Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Empatia e Viagem: A Relação que pode Revolucionar o Mundo!

24.09.2019

EMPATIA.: 

substantivo feminino

1. capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela;

2. tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

 

 

Sempre digo que viajar ensina!

Porque ao estarmos fora do nosso ciclo de convívio diário, enxergamos as coisas com um olhar mais atento, porque tudo é novidade, tudo é diferente e com isso, nos tornamos pessoas que enxergam a experiência com um olhar de criança, um olhar de curiosidade. 

 

A partir do momento em que você vai desbravando a viagem em si, milhares de novidades, curiosidades e fatos diferentes da sua realidade, vão se apresentando, e quando você retorna pro seu ciclo comum, você começa a ver as pessoas e tudo ao seu redor igual quando você saiu, e percebe que você mudou.

 

Essa mudança que eu sempre comento nas viagens, para mim ficou muito clara em um filme que vi recentemente, chamado "Uma Vida com Propósito", disponível no netflix. O filme conta a história de Rachel Joy Scott, o atentado que aconteceu na escola de Columbine em 1999 e seu propósito e relação com Deus, mas o que me chamou a atenção foi a parte em que ela passa as férias na casa de familiares em outra cidade, e quando volta para a escola, percebe que tudo continua da mesma forma, e ela está diferente.

 

A mudança que acontece com ela, não foi por causa do local que ela estava - porque estava simplesmente numa fazenda dos familiares, mas a mudança acontece internamente, a partir do momento em que ela se permite vivenciar algo novo. 

Veja o trailer e se tiver a oportunidade assista o filme, porque trata de assuntos super importantes, como o bullying, mas que serviria de pauta para outro post. (:

 

  

Além das mudanças, o conhecimento vai trazendo consciência sobre diversos assuntos, realidades, culturas e tradições que vemos em nossas viagens, e a partir do conhecimento, é que a cultura da empatia vai tomando as pessoas. 

 

Porque vemos a realidade dela, e compreendemos a forma que ela reage as respostas da vida, ou porque ela faz um simples bolo de forma completamente diferente da sua, pelo fato dos recursos que ela tem ali em sua realidade, e tudo isso, vai nos fazendo perceber o outro de forma mais clara, compreensiva e empática. 

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Quais são as suas Raízes?

Enxergue a Experiência com Olhos de Criança, e Viva de Forma Diferente!

08 dicas para Experienciar da melhor forma as suas Viagens!

 

 

Assim como tive a oportunidade de perceber diversas realidades diferentes em minhas viagens, como quando aprendi em Galinhos sobre como é todo o processo de dessalinização das águas e o trabalho feito ali; na Chapada Diamantina aprendi o quanto é importante cuidar da natureza porque tudo está ligado e faz parte de um ciclo, mesmo eu morando numa cidade grande; na Guarda do Embaú aprendi que as pessoas tem seus processos, passam por dificuldades e por isso elas tem reações que somente elas conseguem compreender, porque faz sentido para elas mesmas; na Chapada dos Guimarães aprendi o quanto é complicado viver bem no meio do Brasil, porque tudo tem dificuldade para chegar e tudo chega mais caro, entre muitas outras situações que poderia citar aqui. 

 

E você nem precisa viajar para sentir a empatia, e ver essa relação que pode revolucionar o mundo.

Do sofá da sua casa, você consegue assistir filmes, ver documentários e séries, que irão te colocar dentro de outra cultura, mostrando a realidade do outro, e te fazendo se sentir como se estivesse no lugar dele, vivendo a vida dele. 

 

E inclusive, deixo abaixo algumas indicações (os filmes da lista abaixo estão entre os 37 filmes do nosso E-book sobre Propósito): 

- Journey to Greenland - toda a realidade vivida na Groenlândia;

- Virunga - gorilas e guardas que arriscam suas vidas para salvá-los;

- The Last Shaman - o que você faria para evitar uma última tentativa de suicídio?;

- Footprints: The path of yout Life - o que você sentiria durante 40 dias pelo Caminho de Santiago?;

- The White Helmets - grupo de soldados que arrisca a vida para salvar sobreviventes (e que faz você se questionar sobre a sua vida também);

- Longe da Árvore - sobre as relações familiares.

 

Quando a maior parte das pessoas sentirem isso, a Empatia dentro de si, e pode ser de qualquer forma (envolvendo viagens, assistindo docs, passando por situações com familiares próximos, trazendo de uma viagem para a sua realidade, ou levando de sua realidade para as suas viagens), grande parte dos problemas que temos, serão resolvidos.

 

Quando as pessoas sentirem o que o outro sente, ela vai conseguir entender e ajudar, ao invés de somente criticar e julgar por exemplo, nos tornando tão individualistas e centrados em nós mesmos, e durante as viagens esse processo se torna mais fácil pelo fato do ser humano estar mais aberto. 

 

(Viajar é simplesmente uma das formas mais incríveis de autoconhecimento diante dos processos e situações que vamos aprendendo ao longo das viagens, e claro que, tentar escrever sobre o que se sente é difícil, e mais difícil ainda é tocar as pessoas com palavras que talvez elas nunca tenham sentido, o que está sendo escrito ali.

Mas se esse texto fez sentido para você, por favor, compartilhe e divulgue para seus amigos e nas redes sociais, porque ajuda com que as pessoas se questionem, se perguntem e talvez conversem sobre um tema diferente, a Empatia. 

Espero que este pequeno texto, tenha servido de inspiração para você. 

 

 

E se você é uma pessoa que gostar de ler textos inspiracionais, aproveite para conhecer o nosso E-book sobre Propósito, que tem conteúdos como: quando você está fora de seu propósito; quando você está em seu propósito; o que é propósito; viagem, propósito e experiência; viajando com propósito; 19 passos na prática para iniciar a mudança; como chegar mais perto de seu propósito; 37 filmes/docs para abrir a mente; 08 livros para despertar a consciência; 41 questionamentos e reflexões; exercícios, meditações e muito mais).

 

 

"A não valorização e o não conhecimento, não deixam a empatia ultrapassar suas barreiras. 

Tenha conhecimento e sabedoria para valorizar - o que seja

(um estudo, um conhecimento, uma história, um trabalho, um produto, o que quer que seja)."

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload