• Juliana Santos da Silva

6 Maneiras de ter contato com a Cultura Local em Viagens!

Para uma experiência ser realmente transformadora é necessário aprofundar no destino e estar aberto às milhares e possíveis sensações disponíveis de serem vivenciadas em uma viagem.


E sempre digo que uma das melhores formas é entrando em contato com a cultura local, porque é ela que vai dar os toques diferenciais daquele lugar. É a cultura, os costumes e hábitos que vão ficar na sua memória pós viagem.


E como entrar mais em contato com a cultura local?

Veja abaixo algumas das coisas que gosto de fazer para aprofundar e me permitir vivenciar a cultura:




1 - Conhecendo, conversando e interagindo com os moradores locais:

Ter a oportunidade de conhecer, conversar e trocar com moradores locais, que pode te contar histórias de sua família, tradições, hábitos e costumes do seu dia a dia, é muito engrandecedor.


2 - Visitando os mercados municipais das cidades:

Visitar os mercados te dá a oportunidade de conhecer a fundo diversas frutas locais, especiarias, dependendo do mercado ainda existem restaurantes bem locais com pratos típicos perfeitos para serem saboreados com toda a nossa curiosidade, e por fim, ainda existem alguns que possuem artesanatos locais, como roupas feitas à mão, bolsas, lenços, entre muitas outras coisas.


3 - Saboreando a culinária local tradicional da cidade:

Perceber os detalhes da culinária local e saborear os pratos típicos pode te trazer novas percepções sobre diversos aspectos da história do país, ou de seus hábitos..como por exemplo, quando fui para Santiago, e percebi que lá eles não tem tanto costume de comer arroz, como temos no Brasil, e isso me fez desconstruir a crença de que o prato ideal colorido (com arroz e feijão), seja o correto, mas sim diante dos hábitos brasileiros.


4 - Experienciando através de locais sagrados para os moradores:

Conhecer lugares sagrados, vai te trazer a percepção da importância daquele lugar para aquela cultura, fazendo você aprofundar na história tendo conhecimentos que podem ser transformadores.

Visite igrejas, templos, espaços sagrados para determinados grupos, e se aprofunde nisso.


5 - Buscando conhecer e aprofundar sobre a história do local:

Um dos pontos mais importantes para te trazer a curiosidade aguçada da criança interior que pede por conhecimento é aprofundar na história do local, buscando em diversas fontes e de diversas formas.


6 - Explorando a cidade a pé e por lugares inusitados:

Explorar a cidade à pé sem destino certo, além de te trazer novas perspectivas, vai fazer você conhecer novos locais, por onde talvez ainda não tivesse passado, e que pode te render belas novas histórias e conhecimentos.


E você, o que tem feito para ter mais contato com a cultura local em suas viagens?

Comenta aqui (:

15 visualizações