• Juliana Santos da Silva

Viajar é uma questão de Prioridade!

Sejamos sinceros, viajar é uma questão de prioridades!

Cresci pegando estrada desde de que tinha sei lá, cinco anos, talvez porque meu pai tinha o sonho de ser caminhoneiro e sempre gostou de dirigir, ou talvez, porque meus pais se mudaram para São Paulo, mas a família toda ficou em Recife, enfim, a vida me levou por essas circunstâncias que de certa forma já me fizeram gostar e priorizar as viagens na minha vida.


Então, quase sempre, por conta dessas questões, aqui na minha família valorizamos muito viajar e experienciar esse momento único fora de casa. Mas nem todos cresceram assim, devido as condições de vida, a forma como somos criados, as necessidades e a prioridade que damos as viagens.


Priorizar as viagens é algo que vai depender de diversos fatores, como:

- necessidades;

- condições impostas pelo meio que estamos inseridos;

- forma como somos criados;

- valorização das viagens dentro da sua família;

- a forma que as viagens são vistas dentro da sua realidade.


Nós seres humanos somos uma construção e estamos sendo construídos a cada momento, com tudo que nos cerca. Com a forma que somos criados, com as pessoas que são nossas referências, com o meio em que estamos inseridos, e tudo isso vai fazendo a nossa personalidade se formar e ao longo do tempo são essas influências que nos levarão as coisas que damos mais prioridade em nossas vidas.


Existe uma tabela, a de Maslow que todos já devem ter visto, com toda certeza rs. A pirâmide mostra em sua base algo que realmente faz muito sentido, as nossas necessidades fisiológicas, e elas são as nossas principais necessidades em sociedade, como ter um lugar para morar, comida, água e etc.


Depois desses que são pontos realmente muito importante para nossa sobrevivência, vamos fluindo com relação as nossas prioridades a partir da forma que somos criados, de acordo com o que nossa família valoriza, de acordo com as condições impostas pelo meio em que moramos, de acordo com as pessoas que nos influenciam e também com a mídia.


VEJA TAMBÉM:

Economizando em Tempos de Crise: 49 dicas para viajar com pouco dinheiro!

TOP LIST: 46 lugares gratuitos para visitar no Rio de Janeiro!

O que é uma Experiência Turística para Você?

Saiba como Economizar em suas Viagens em 2018!


Cada um de nós somos uma construção única de tudo aquilo que consumimos e do que nos influência. E isso é incrível porque, vamos percebendo nossos gostos e vamos nos tornando um ser único, e é ai que as viagens vão se tornando uma prioridade em sua vida.


Muitas vezes acontece que nem aconteceu comigo, que já tinha estímulos extras, que me fez cada vez mais valorizar o ato de viajar, ou pode acontecer ao longo da vida, com estímulos externos e as vezes até mesmo por conta de uma rotina super corrida e atribulada, você sente a necessidade de sair, espairecer e viajar.


Tudo isso é o que vai fazer você definir a importância das viagens para você, e tá tudo bem se muitas vezes você preferir investir em outra coisa antes de viajar, é só uma questão de perspectiva e prioridades.

Significa que, neste momento da sua vida, algo é mais importante do que uma experiência de viagem. E isso não é fixo ou estático, isso é super fluído e vai mudando de acordo com as suas percepções de vida.


O interessante aqui é se atentar ao fato de que talvez você também não tenha vivenciado alguma experiência de viagem que fosse realmente transformadora. Você já se permitiu isso? Vivenciar algo novo? Experienciar uma viagem de forma diferente?


E como fazer para conseguir priorizar as viagens?

Ter foco naquilo que você realmente quer e tem como meta!



O que eu faço para conseguir isso:

- sempre alimento a vontade (vendo filmes e séries, lendo reportagens e livros sobre o local), para não perder o foco de me organizar pra isso;

- começo um planejamento simples da viagem com alguns custos e valores (incluindo transportes, hospedagens, tours e alimentação), para ter noção de quanto irei investir;

- ser maleável com a escolha do destino, estilo da viagem e afins. Existem diversas formas de economizar durante a viagem, viajando como voluntário, ficando hospedado em hostel ou airbnb e fazer sua própria comida, entre outros. Não se limite a uma única forma engessada de vivenciar a experiência;

- foco para que todas as minhas atividades extras sejam com o mínimo de gastos possíveis, visando economizar para a viagem;

- evito todo tipo de gasto!! (do tipo: barzinho, festas, compras de roupas - nem lembro a última vez que comprei roupa pra mim rs, uber, comer fora - mais esse acabo me rendendo rs, manicure, cabeleireiro, pedir o almoço pelos aplicativos da vida, academia, entre outros);

- tento manter os gastos de tempos em tempos: antigamente eu ia ao cabeleireiro e manicure uma vez por mês, hoje em dia, vou ao cabeleireiro uma vez a cada dois meses, e nem vou na manicure;

- ter vivenciado uma experiência de viagem transformadora neste caso acaba ajudando, porque te faz querer ter aquela sensação vivenciada novamente.


Conforme a gente vai começando a ter uma nova perspectiva sobre tudo isso, vamos arranjando formas de economizar para focar no objetivo da viagem.

E você, o que faz para conseguir priorizar as viagens na sua vida?

Conta aqui nos comentários! (:


0 visualização