Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

06 Experiências Diferenciadas para ter no Jalapão!

13.11.2018

O Jalapão é um dos lugares no Brasil que mais tem diversidade de atrativos. Além dos fervedouros, que apenas por eles, já vale a viagem, há dunas, cachoeiras, cataratas, cânions, serras, trilhas e muito mais.

 

Com diversidade em seus atrativos, mesclando entre trilhas em um platô com vistas incríveis, cachoeiras de águas transparentes, fervedouros de todas as cores, dunas alaranjadas, cachoeira em forma de cataratas, trilha para ver o amanhecer do alto e pores do sol para todos os gostos. 

 

Além de tudo isso, a diversidade também se destaca nas próprias comunidades locais, com as formas de manuseio, reaproveitamento, preservação e sustentabilidade do capim dourado e do buriti, utilizado nos artesanatos locais, e que também há diversidade nas opções de produtos vendidos pelos próprios moradores.

 

E por isso, resolvemos criar uma pequena lista com as seis experiências mais diferenciadas que você pode ter no Jalapão. Veja abaixo: (:

 

 

CONHECE NOSSO PROJETO VIAJANDO COM PROPÓSITO COM VIAGEM PARA O JALAPÃO EM 2019?

 

 

VEJA TAMBÉM:

Jalapão e Palmas: Conheça o Cerrado Tocantinense!

Conheça 13 Lugares Imperdíveis para visitar pelo Jalapão!

 

 

06 Experiências Diferenciadas para ter no Jalapão!

 

FLUTUAR E ESTAR DENTRO DOS FERVEDOUROS: 

Se você vai ao Jalapão não tem como esses atrativos ficarem de fora de sua viagem. Independente do roteiro que você faça, vai visitar no mínimo uns três fervedouros pela região de Mateiros, e já é o suficiente para saber e sentir qual é a sensação de estar dentro deles.

 

Conforme você vai pisando a areia vai se movendo, como se fosse areia movediça. E quanto mais ao centro do fervedouro, mais forte a sensação fica. Você começa a sentir como se fosse uma massagem nas pernas feita pela própria areia. Olhando de fora a impressão que dá é de que você está sendo sugado, mas na real, o fervedouro está expelindo água. Realmente é uma sensação incrível e inexplicável! 

 

 

 

PÔR DO SOL DA PEDRA FURADA:

Curtir o pôr do sol na Pedra Furada é simplesmente magnífico, porque é um local alto, onde é possível ver ampla parte do Jalapão, e curtir o clima na região. Há um estacionamento na chegada, e logo já se inicia uma pequena trilha para chegar a região da enorme pedra furada.

O local rende belas fotos ao pôr do sol. Não se esqueça de atentar-se as casas de abelhas que tem na região e fique em silêncio para não irritá-las.

 

 

AMANHECER NA SERRA DO ESPÍRITO SANTO: 

 

A subida começa quando ainda está escuro e após 1km de subida - com alguns bancos para descansar pelo caminho, chega-se ao platô, onde é possível escolher seu lugar para admirar o belo espetáculo da natureza.

 

Aproveite esse momento para aguardar o nascer do sol, desacelerar, e simplesmente curtir toda a natureza ao redor. 

Após o nascer do sol, algumas empresas vão até o Mirante da Serra do Espírito Santo para ver todo o Jalapão e o Parque das Dunas do Jalapão do alto. 

 

 

ENCANTE-SE PELO VERDE DA CACHOEIRA DA FORMIGA: 

A cereja do bolo do Jalapão tem as águas mais cristalinas da região! Isso acontece devido a grande quantidade de calcário nas águas, fazendo com que ela fique transparente e com uma linda coloração esverdeada.

 

Pode esperar por peixes, quedas d'água, boa temperatura e tempo para relaxar. No poço principal é possível aproveitar a queda da cachoeira, e mais a frente - seguindo o próprio fluxo do rio, é possível ficar numa área mais reservada e com mais tranquilidade. 

DICA: Leve um snorkel para observar a vida marinha na região. 

 

 

ENTENDA COMO FORMOU-SE O CÂNION SUSSUAPARA:

Impressionante, o Cânion Sussuapara encanta desde o momento em que o guia conta um pouco da história do lugar, explicando que a alguns anos atrás, exatamente ali onde pisávamos, era um rio, onde as pessoas pulavam de cima do cânion para dentro dele, e hoje em dia não há quase nenhum rastro de água por ali, apenas de uma pequena bica. 

 

Tire as sandálias, sinta a energia do lugar e caminhe até o salão principal.

É ali onde você poderá se refrescar, e tomar um banho na pequena ducha do cânion, perfeita para levar toda negatividade embora. (:

 

 

FINALIZE COM MAIS UM PÔR DO SOL NAS DUNAS:

Um dos locais mais encantadores do Jalapão, sem dúvidas, são as Dunas e principalmente ao pôr do sol, com o rio cortando a vegetação e as areias. Chegando no estacionamento da área de preservação, há uma caminhada passando por toda a vegetação e veredas, e logo começa a subida pelas areias das dunas. 

 

Ali não é permitido descer ou chegar perto da borda (é necessário ficar 2 metros de distância da borda das dunas), porque o formato, a duna, a queda é de certa forma um patrimônio da região, e ao descer nela, essa paisagem é degradada. Então toda e qualquer mudança, é somente feita pela própria natureza através de ações naturais, como o vento e a chuva. 

 

 

Você já conhece o Jalapão? O que achou de lá e quais foram as sensações que sentiu? 

Ainda não conhece? Veja a nossa viagem do Projeto Viajando com Propósito para o Jalapão em 2019

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload