Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Conheça as 13 Melhores Festas Juninas do Brasil!

09.06.2017

"Pula a fogueira iaiá, Pula a fogueira ioiô, Cuidado para não se queimar, Pois essa fogueira já queimou o meu amor"

 

 

Para entrar no clima desse mês maravilhoso, cheio de fogueiras, bandeirinhas e fogos de artifício, que dão ainda mais luz e cor à essas celebrações de festas juninas incríveis que acontecem em todo o Brasil, um post com as melhores e mais tradicionais celebrações juninas do norte e nordeste do país. 

 

O Brasil é muito conhecido pela sua alegria nas festas pelo mundo, e cada vez mais isso também vem crescendo nas festas juninas que acontecem pelo país, que são repletas de muitos chapéus de palha, camisas xadrez, vestidos coloridos cheios de rendas e babados, e festejam os dias de Santo Antonio em 13 de junho, São João em 24 de junho e São Pedro em 29 de junho! Além disso, ainda tem muita música, forró e comidinhas de deixar qualquer um com vontade!

 

Fala sério, quem não ama um bolo de milho com um vinho quente, pra aquecer nos tempos de frio pelo Brasil? 

 

Abaixo uma lista dos melhores festejos juninos pelo norte e nordeste do país, que além de vivenciar a experiência de participar deste evento maravilhoso, ainda é possível conhecer as cidades, regiões próximas e gastronomias peculiares! 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

MACEIÓ, em ALAGOAS: 

Normalmente, sempre homenageando um artista local, o São João de Maceió atrai cerca de 28 mil pessoas por dia com shows musicais, concurso de quadrilhas e muito coco-de-roda - dança típica da região. Há também muito forró e uma vila cenográfica onde os visitantes podem vivenciar e ter experiências ainda mais inesquecíveis. A festa acontece sempre na segunda quinzena de junho, com uma atmosfera encantadora e recepção calorosa dos alagoanos. 

APROVEITE PARA: Conhecer a região das praias de Maceió, tanto do litoral norte, quando do litoral sul, todas são lindas, e valem a visita! Aproveite o máximo que der nesse paraíso!! 

 

VEJA TAMBÉM: 

Bem-Vindos à Maceió!

Maceió: O que saber para aproveitar melhor o Tour das 09 Ilhas

Praia de Carro Quebrado: Privativa, Deserta e Intocada

 

 

FORTALEZA, no CEARÁ:

O principal evento junino do Ceará acontece na sua capital, Fortaleza, e recebe cerca de 6 mil pessoas por dia!! Normalmente ocorre na primeira quinzena de junho (de 11 a 16/06), junto com concursos de quadrilhas reunindo os melhores grupos de todo o estado. Além disso, há ainda apresentações com muita música, forró e toda a cidade de Fortaleza para você aproveitar e conhecer melhor!

 

VEJA TAMBÉM: 

Beach Park: um Paraíso Aquático

Conheça os 04 incríveis Resorts do Complexo Beach Park

 

 

JOÃO PESSOA, na PARAÍBA: 

Com mais de 150 atrações, entre repentistas, grupos de dança, quadrilhas, violeiros e até uma feira de artesanato, a Festa Junina de João Pessoa é uma das maiores do país. Normalmente ocorre no final do mês de junho, durante uma semana inteira, onde você poderá se divertir e saborear os tradicionais pratos típicos! 

DICA: Aproveite e conheça a Ponta do Seixas, famosa por ser o ponto mais oriental das Américas!

 

 

CAMPINA GRANDE, na PARAÍBA: 

Com mais de 30 anos e muita tradição, o São João de Campina Grande atrai cerca de 60 mil visitantes por dia! São inúmeras apresentações musicais, quadrilhas, opções gastronômicas, e entre muitas outras coisas. Além de tudo isso, a festa ainda conta com um cenário em tamanho real de um vilarejo do interior do século XIX, cheio de móveis rústicos, delegacias, currais e muita diversão. O arraial ocorre normalmente durante todo o mês de junho (em 2017 de 02/06 à 02/07), e se você quer conhecer de perto uma grande festa junina, essa é obrigatória! 

 

 

RECIFE, em PERNAMBUCO: 

Com muito forró, quadrilhas, fogueiras, bandeirinhas e estandartes dos santos homenageados, a cidade de Recife fica tomada de cores e alegria para festejar o São João. Atrai cerca de 150 mil pessoas por dia, normalmente acontece durante todo o mês de junho e a população participa ativamente das festividades, concursos de ruas decoradas e quadrilhas estilizadas. 

APROVEITE PARA: Conhecer a cidade de Recife, Olinda e ainda se der tempo, tem o famoso Trem do Forró, com muito forró pelos trilhos para ninguém ficar parado! 

 

VEJA TAMBÉM: 

Recife: 02 dias para desvendar a Veneza Brasileira

Porto de Galinhas: 07 Coisas para você fazer no Paraíso dos Coqueiros

 

 

CARUARU, em PERNAMBUCO: 

Já pensou em vivenciar uma experiência de interior com o requinte de uma das maiores festas juninas do país?

Em Caruaru é assim! Com uma cidade cenográfica, réplica de uma pequena vila do interior, cheia de restaurantes, bares, barracas, palcos para shows e ainda as famosas comidas gigantes, onde os pratos típicos tem um tamanho muito maior do que o normal! O São João de Caruaru acontece de 3 a 29 de junho! 

SE EU FOSSE VOCÊ: Aproveitaria a visita para conhecer a famosa Feira de Caruaru, tombada pelo IPHAN como Patrimônio Imaterial do Brasil, conta mais de 90 mil metros quadrados para comprar diversas lembranças tipicamente pernambucanas, apreciando a culinária local! 

 

 

SÃO LUÍS, no MARANHÃO:

As danças folclóricas, como a Dança do Cacuriá, do Tambor de Crioula, do Lelê, do Caroço e do Coco, encantam os visitantes com sua beleza e força! Mas o mais conhecido é o Bumba Meu Boi, sendo até hoje uma das manifestações culturais mais marcantes em diversas cidades do nordeste do Brasil, que surgiu no século XVIII e toda a população de São Luís se junta pela cidade para dançar e cantar noite adentro, durante a segunda quinzena de junho. Além de todas as danças folclóricas, tem também as tradicionais quadrilhas e diversos shows com cantores locais. 

APROVEITE PARA: Visitar uma das paisagens mais encantadoras do Brasil, os Lençóis Maranhenses, que conta com lagoas cristalinas e grandiosas dunas! 


 

NATAL, no RIO GRANDE DO NORTE: 

Em Natal a cidade toda entra em clima de festa nesse momento tão aguardado durante todo o ano. A festa conta com tradicionais quadrilhas juninas, barracas com gastronomia típica e muito forró. O ponto alto do arraial são as competições musicais, com várias apresentações por dia. 

DICA: Aproveite o tempo por lá, para pegar um solzinho na Praia de Ponta Negra! E não deixe de conhecer as famosas lagoas de Natal!

 

VEJA TAMBÉM: 

Natal: 48 horas na cidade do sol

 

 

MOSSORÓ, no RIO GRANDE DO NORTE: 

Normalmente a festa de Mossoró tem início na segunda semana de junho (10 de junho a 01 de julho), e traz grandes apresentações da música nacional, quadrilhas, sanfoneiros, violeiros, festival de humor e muita comida regional! O festival ainda conta com o espetáculo Chuva de Bala no País de Mossoró, que dramatiza os principais acontecimentos do confronto entre o povo da cidade de Mossoró e os cangaceiros do bando de Lampião, que ocorreu em 1927.

DICA: Estando na cidade, vale conhecer o Memorial da Resistência, que homenageia e conta mais sobre os heróis que resistiram à invasão do bando de Lampião. 

 

 

 

 

SALVADOR, na BAHIA:

Com todas as ruas do Pelourinho com seus aspectos cenográficos de uma cidade do interior, as festas transformam a cidade e não decepciona em sua folia. Ocorre normalmente entre 20 e 30 de junho, e traz diversas atrações musicais distribuídas em vários palcos, concurso de quadrilhas, todas as comidas típicas possíveis e ainda atrações para todas as idades. 

APROVEITE PARA: Desbravar o centro histórico da cidade, que traz heranças da cultura africana, europeia e ameríndia! E visite também as praias da região!

 

 

AMARGOSA, na BAHIA:

Atraindo mais de 60 mil pessoas por dia, a Praça do Bosque fica lotada no São João de Amargosa, na Cidade Jardim! Folia calorosa, com muita música, aulas de forró, pratos tradicionais, se tornando uma das festas mais animadas da Bahia. 

Normalmente ocorre na segunda quinzena de junho, e ainda é possível visitar réplicas de vilas rurais e curtir o tradicional forró tocado por grupos da região. 

 

 

PARINTINS, no AMAZONAS: 

Tendo como ponto principal da festa, a disputa entre dois bois folclóricos, o Boi Garantido e o Boi Caprichoso, no espetáculo são contadas as lendas e rituais indígenas da região amazônica, através das encenações, que encantam milhares de pessoas todos os anos. Normalmente a festa acontece no último final de semana de junho.

SE EU FOSSE VOCÊ: Aproveitaria a oportunidade para conhecer a região e intensificar a experiência se hospedando nas casas dos locais, ou em barcos! E estando por lá, não deixe de experimentar o Tacacá, um saboroso caldo preparado com iguarias locais!

 

 

PALMAS, em TOCANTINS: 

Recebendo cerca de 9 mil pessoas, o São João de Palmas oferece uma grande estrutura para shows e muitas barracas de comidas típicas. Além dos shows, é possível ver o concurso de quadrilhas juninas, o concurso da melhor barraca de comida típica e ainda pode dançar muito no espaço reservado para isso, o Barracão do Forró. Normalmente acontece no mês de junho e com duração de apenas quatro dias, mas é uma festa ideal para quem deseja se divertir e experimentar uma infinidade de pratos típicos. 

DICA: Por lá, não deixe de conferir os artesanatos feitos com o capim dourado, trazendo toda a criatividade dos artesãos em forma de bijuterias, cestas e diversos utensílios. 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 


E você, curtiu esse post? Já teve a oportunidade de visitar algumas dessas festas? Me conta tudo aqui nos comentários!! Eu vou adorar saber! :D 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload