Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Nice, na França pelo olhar da Priscila do PrispeloMundo!

30.10.2018

A entrevista do mês da Série BRASILEIROS PELO MUNDO, que tem o intuito de trazer mais dicas, conhecimentos e compartilhar experiências com os leitores do blog, será por uma cidade encantadora da França.

 

Espero que gostem muito de conhecer um pouco mais sobre Nice, na França, pelos olhos da querida Pri do @prispelomundo! (:

 

 

VEJA TODAS AS ENTREVISTAS PUBLICADAS

 

 

Em um breve resumo:

Qual local está morando? Há quanto tempo? E porque foi morar ai?

Bonjour, Estou morando em Nice uma cidade na Riviera Francesa há um ano, na verdade sempre quis aprender francês, essa língua me fascinava, já havia feito alguns cursos no Brasil mas ainda não era fluente e como sou formada em Hotelaria uma língua a mais faria um belo up para meu CV, pesquisei um pouco mais e vi que aqui tinha também ótima pós na minha área, então, juntei minha paixão por viajar e mais uma vez desapeguei da vida que tinha para viver esse sonho que é morar aqui!

 

 

Defina este local em uma palavra: Apaixonante!

 

 

 

 

É um local bom para viver? Como foi a expectativa que tinha antes de chegar, e a realidade que encontrou?

É um lugar maravilhoso, superou minhas expectativas. O clima é perfeito temos o mar no verão europeu e Neve nos alpes no inverno. Estou próxima de Cannes, Monaco, Saint Tropez... Perto das estações de ski: Isola 2000, Auron, Valberg e La Colmiane. A comida é maravilhosa e os vinhos viraram minha paixão! Sem falar que as coisas aqui funcionam, os moradores pagam seus impostos e recebem o retorno disso.

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

 

O que mais te impressiona nessa cidade? E o que mais te marca?

Bem, vindo do Rio de janeiro o que mais me impressiona é a tranquilidade, perdi o medo de andar na rua tarde da noite sozinha, poder andar com meu telefone na mão rs... Coisas que são normais mas que no Rio já não era tanto assim.

 

 

Como caracteriza os moradores locais dessa cidade?

Apesar da fama, não tive problemas, foram sempre super acolhedores comigo, mas entendo quando alguém fala que são um pouco temperamentais. Mas já aprendi a lidar com eles, pode ser que um dia não esteja bem e nesse dia vão falar menos, mas no dia seguinte tudo volta ao normal. Tenho amigos franceses que adoro, mas também tenho amigos da Polônia, Itália, Portugal, que pela proximidade acabaram morando aqui e assim formamos nossa família com muita diversidade cultural! Amo isso!

 

 

Como terminaria essa frase: “Não podem sair desse local sem...”

Falar francês como uma legítima francesa ! (por isso continuo por aqui, mas não sei se depois disso vou querer sair... hahahaha)

 

 

Conte-nos truques e dicas para economizar dinheiro nesta cidade.

Se você está vindo pra morar a dica é o CAF - Caisse d’allocations familiares, é a entidade francesa que proporciona ajudas sociais. São diversos programas, a princípio tem o auxílio moradia que tem direito sendo estudante ou tendo um contrato de trabalho e ao mesmo tempo paga um aluguel na França. Demora um pouquinho porque tem que entregar todos os documentos e eles vão analisar tudo, e depois de algum tempo você recebe uma quantia mensalmente para ajudar nas despesas. A quantia depende da análise feita pelo sistema. Mas caso seja apenas um passeio fique de olho nos happy hours, alguns lugares também oferecem happy dinner geralmente começa entre 17hrs ou 18hrs e dura até 19:30 hrs ou 21hrs (depende do estabelecimento).

 

 

Quais são os pratos típicos que todos os visitantes devem provar dessa cidade? (pode ser petisco, prato ou algo exótico);

Socca - é uma comida típica de Nice. Parece um crepe feito de grão de bico. Eu acho sem graça mas vale a pena experimentar se estiver por aqui.

 

 

Para termos experiências gastronômicas locais, em botecos, lugares tradicionais, barzinhos e gastando pouco, onde poderíamos almoçar ou jantar? E o que pedir?

A Cours Saleya, é uma rua com ótimos restaurantes e bares. Durante o dia tem uma feira que vende produtos locais e a noite o lugar se enche de mesas com música ao vivo. Um lugar muito agradável. Não pode faltar no roteiro!

 

 

Indique um café e um museu nesta cidade.

Nice tem mais de dez museus, isso porque o clima e a paisagem da Baie des Anges com seu azul turquesa atraiu muitos artistas, poetas e pintores que viveram ou passaram alguns anos de sua vida por lá.. Meus top 5 são: Museu Marc Chagall, Museu de Belas Artes, o Museu de Arte Moderna e Contemporânea M.A.M.A.C e o Museu Massena.

 

 

Uma decisão difícil é definir onde se hospedar – prezando lugares centrais, com fácil acesso a transportes públicos. Onde você indicaria para se hospedar nesta cidade?

O melhor é o centro de Nice, mas eu moro no bairro Liberátion e é perto de tudo, eu particularmente amo meu bairro! É perto do tram, da estação ferroviária e ainda tem uma feirinha muito charmosa na rua principal pela manhã.

 

 

Tem alguma dica ou sugestão para quem deseja fazer compras nesta cidade?

Polygonne Riviera - É o maior shopping da região e fica em Cagnes sur mer, rapidinho de carro ou também pode pegar o ônibus que vai pra Grasse e descer bem pertinho. Tem tudo lá, até um cassino pra tentar a sorte e quem sabe comprar mais rs

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

Qual é o maior segredo desta cidade? (pode ser uma loja, um barzinho, um restaurante, um parque, uma galeria de arte, algo que seja mesmo “a tua cara”).

Meu lugar preferido em Nice é a Colline du Châteu ou A Colina do Castelo em português, é lá que você vai ter as melhores vistas da cidade. Apesar do nome, o castelo não existe mais, isto porque essa fortaleza pertencia aos gregos após passada ao Ducado de Saboia, Reinado de Sardenha e quando tomada pelas tropas francesas o Rei Luiz XIV mandou destruir o castelo em 1706. Os Niçoises veem este acontecimento como um marco positivo pois foi quando puderam sair de suas muralhas e expandir a cidade. Hoje em dia é um parque com muito verde, ótimo para passar o dia, ler um livro, pensar na vida, fazer piquenique e o melhor, tem um elevador gratuito para chegar até lá, ou seja se o intuito não for fazer um passeio fitness e subir todas aquelas ladeiras e escadas até chegar é só seguir as placas de "ascenseur" (elevador em francês) e curtir seu dia Relax.

Outra dica: é um lugar lindo pra ver o pôr do sol!

 

 

Qual é o local imperdível pra gente ir em uma sexta ou sábado à noite?

Em Nice tem o Waka Bar, Movida bar, Pub Akathor, Madison Cocktail bar... Mas também é possível ir para Mônaco e conhecer o famoso Buddha Bar Monte Carlo.

 

 

Existe algum lugar da cidade que está fora do roteiro turístico, e você indicaria para conhecermos?

Gorges du Verdon - Lac Sainte Croix!!! Com certeza é o lugar mais lindo que já vi na vida! Pra chegar lá é necessário alugar um carro mais vale a pena! Após apreciar a vista é possível alugar pedalinhos e aproveitar o dia, para isso vá até o Lac Sainte Croix. É uma delícia!

 

 

Existe algum lugar que quando você vai tem a sensação de estar em um lugar totalmente diferente daqueles do seu cotidiano?

Posso repetir! É um paraíso!

 

 

O que da cultura local é forte? Que os locais dão bastante importância? (uma festa, ritual, esporte, que seja uma marca do local).

Bem, Nice é famosa pelo seu carnaval. Dizem que é o melhor carnaval da França, mas sinceramente não para nós brasileiros hahahaha

Pule essa parte e aproveite o carnaval no Brasil mesmo!

 

 

Existe alguma experiência especial que nós visitantes devemos fazer?

Visitar os campos de lavanda em Valensole - A melhor época pra conseguir ver o campo bem florido é final de junho e início de julho. Precisa ficar atento com a colheita que geralmente acontece no final de julho e início de agosto.

 

 

 

Em um domingo ensolarado, o que devemos fazer nessa cidade?

Passar o dia na praia e depois aproveitar o happy hour nos beach clubes de Nice. Ou ir pra Villefranche-sur-Mer que fica a pouquinhos minutos de Nice, rapidinho de trem. Se puder também vale pegar o carro e sair para as praias ao redor, minhas sugestões são Plage Paloma em Saint Cap-Ferrat, Plage de la Mala em Cap D'ail, Plage Pampelonne em Saint Tropez.

 

 

 

Existem projetos criativos ou partes revitalizadas da cidade pelo governo que nós devemos visitar? Quais?

Place Massena, é onde acontece os festivais e qualquer outro evento que venha acontecer na cidade. Mas também vale a pena conhecer o Porto de Nice.

 

 

Há algum mercado local, a cara da cidade? E o que ele tem de especial para conhecermos?

A Vieux Nice, parte velha de Nice. Não tem como não se perder por aqueles labirintos com um toque Italiano. Isso porque Nice já pertenceu ao reinado de Sardenha, lá na Place Rossetti, você vai encontrar a famosa sorveteria Fenocchio, a dica é pegar seu gelato e continuar o passeio pelo local. É um bom local para escolher também um bar ou restaurante e aproveitar.

 

 

Se estiver com saudades do Brasil, onde devemos ir para matar as saudades? (Pode ser um local, restaurantes, bar, galeria ou região).

Tem uma ótima feijoada com um preço muito bom na área do Porto. O Restaurante se chama Chez Giorgio. Não tem só feijoada, mas também coxinha, picanha... Ótimo pra matar a saudade do nosso gostinho.

 

 

 

 

VEJA TODAS AS ENTREVISTAS PUBLICADAS

 

 

Vamos tentar fazer um roteiro básico de 03 dias por essa cidade? Indique coisas que em sua opinião, são obrigatórias para ver, fazer e visitar.

As praias da Riviera Francesa (Nice, Villefranche, Cap D'ail, Saint Cap-ferrat.

Os vilarejos medievais (Éze e Saint Paul de Vence).

Cannes e Mônaco.

 

 

 

 

Do que você sente mais falta no Brasil?

Família e amigos sem dúvida!

 


UTILIZE NOSSOS PARCEIROS E AJUDE O BLOG A FICAR SEMPRE ATUALIZADO!

 

 

E você gostou das dicas incríveis da Pri? :D Eu amei e já quero conhecer e explorar tudo por Nice!

Deixe sua opinião e comentário sobre o post aqui embaixo. Vou amar saber a tua opinião! (:


E fique de olho no Insta dela, sempre com dicas incríveis da França! 

 

Resposta BAV: Prii querida, agradecemos de coração sua disponibilidade em participar da Série BRASILEIROS PELO MUNDO, que tem o intuito de trazer mais dicas aos leitores do Blog Alma Viajante. Esperamos em breve poder conhecer esses lindos lugares e admirar esse paraíso natural. Muito obrigada por participar e compartilhar as dicas! :D

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload