muito axé e muito, muito mais!


A região da Costa do Descobrimento, é interesse pelo simples fato de existir várias cidades próximas, mas cada uma bem direcionada ao seu público ideal. Como Porto Seguro, para quem busca resort com grande infraestrutura; Arraial D'Ajuda, para quem busca um local próximo do aeroporto e sem a muvuca de Porto Seguro; Trancoso, para quem quer ver e ser visto no Quadrado mais famoso do Brasil; e por fim Caraíva, para quem deseja se desconectar totalmente do mundo, andar com os pés na areia, pelo mar, pelo rio e com muito pôr do sol!



COMO CHEGAR:

Para visitar a região da Costa do Descobrimento, a melhor pedida é descer no aeroporto de Porto Seguro, que é bem próximo a

cidade, e serve também para quem vai a Arraial D'Ajuda, Trancoso, Caraíva, Santa Cruz Cabrália e Santo André.


Para quem vai de carro (alugue seu veículo aqui), o acesso se dá pela BR 101 até a cidade de Eunápolis, e de lá, pegue a BR 367 até Porto Seguro, com mais 65km para chegar a cidade. No meio da BR 367, está a BR 001, que dá acesso a Arraial D'Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva.

Já para quem vai à Santa cruz Cabrália e Santo André, basta seguir pela BR 367 até o final, passando pelo centrinho de Porto Seguro e seguindo a BR à beira mar.


DICA: Para você garantir aquelas experiências diferenciadas, vale alugar um carro, caso não vá com um! Pois mesmo se hospedando nas principais cidades (Porto Seguro, Arraial ou Trancoso), o carro te dará uma mobilidade maior e você poderá sair da sua zona de conforto e conhecer outras regiões e outras cidades!



AMBIENTAÇÃO NA CIDADE:

As ruas do centrinho de Porto ficam bem próximas da balsa que vai para Arraial D' Ajuda. Ali tem de tudo, restaurantes, lojas, barracas, artesanatos, bugigangas e alguns hotéis, mas a maioria dos resorts da região, ficam localizados à beira mar, seguindo a BR 367, até Santa Cruz.


DICA: Na hora de reservar o seu hotel, verifique bem a localização dele, pois caso você não esteja de carro, vai ter que ir caminhando até o centro todas as vezes que quiser visitá-lo, e realmente tem alguns hotéis que ficam mais longe (de 2 a 3kms do centrinho).


E claro, também vale pesar o que você está buscando para que a sua experiência seja melhor.

Deseja ficar somente no hotel e comer por lá todos os dias? Ai é ótimo ficar mais afastado da muvuca.

Ou prefere ficar mais perto do centro, poder visitar, conhecer as lojas e restaurantes diferenciados todos os dias?





No centro as lojinhas e restaurantes abrem todos os dias, principalmente na alta temporada. Os moradores locais costumam dizer que a alta temporada (normalmente nos períodos das férias escolares) por lá, é o ano todo, porque nas férias sempre há famílias em busca do sol, e na baixa temporada sempre tem os grupos escolares para suas viagens de formatura.


APROVEITE PARA: Quebrar os paradigmas e preconceitos! Pois, muitas pessoas sempre dizem que é um destino batido, com muitos adolescentes em viagens escolares, e realmente pode ser! Mas sempre é possível desviar do fluxo de turistas e isso só depende de nós mesmos!

Tentar mudar a data da viagem, ficar em locais mais tranquilos e até, não visitar possíveis locais que possam não te agradar! Tudo vai depender de que tipo de experiência você está buscando!


E falando um pouco da minha experiência por lá, onde eu fiquei 15 dias em plena alta temporada de janeiro com sol à pino e turistas por tudo que é lado, eu não vi nenhum grupo escolar, e a maioria dos turistas eram famílias e gringos!

Apenas quero mostrar, como é possível conhecer um destino simples e batido, e poder vivenciar experiências enriquecedoras e engrandecedoras!



VEJA TAMBÉM:

Caraíva: a Vila mais rústica do Brasil

Trancoso: O Quadrado mais Charmoso do Brasil

Um Paraíso Ecológico chamado Chapada Diamantina: Tudo que você precisa saber para visitar

09 Atrações Turísticas para Conhecer na Chapada Diamantina





CULINÁRIA:

A culinária baiana é conhecida no Brasil inteiro por ser uma das melhores do país, e não poderia ser diferente na Costa do Descobrimento! É possível experimentar todas as culinárias do mundo no centro de Porto, mas a maioria dos restaurantes oferecem pratos à base de peixes e frutos do mar. Caldeirada, filé de peixe empanado com molho de camarão, moqueca baiana, porção de camarão, siri, ostras e muito azeite de dendê! Opções não faltam!


Um ótimo restaurante é o Colher de Pau, que oferece pratos bem servidos, com música ao vivo e a comida é maravilhosa! Uma boa pedida, é a Caldeirada de Peixe com Lagosta e também o Peixe à Doré com molho de Camarão! Só de lembrar, já dá água na boca! Uma outra opção, mais econômica, é o Restaurante Bombordo, que fica em uma das principais avenidas do centrinho, tem boa comida com preços justos, e ainda música ao vivo para quem desejar curtir e apenas tomar uns drinks.





Para lanches mais rápido em Porto, vale a pena conhecer o Joaninha, com ótimos lanches artesanais, em um local aconchegante próximo a balsa. E uma segunda opção é a Luigi Ristorante Pizzeria, que oferece um hambúrguer grande, leve e artesanal.


Para um café no meio da tarde, a Algo Mais Loja de Conveniência é perfeita e oferece diversos tipos de cafés, cappuccinos - também nas versões geladas, e ainda você pode experimentar uma deliciosa banana real, uma especie de pastel frito de banana, que é uma delicia!


Por toda a orla de Porto, passando pelas praias de Curuípe, Taperapuã, Mutá até Santa Cruz de Cabrália, o que não faltam são as barracas de praia, e a maioria delas, principalmente as maiores, como Tôa Tôa, Axé Moi e Barramares, possuem restaurantes, com cardápios extensos e em alguns há até chefs renomados, facilitando para o visitante que deseja ficar o dia todo pela praia, sem precisar sair de lá para ir em algum restaurante!



Durante a alta temporada, toda a região e inclusive todas as barracas ficam bem lotadas, mas principalmente nas maiores, há infraestrutura completa e muitos funcionários dispostos a ajudar! A Axé Moi tem uma área enorme, com muitas mesas por todos os lados, boa infraestrutura, chef de cozinha renomado, e para quem curte, dançarinos, axé e músicas hits do verão, o dia todo!


Já a Barramares, é um pouco mais afastada do centro, quase na divisa com Santa Cruz, é um pouco menor, tem um rio dentro da propriedade que é possível tomar banho, lojinhas na entrada, e espaços variados. Para quem quer fugir um pouco da muvuca, é possível ficar na área do rio, ou até mesmo na praia, só que um pouco distante do palco. Além disso, a praia é super calma, com águas quentinhas!



Para quem deseja mais sossego, a melhor opção é escolher barracas menores ao longo das praias, como a Cabana Oásis Gaucho, que fica em Curuípe, e que ao contrário do que diz o nome, não tem churrasco e nem coisas do tipo, rs mas tem ótimos petiscos, como aipim frito e camarão crocante, e ainda uma playlist esperta e bem boa!




O legal é que na maioria dessas barracas, com toda essa estrutura disponível, normalmente não é cobrado entrada nos estabelecimentos e nem pelas cadeiras e mesas. Bem diferente de diversos locais pelo litoral brasileiro!


APROVEITE PARA: Vivenciar essa experiência, e pelo menos em uma noite em Porto Seguro, se esbalde na culinária local e peça uma Caldeirada, com direito à camarão, siri e lagosta!! Tenho certeza, que você não irá se arrepender! (:







COMPRAS:

Pelo centrinho de Porto é possivel encontrar de tudo! Há muitas lojas, com artesanatos, quadros, bijuterias, roupas, artigos para casa, artigos de praia, chocolates, entre muitas outras coisas, e garimpando bem é possível encontrar algumas lojas bem interessantes.

A loja Ásia, é uma loja de artigos, objetos de decoração e roupas, com tudo voltado para produtos indianos e de todas as regiões da Ásia. Vale a pena conhecer, conferir e garantir algo diferenciado!

Já a Tiê Moda Ecológica Porto Seguro, é uma loja de roupas, mas que preza pelo consumo consciente do consumidor, e utilizam materiais sustentáveis, propondo um estilo de vida e um vestir consciente. Além das peças para adultos e crianças, há também lindos acessórios feitos com capsulas de café nespresso!



VIDA NOTURNA:

A grande maioria das barracas de praia promovem festas e eventos nas nights de verão de Porto Seguro, e vale verificar no hotel, onde terá algum evento nos dias em que você estiver por lá. E pelo centrinho de Porto, sempre há pessoas divulgando e entregando flyers das festas e shows da semana.



Um lugar bem interessante para conhecer, tanto durante o dia, quanto de noite, é a Ilha dos Aquários. O local tem atrativos para todas as idades, desde crianças, que podem ver os aquários cheios de arraias, passando pelos adultos com vários espaços de música, palco, baladinha e um espaço de forró, e por fim para os de mais idade com diversas apresentações culturais, ao longo da programação diária do espaço.

As atrações são variadas e além disso tudo, tem restaurantes, lojinhas, e sem contar que a aventura já começa na travessia de barco para chegar à Ilha! Vale conferir!!


E logo teremos mais post, contando e indicando lugares diferenciados nessa região surpreende da Bahia!



VEJA POSTS QUE JÁ SAÍRAM NO BLOG SOBRE A BAHIA:


Dica Imperdível para Planejar suas Férias no Nordeste Brasileiro!


Trancoso: O Quadrado mais Charmoso do Brasil


Caraíva: a Vila mais rústica