Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Dia da Mulher com 10 Inspirações de Mulheres Aventureiras!

06.03.2019

Cresci escutando histórias de que minha mãe viajou de Recife até São Paulo de ônibus durante três longos dias, em uma viagem nada confortável, junto com meu pai para arrumar um emprego e condições melhores de vida. 

 

Além de toda a história de amor, mais do que isso, sempre vi a mulher forte, independente e inspiradora que ela foi para mim, de deixar suas origens, cidade e zona de conforto, em busca de uma vida melhor. 

 

Com o dia da mulher chegando, ela é a primeira homenageada a ser citada neste post, em homenagem à mulheres viajantes e inspiradoras que encontramos pelo nosso caminho. 

 

Conheça algumas mulheres inspiradoras, que fizeram e ainda fazem história com suas aventuras e seus recordes.

 

 

1º Annie Londonderry

Primeira mulher a dar a volta ao mundo de bicicleta, em 1895, tudo começou após dois bilionários apostarem 10 mil dólares, que nenhuma mulher daria a volta ao mundo em uma bicicleta, e Anne topou!

 

Pedalou milhares de quilômetros e conquistou não só uma superação individual, mas um avanço enorme para o movimento feminista da época. Além de viajante, foi também escritora, empresária, atleta e mãe.

 

 

2º Valentina Tereshkova

Primeira cosmonauta da história e primeira mulher a viajar para o espaço em 1963 aos 26 anos, tendo completado 48 voltas ao redor da Terra no período em que ficou em órbita. Até hoje, é a única mulher a ter realizado um voo solo ao espaço.

 

 

3º Gertrude Margaret Lowthian Bell

Escritora, viajante, alpinista, política, arqueóloga e espiã inglesa. Uma das alunas mais brilhantes da Universidade de Oxford, Gertrude escalou os Alpes, percorreu os desertos do Oriente Médio e ajudou a desenhar os limites da Mesopotâmia, país que viria a se tornar o Iraque nos dias de hoje, Ásia Menor e Arábia. 

 

 

4º Amelia Mary Earhart

Foi a primeira mulher a efetuar um voo solo sem escalas através do oceano Atlântico, em 1932.

Pioneira na aviação dos Estados Unidos, autora e defensora dos direitos das mulheres, foi também a primeira mulher a receber a Distinguished Flying Cross; condecoração militar de reconhecimento pelo ato de “heroísmo ou conquista extraordinária enquanto participava de um voo aéreo”.

 

 

5º Elizabeth Cochran Seaman

Conhecida como Nellie Bly, foi a primeira mulher a circunavegar a Terra pelo globo em 72 dias - 40 mil quilômetros, simulando a viagem ficcional de Phileas Fogg, no livro de Júlio Verne em 1889.

 

Ganhou notoriedade no meio jornalístico ao rebater, de forma irônica, a coluna What Girls are Good For, do jornal Pittsburgh Dispatch, que abordava assuntos de forma machista. A qualidade de sua escrita lhe rendeu um emprego no periódico, dando início a uma grande carreira como jornalista.

 

 

6º Isabella Lucy Bird

Exploradora, escritora, fotógrafa e naturalista inglesa do século 19. Viajou sozinha para o Havaí, Estados Unidos, Nova Zelândia, Japão, Índia e China e foi a primeira mulher eleita membro da Royal Geographical Society. Ao longo da vida, escreveu mais de quinze livros e foi um exemplo de independência feminina, sempre à frente dos padrões de seu tempo.

 

 

7º Junko Tabei

Alpinista japonesa e a primeira mulher a atingir o cume do Monte Everest, em 1975. Foi também a primeira mulher a ter escalado os Sete Cumes, tarefa que completou em 1992, aos 53 anos de idade. Ao longo da vida, trabalhou com organizações para a preservação das montanhas e do meio ambiente.

 

 

8º Cheryl Strayed

Cheryl, aquela do livro/filme Livre, que decide recomeçar sua vida em busca de um propósito maior, depois de perder a mãe, um casamento e se afundar nas drogas, atravessando a costa oeste dos Estados Unidos, desde o Deserto de Mojave até o estado de Washington se reinventa e se descobre uma nova pessoa. 

 

 

9º Glória Maria

Uma das jornalistas mais famosa da tv brasileira atualmente, começou a se destacar por reportagens de grande importância como a Guerra das Malvinas em 1982, e ao percorrer o caminho de Cristo na Palestina. E a partir de 2010, tornou-se repórter especial do Programa Globo Repórter, onde visita e mostra as experiências em diversos destinos pelo mundo. 

 

 

10º Karina Oliani

Mais jovem brasileira a escalar o Monte Everest, além de ser a primeira mulher sulamericana a escalar o pico pelas suas duas faces. Formada em medicina, Karina é fundadora da ABMAR - Associação Brasileira de Medicina de Áreas Remotas, ajudando diversos outros médicos e interessados pela área, com os cuidados da medicina em áreas de grande altitude, como o Everest. 

 

 

Além dessas famosas mulheres, ao longo do meu caminho e pelas viagens que fiz no Brasil e alguns lugares da América do Sul, conheci mulheres super inspiradoras que valem muito serem mencionadas neste post, e sou grata a cada uma por compartilharem experiências e histórias incríveis comigo, como a Patchinpixels, a Paula do Mochila da Papaula, a Anna Laura e tantas outras. 

 

Espero de alguma forma inspirar outras mulheres a saírem de suas zonas de conforto (pessoal, profissional, espiritual...), e buscarem novos rumos e novas histórias.

 

Que mulheres viajantes te inspiram? Comenta aqui embaixo (:

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload