• Juliana Santos

Santa Teresa: O Bairro mais Autentico e Histórico do RJ!

O Rio tem todas as características que admiro numa cidade. Muito sol, praia, montanhas e trilhas, cultura, lindas paisagens e a vida boemia. E do bairro de Santa Teresa é possível apreciar muitas dessas vertentes da cidade maravilhosa.


Sentir o frisson de um dos bairros mais cariocas é realmente vivenciar a experiência de visitar o Rio de Janeiro. Ao desbravar as ladeiras de Santa Teresa, é possível perceber uma pegada arquitetônica retrô que veio dos imigrantes europeus com traços da Art Noveau, misturando o moderno e o antigo.


Recomendaria começar a visita ali da Estação de Bondes de Santa Teresa, que fica bem próximo a estação do metrô Carioca.

Os famosos bondinhos saem do centro da cidade, passando pelos Arcos da Lapa, e sobe o bairro de Santa Teresa. DICA: vá num dia que não estiver muito quente, para desbravar todos os cantos do bairro e não cansar tanto com as subidas, descidas e o sol.


Enquanto o bonde passa pelos Arcos da Lapa e sobe as ladeiras do bairro, perceba a vida acontecendo ali na região, com seus moradores passando para lá e para cá, com os muitos turistas que vão apreciar a vista e sinta a essência do bairro de Santa Teresa.


Aproveite para descer na última estação do bonde, porque aí você pode ir descendo e caminhando pelas ruas do bairro, vendo cada lugar que interessar, apreciando a vida em Santa Teresa, até a última estação, para pegar o bonde de volta.


Se estiver a fim de tomar um café da manhã diferenciado, vale a pena conhecer o Café do Alto, com o melhor café nordestino no Rio, com direito a cuscuz, banana da terra e macaxeira.


Se preferir um almoço mais requintado, invista no Aprazível, além da vista com a Baía de Guanabara ao fundo, possui uma decoração antiga e pratos que mesclam a culinária brasileira com a internacional, como a entradinha de acarajé do cerrado e o prato principal de galinhada caipira. DICA: Se conseguir, vá ao entardecer.


Depois dos momentos de culinária, é hora de perder todas as calorias andando pelas ladeiras do bairro de Santa Teresa. Não deixe de visitar o Parque das Ruínas, que possui uma linda vista da cidade, com um ótimo café para apreciar o local, e ainda um centro cultural com programações diversas, com apresentações de teatro, música e exposições.



Vale visitar o Museu Chácara do Céu, que faz parte dos Museus Castro Maya, que eram residências dele e foram doadas com todo seu acervo e foram tombadas pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em 1974.


Outro local que vale a pena ser visitado é o Centro Cultural Municipal Laurinda Santos Lobo, que foi criado em 1979 e oferece muitas memórias do bairro, com exposições fotográficas, oficinas de danças e músicas e diversos eventos ao ar livre.


E para finalizar a visita ao bairro, indicaria uma sessão no Cine Santa Teresa, que logo em seu início teve sua renda revertida para obras sociais, e atualmente atuam como uma opção cultural, social e educacional para a comunidade local.


Você já esteve em Santa Teresa? Pode apreciar todo o seu charme?

O que achou? Comenta aqui abaixo (:



UTILIDADES - O QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE IR:


BONDE DE SANTA TERESA:

End.: R. Lélio Gama, 2 - Centro, Rio de Janeiro

Valor: R$ 20,00 por pessoa.


CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PARQUE DAS RUÍNAS:

End.: R. Murtinho Nobre, 169 - Santa Teresa, Rio de Janeiro

Entrada: gratuita

MUSEU CHÁCARA DO CÉU:

End.: R. Murtinho Nobre, 93 - Santa Teresa, Rio de Janeiro

Entrada: R$ 6,00 por pessoa.

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL LAURINDA SANTOS LOBO

End.: R. Monte Alegre, 306 - Santa Teresa, Rio de Janeiro

Entrada: gratuita

CINE SANTA TERESA:

End.: Rua Paschoal Carlos Magno, 136 - Santa Teresa, Rio de Janeiro


CAFÉ DO ALTO:

End.: Rua Paschoal Carlos Magno, 143 - Santa Teresa, Rio de Janeiro


APRAZÍVEL:

End.: R. Aprazível, 62 - Santa Teresa, Rio de Janeiro



6 visualizações