• Juliana Santos da Silva

Free Walking Tours: O que são? E como utilizá-los?

Quem nunca viu em alguma viagem, ou até mesmo nos centros das capitais do Brasil, aquela pessoa com uma plaquinha para cima, junto com um grupo de turistas, que estão atentamente escutando tudo que é compartilhado?


O QUE SÃO?

Esses, são os famosos walking tour!

Que em uma tradução literal, seria algo como: "passeio a pé".


Especificamente os Free Walking Tour, possuem a ideia de fazer um tour gratuito a pé com um tema especifico, e isso ocorre em diversos países e cidades do mundo, para conhecer mais a fundo uma pequena região ou característica de determinada cidade.


Normalmente o ponto de encontro é em um local de fácil acesso, como no Centro Histórico de São Paulo, que é na Praça da República, e o ponto final que é na Praça São Bento.


Possui uma duração de 2 a 3 horas, andando pela cidade, explicando os pontos turísticos, em sua grande maioria em inglês, e ao final do tour, o guia pede uma contribuição voluntária pelo passeio, informações passadas e pela experiência.



VEJA TAMBÉM:

Avenida Paulista: O Coração Democrático de SP

TOP LIST: 46 lugares gratuitos para visitar no Rio de Janeiro!

Planejamento é fundamental para suas viagens!

09 tipos de Experiências para você Vivenciar em sua Vida!



COMO UTILIZÁ-LOS?


Basicamente é possível encontrar o Free Walking Tour de determinada cidade, digitando no Google: "Free Walking Tour São Paulo", que já vai aparecer os sites das empresas que oferecem os serviços.


Em algumas cidades como São Paulo, existem mais de um Free Walking Tour, como: Old Downtown (Centro Histórico), Paulista Ave (Avenida Paulista) e Vila Madalena.


Os sites trazem todas as informações especificas, como os horários e dias em que acontecem, todo o roteiro percorrido, e o ponto de encontro e finalização do tour. Normalmente, é necessário reservar uma vaga. Mesmo o tour sendo free, é essencial para eles terem um controle da quantidade de pessoas que irão participar do tour.


*Os Free Walking Tours tradicionais, cobram somente a contribuição voluntária, mas existem algumas empresas que oferecem o tour e cobram obrigatoriamente um valor especifico, então vale a pena pesquisar bem o roteiro e qual serviço deseja utilizar.



VALE A PENA?

Sim!

Se você estiver preparado para andar, estar totalmente inserido no meio da cidade, conhecer pessoas, treinar o idioma, o tour pode se tornar uma bela experiência.


Vale a pena fazer quando você tem pouco tempo na cidade, quando está economizando, porque vai escolher quanto dar de gorjeta, e quando já conhece a cidade em si, mas precisa de um guia local que explique com mais detalhes sobre a história e curiosidades da cidade.


Descubra algumas cidades pelo mundo que possuem free walking tour CLICANDO AQUI.

E você já teve alguma experiência como essa? Compartilha com a gente aqui nos comentários. (:

2 visualizações