• Juliana Santos

Belezas Naturais da Gruta de Maquiné


A cidade de Cordisburgo - Minas Gerais, é conhecida por abrigar a Gruta de Maquiné (valor da entrada R$20,00), e também por ser a cidade onde nasceu o escritor Guimarães Rosa. Cordis do latim significa coração, e burgo do alemão significa cidade, e ficou conhecida como a Cidade do Coração.

Não se esqueça de reservar um veículo antes de viajar, para ficar à vontade pela cidade, e até conseguir visitar outros lugares. Veja AQUI diversas opções de veículos para sua viagem!


QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

A exploração na caverna provavelmente teve inicio com os fazendeiros e moradores da região, que entravam nas grutas para a extração do salitre. A partir de 1834, o naturalista dinamarquês Peter W. Lund realizou estudos paleontológicos nessa gruta, encontrando vários fósseis de mamíferos.

Primeira gruta brasileira a ser preparada para essa atividade, foi aberta ao publico em 1908 e possui aproximadamente 650 metros de galerias e salões. Sempre foi muito procurada por turistas, mas somente em 1967 recebeu investimentos do governo para a implantação de uma infraestrutura adequada que proporcionasse conforto e condições aos visitantes.

A Gruta foi formada pela atuação das águas sobre a rocha calcária. O calcário é uma rocha sedimentar que através da ação milenar das águas, forma vazios subterrâneos conhecidos como grutas, lapas ou cavernas.

Nesses vazios, ocorre à formação de depósitos minerais, especialmente a calcita, que é um carbonato de cálcio. A calcita é geralmente branca ou transparente, tomando tonalidades e cores distintas pelas impurezas e presença de outros minerais. Esses depósitos minerais recebem a denominação de espeleotemas, que são basicamente os ornamentos minerais encontrados no meio subterrâneo.

É possível encontrar estalactite (que vem de cima) e estalagmite (que vem de baixo), e elas demoram cerca de dez a quinze anos para crescerem apenas um centímetro. Cada salão é mais incrível e impressionante que o outro, e a cada vez que você olha é possível ver imagens e objetivos diferentes nas formas das estalagmites e estalactites.

VEJA TAMBÉM:

BH: 10 Lugares para Conhecer na Capital Mineira

06 Cidades Históricas de MG para se Apaixonar

Lourdes: o bairro mais eclético de BH

BH: Veja onde se hospedar em Lourdes


A ausência de luz e a escassez de alimento fazem com que somente um número muito reduzido de animais consiga sobreviver no interior das grutas. É possível identificar pequenos animais, especialmente grilos, aranhas e os morcegos.

Conhecer a gruta e a cidade de Cordisburgo é uma ótima opção de passeio próxima a capital mineira, cerca de 123km de distância. É um passeio recomendado para todas as idades, de crianças a idosos, para quem deseja ter uma experiência única. Toda a gruta é bem alta, e em nenhum momento é necessário andar agachado, e não possui muitos degraus.


A riqueza de uma gruta está na preservação e conservação de sua beleza natural, então vamos deixar igual como encontramos para que os próximos visitantes também se impressionem com as belezas da gruta.

Na frente da entrada da gruta está o Chero's Bar Restaurante, uma ótima opção para almoçar antes ou depois da visita a Gruta de Maquiné. Com cozinha típica mineira e fogão à lenha, não deixe de experimentar o melhor torresmo da região, e além disso ainda tem pão de queijo quentinho de entrada e doce de leite com queijo branco de sobremesa. O valor é de R$ 28,00 por pessoa a vontade com sobremesa e as bebidas são pagas a parte.

QUER SABER ONDE ESTÁ A ALMA VIAJANTE?

SIGA-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS

INSTAGRAM | FACEBOOK

E você já teve a experiência de conhecer uma gruta ou caverna em algum lugar do mundo? Me conta vai, to muito curiosa para saber! E deixe sua opinião sobre o post e o blog! (:

Obs.: Valores baseados em Maio/2016, podendo sofrer alterações.

#destino #grutademaquiné #minasgerais #experiências

0 visualização