Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Serra Verde Express: Conhecendo a Serra Curitibana através dos Trilhos

18.11.2016

 

 

A estrada de ferro que liga Curitiba a Morretes possui 130 anos de história e atravessa a serra do mar com sua exuberante Mata Atlântica por cerca de 110 quilômetros passando por uma sucessão de belezas, incluindo casarios históricos, estações antigas, igrejas, cachoeiras e paisagens indescritíveis. 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

 

Eleito pelo jornal The Guardian como um dos 10 passeios de trem mais espetaculares do mundo, a obra iniciou-se em 1880, foi considerada impraticável por alguns dos maiores engenheiros do mundo e recrutou mais de 9.000 homens da região, entre trabalhadores, engenheiros e outros profissionais da área. 

 

Aos poucos é possível observar a paisagem mudar ao longo do caminho, onde o guia do vagão começa a falar os nomes dos rios, dos 41 viadutos e pontes e dos 14 túneis escavados na rocha, que foram consideradas grandes obras de arte da engenharia. 

 

 

A Ponte São João é um dos principais pontos para fotografia, aonde todos vão para o mesmo lado do trem para garantir a melhor foto da linda ponte, que foi construída a 55 metros de altura. O Viaduto do Carvalho também encanta os visitantes, onde o trem sai de dentro do viaduto dando a sensação de estar flutuando com um cenário incrível e ainda é possível ver lá embaixo a usina Marumbi. Outra grande obra da engenharia da época foi o Túnel Roça Nova, com 457 metros de extensão totalmente escavados na rocha. 

 

O Trem da Serra do Mar Paranaense parte diariamente de Curitiba em direção à Morretes com aproximadamente 3 horas incríveis de viagem, para cada trecho. Se você for da capital paranaense até o litoral, vale à pena comprar o assento do lado esquerdo do trem, pois é a melhor opção para fotografar. 

 

VEJA TAMBÉM: 

Curitiba: Roteiro de 48 horas para conhecer a Capital Curitibana

Poshtel: Conheça a nova tendência de Hostels de Luxo

Como é a Experiência de Voluntariado pelo Worldpackers?

 

 

 

 

 

 

Uma ótima opção é ir de van pela Estrada da Graciosa que com apenas 33 km é um dos caminhos mais encantadores do Paraná, com duração de 1 hora e 30 minutos. As curvas sinuosas, envolvidas por montanhas e cachoeiras, são cobertas por paralelepípedos, interligadas por diversas pontes e mirantes que permitem ver o mar se o céu estiver limpo, e no retorno para Curitiba é possível voltar de trem. Ou então é possível alugar um veículo em Curitiba e curtir a região litorânea de carro. Dessa forma você poderá conhecer dois caminhos que são lindos e incrivelmente belos, e se preferir voltar de trem, lembre-se de comprar o assento do lado direito para ver as belezas da região.

 

Na chegada a simpática Morretes é possível ver casarões do século 17, praças com igrejas centenárias e o rio Nhundiaquara cortando a cidade de ponta a ponta. A cidade foi fundada em 1721 e está localizada no meio da serra do mar paranaense, entre a capital e o litoral. O bucolismo de sua rotina, o clima agradável, as opções de ecoturismo, as atrações gastronômicas e as construções históricas atraem centenas de turistas à cidade nos finais de semana.

 

 

A região conta com lojas de artesanatos, pousadas e restaurantes cheios de personalidade, que é um dos pontos altos da cidade. Os turistas aproveitam a visita a Morretes para provar o famoso Barreado, prato tradicional da culinária do litoral paranaense, onde a carne é cozida por 12 horas em uma panela de barro "barreada" - vedada com massa de farinha e água, dando maciez sem tirar o sabor incrível. Experiência a parte é ver alguns dos garçons preparando a iguaria com farinha de mandioca, bananas e para finalizar arroz.

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE? 

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

 

 

Se tiver poucos dias na cidade de Curitiba, esse é um daqueles passeios que vale muito a pena ser feito, mesmo que você vá de carro visite essa charmosa cidade do litoral e seus encantos, aproveitando da culinária e do artesanato local, e depois não se esqueça de compartilhar sua experiência! (: 

 

Esse artigo foi elaborado inicialmente para publicação no blog do portal O Viajante. 

 

 

 

 

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload