• Juliana Santos da Silva

A importância da Música para as nossas Viagens!

Sempre fui uma pessoa bem intuitiva, e dentro desse processo as músicas desde pequena marcaram as histórias das minhas viagens. Toda viagem tem uma playlist, ou todo lugar tem uma música.

Isso se deu, por conta dos meus pais, mas também por conta de eu sempre estar envolvida na musicalidade da vida (como agora neste momento que estou escrevendo este post aqui do meu quarto e estou ouvindo música - chamada Cola Comigo do Castello Branco #ficaadica).



Junto com a sensibilidade de sentir a música, estando em um lugar super especial, e depois relembrando daquele momento e trazendo novamente a música como parte integrante daquele momento, ela acaba tendo uma grande importância, e ficando gravada em nossas memórias.


Você já reparou nisso? Que música estava tocando no uber, aquele dia que você estava indo pra praia ver o pôr do sol? Ou a música que tocava no carro alugado, quando você percorria a rota de Maragogi até a Praia do Patacho?


Tudo isso faz parte do momento, tudo isso torna a experiência ainda mais especial e faz toda a diferença na hora em que vamos lembrar daquela viagem daqui à dois ou três anos.


Já contei essa história por ai, mas quando eu era pequena e ia de São Paulo para Recife de carro, por três dias e duas noites, as nossas trilhas sonoras eram regadas à muito Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Ramalho e Geraldo Azevedo em momentos de euforia; à Whitney Houston em momento mais deprê; e ainda tinham momentos de Roberto Carlos e Zezé de Camargo e Luciano, a playlist era variada nos cds disponíveis na época.


Mas o interessante mesmo, é que até hoje quando eu escuto o cd Grande Encontro de Alceu, Elba, Zé e Geraldo, lembro das curvas de Minas, das montanhas infinitas da Bahia, dos canaviais intermináveis de Alagoas e do entardecer em Olinda. E toda vez que escuto Whitney Houston, lembro dos caminhos do litoral paulista, e as incontáveis vezes de bate e volta para a praia.


Por algum motivo, essas músicas ficam em nosso subconsciente e acabamos associando à momentos super importantes. Por isso, também é interessante perceber e reparar nas letras que essas músicas tem, porque de uma certa forma, elas também ficam ali reverberando em seu inconsciente.


Aproveite hoje para fazer este exercício, relembrar e escutar as músicas que marcaram suas viagens mais incríveis, e perceber o que falam essas letras. E isso vale também para tudo o que ouvimos todos os dias.

Você tem reparado no que tem escutado? Conta aqui nos comentários e boa viagem de casa. (:



16 visualizações