Alma Viajante  

Conhecendo o Mundo e Compartilhando Experiências

Espírito Santo: Roteiro de 1 dia em Vitória + Guarapari, Vila Velha e Domingos Martins

14.10.2016

 

Das praias às montanhas, um estado cheio de surpresas e encantos, um litoral com mais de 400km de praias, dunas, parques e rico patrimônio histórico cultural. 

 

Não se esqueça de reservar um veículo antes de viajar, para ficar à vontade pela cidade, e até conseguir visitar outros lugares. Veja AQUI diversas opções de veículos para sua viagem!

 

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

A capital do estado, Vitória foi fundada em 1551, é a terceira capital mais antiga do país, e nada melhor do que visitar as suas joias do passado, andando e batendo perna pelo centro histórico. Na Cidade Alta não deixe de ver o Palácio Anchieta, a igreja de São Gonçalo, a Catedral Metropolitana, a capela de Santa Luzia e o Teatro Carlos Gomes, inspirado no Scala, de Milão. 

 

Se você gosta de praias, opções não irão faltar. A extensa Praia de Camburi possui ótima infraestrutura para os visitantes, com quiosques, calçadão, ciclovias e um enorme jardim. Já na Ilha do Boi, ficam as praias mais calmas da capital. E na Praia do Canto é onde está todo o agito, com bares e restaurantes, onde aos domingos acontece uma feira de artesanato.

 

O trecho do litoral sul, de Vitória até Guarapari é famoso mundialmente por ocorrer à pesca esportiva do peixe marlim-branco e marlim-azul, durante os meses de outubro até fevereiro, deixando a região lotada neste período. 

 

Guarapari é conhecida como a cidade saúde, pelas propriedades medicinais de suas areias monazíticas - encontradas nas praias da região. É um dos balneários mais badalados do litoral capixaba, com 46 praias excepcionalmente belas. A Praia de Areia Preta, como já diz o nome, possui substancias na areia que dizem os locais, fazer bem a pele. É comum andar na praia e ver pessoas passando à areia no rosto e no corpo. 

 

A Praia do Morro e das Castanheiras são bem urbanizadas, contam com quiosques de praia, bares e restaurantes. Já na Praia da Enseada Azul é onde os jovens se reúnem para aproveitar o dia, e em Meaípe, pequena vila de pescadores, é onde estão alguns dos melhores restaurantes para apreciar a culinária capixaba.  

 

 

VEJA TAMBÉM: 

Viajar Sozinha? Saiba porque você deve ir e deixar os pré-conceitos de lado

Como é a Experiência de Voluntariado pelo Worldpackers?

Poshtel: Conheça a nova tendência de Hostels de Luxo

 

 

Já Vila Velha é a mais antiga do estado, possui patrimônios incríveis e de extrema importância para a história da cidade, como o Convento de Nossa Senhora da Penha, fundado em 1558, localizado no alto de um morro de 154m e cercado pela Mata Atlântica. É possível subir a pé, de carro ou de van, e após o estacionamento ainda tem cerca de 365 degraus até chegar ao Convento. Para os amantes de fotografia, não deixe de levar a câmera, a vista lá de cima é incrivelmente linda, podendo ver toda a cidade de Vila Velha, Vitória e a Praia da Costa.

 

No litoral de Vila Velha, a agitada Praia da Costa possui um grande calçadão com ciclovia, hotéis, bares e restaurantes. Suas vizinhas, Itapoã, é muito procurada para a prática de esportes como vôlei e futebol, e Itaparica, com suas ondas fortes é muito procurada pelos surfistas da região. Para quem prefere praias mais rústicas e tranquilas, as praias de Barra do Jucu e Ponta da Fruta, são as melhores opções com clima de vila de pescador e lagoas para a prática de canoagem.

 

A cidade também é famosa por abrigar a fábrica de chocolates da Garoto, onde funciona uma lojinha para a venda dos produtos. Quem desejar pode agendar a visita guiada, com duração de uma hora e meia, percorrendo cerca de seis quilômetros dentro da fábrica. É necessário reservar com antecedência, pois a fila de espera costuma ser grande. 

 

 

Depois de tanta praia e litoral, que tal conhecer os encantos de Domingos Martins? Localizada a 40 km da capital do Espírito Santo, a cidade é o reduto de inverno do estado. É possível ver os traços da colonização alemã por todos os lados, nas casas, nos hotéis e restaurantes, com telhados altos e a madeira em destaque.

 

E a natureza em volta completa a paisagem, cheia de Mata Atlântica e picos agudos, como a Pedra Azul, que atinge 1.822 metros de altitude, que de acordo com a posição do sol muda de cor, criando um fenômeno que leva muitos visitantes a ver o pôr do sol na região. 

 

A região da Pedra Azul é muito importante no estado e por isso a área ao seu redor foi transformada em parque nacional. Ela abriga cachoeiras, piscinas naturais e uma flora e fauna de impressionar, além de diversas trilhas.

 

 

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

 

 

 

 

 

DICA: Para finalizar o dia, nada melhor do que ir a uma das casas de chá da cidade. Tortas, geleias e queijos acompanhados de licores artesanais e cafés variados. 

 

 

Você já conhece Vitória e as regiões próximas? Conte-nos aqui nos comentários! :D 

 

 

 

 

 

Please reload

SOBRE

Juliana Santos, que deseja mostrar a todas as pessoas, que viajar é mais do que conhecer lugares, é provar e compartilhar experiências! E que basta mudar a nossa visão sobre as coisas e lugares, olhando positivamente, que sempre teremos experiências engrandecedoras.

RESERVE SEU HOTEL 

SOLICITE SEU ROTEIRO PERSONALIZADO

ALUGUE SEU CARRO

Já pensou em Viajar e unir Experiência e Propósito?

22 Jan 2019

13 Hotéis, Pousadas e Refúgios para curtir o Verão no Litoral Sudeste do Brasil!

20 Nov 2018

Com estilo, sem pesar no bolso: 16 Hostels Estilosos pelo Brasil!

24 Oct 2018

1/1
Please reload