• Juliana Santos da Silva

Descubra como o Conhecimento pode impactar nas suas Viagens

Sempre digo que conhecimento é tudo!


Descobrir algo novo ao longo de seu dia é muito engrandecedor, e as vezes, não temos interesse ou curiosidade, temos medo de descobrir e preferimos evitar...a verdade é que acabamos nos autossabotando de diversas formas, inclusive quando estamos prestes à viajar.


O trabalho de um guia local, que te traz informações preciosas sobre um lugar, que muitas vezes não vamos achar na internet, é super importante, tanto para continuar valorizando a cultura local - contratando os serviços desse guia, como para obter conhecimentos que somente os moradores locais possuem.



Mas é super válido instigar em você a curiosidade de já pesquisar sobre o seu próximo destino de viagem. Porque esse conhecimento antecipado, vai fazer com que você preserve mais o local que está indo, vai fazer com que entenda certos hábitos, costumes e atitudes dos moradores locais, e entenda o porque de terem uma cultura diferente da sua.


Confesso que em alguns destinos que já visitei, não pesquisei nada, literalmente NADA! Apenas comprei a passagem aérea e confirmei o meu voluntariado. Também quis fazer esse exercício e testar a sensação, mas de certa forma, me senti limitada ao que as pessoas locais me contavam.


O ato de planejar e pesquisar antes de viajar, faz com que você viaje antes mesmo de sair de casa. Faz com que adquira conhecimentos novos e aguce a sua curiosidade sobre as diversas perspectivas desse destino.


Como fazer isso?

Basicamente gosto de buscar informações em diversas fontes, então vou para blogs de viagens que são confiáveis e gosto do conteúdo, como por exemplo, o Mala de Aventuras, o Carpe Mundi e o 360 Meridianos.


No próprio instagram procuro o destino pela hashtag, e a partir daí as buscas se iniciam no google também. Sempre pesquiso nos livros e revistas que tenho em casa, e a partir dos resultados vou aprofundando as pesquisas.


Não costumo me basear apenas nas perguntas básicas, como "pontos turísticos de Maceió", ou "onde comer em Recife", até porque gosto de fugir um pouco da rota tradicional turística, então gosto de aprofundar para diversos temas que tenho interesse, e ai a imaginação e o céu são o limite né rs.


Alguns exemplos:

  • Pontos onde posso encontrar a cultura local preservada;

  • Mercados públicos locais - onde é possível encontrar frutas, pratos e artesanatos da cultura local;

  • Busco sobre a cultura ancestral da região e povos que viveram ali no passado;

  • Pesquiso a história do local, entre outros.

E um outro exercício que gosto de fazer é: anotar as minhas impressões sobre determinado local, o que aprendi de novo e todos os estímulos que tive ali.

E vou relacionando com todas as coisas que fui lendo e conhecimentos adquiridos na preparação antes da viagem.


Isso vai te mostrar diversas perspectivas de visão diferente sobre determinado local, cultura e sobre suas histórias.

Aproveite também para deixar a imaginação fluir e usar a sua intuição para visitar o destino de uma forma mais única, com locais que são mais a sua praia, do que apenas os pontos turísticos básicos e comuns, e depois me conta, porque eu tenho certeza que você não vai se arrepender. (:



0 visualização